Roll-Array – Painéis fotovoltaicos num formato super inovador
A energia solar está a cativar cada vez mais utilizadores, quer pelo seu preço acessível, quer pelas condições de instalação que são cada vez mais baratas. O futuro passa, sem dúvida, pela energia solar e os painéis fotovoltaicos começam a entrar no mercado com vários formatos, e de acordo com as necessidades dos consumidores.
A instalação dos painéis solares está mais simples que nunca graças às inovações introduzidas no mercado. Hoje vamos falar numa nova inovação: o Roll-Array.
Uma empresa ligada às energias renováveis desenhou um gerador fotovoltaico de alta potência, que se desenrola como se fosse um tapete. Este produto torna-se, assim, mais simples de transportar e cria alternativas para ser instalado em locais onde os tradicionais painéis fotovoltaicos não podem ser colocados.
Roll-Array... um novo conceito de painéis fotovoltaicos?
O painel Roll-Array foi criado com a intenção de ser um transporte fácil. O exemplo dado mostra que facilmente pode ser transportado num veículo 4 × 4, o que, só por si, é um salto qualitativo face ao transporte dos actuais materiais de recuperação da energia solar.
No vídeo vemos que, estes, podem ser seguros na parte traseira de um veículo e desenrolados em forma de bobina, ficando todo o painel disponível e aberto em minutos.
Segundo as especificações descritas no site do produto, estes painéis poderão gerar até 100 kWp - 10 vezes mais energia do que outros painéis solares transportáveis existentes, actualmente, no mercado. Um dos trunfos associados a este novo produto é o custo de transporte e instalação (um custo considerável no dias de hoje), que pode ser reduzido, significativamente, com esta inovação.
Características:
- 9kW a 18kW pico, numa matriz fotovoltaica possível de enrolar
- Sistema inversor fora da grelha (off-grid) - arquitectura de acoplamento de corrente alternada com múltiplos inversores em paralelo
- Sistema de armazenamento de energia em células de Lítio com capacidade até 53 kWh
- Controlador fora da grelha (off-grid) - monitorização remota e sistema de controlo Smart Energy
- Ligações de saída: 3x 32A e 1x 63A
De acordo com a empresa Renovagen, um campo solar normal, com painéis rígidos, leva cerca de 22 horas de mão-de-obra para a instalação. Este, em pouco mais de 2 minutos, fica estendido e pronto a gerar energia. Depois de aberto o tapete, pode ser fixado ao chão (ou no topo de um edifício que seja plano e suficientemente grande) e estará apto para gerar energia por vários anos. Suporta as intempéries do inverno e foi concebido para aguentar ventos até cerca de 130 km/h.
Um rolo de Roll-Array, duas pessoas, um espaço adequado, baterias e inversores ligados à base dos painéis e é tudo.
Onde poderá ser usado?
Este desenvolvimento engenhoso é, naturalmente, ideal para grandes áreas de terreno plano, tais como campos espaçosos ou bases militares. Também tem o potencial de fornecer energia instantânea em áreas atingidas por catástrofes naturais. O projecto está a solicitar investimento num site de crowfundig, para tornar este produto acessível ao público em geral.
Este artigo tem mais de um ano
Já para não falar de outras questões técnicas, pergunto apenas que tradução é esta: “Sistema inversor fora da grelha”???
Mesmo para um tótó, como eu, fora da grelha, neste contexto, quer dizer fora estrutura do conjunto de células.
Desculpa, mas não é isso. Foi uma tradução algures em algum site de “off-grid” para “fora da grelha”.
num pais solarengo como o nosso os edificios com grandes necessidades energeticas podiam por coisas destas no seu telhado. ate devia de ser lei.
assim podiam alimentar os espaços comuns, elevadores, portas electricas e iluminaçao de forma mais limpa e barata…
Xiuuuu as empresas que nos vendem electricidade não querem que se saiba nem que seja lei!!
Tão verdade… tentámos meter painéis solares no condomínio, a EDP não faz contratos com condomínios / instalações com mais do que 6 painéis solares… (estou a falar de cor mas não deve fugir muito ao que disse)…
Partilho da sua ópinião.
Agora ;vamos lá mudar a mentalidade de um povo .
Isso é mais difícil mudança de mentalidades está controlado pelos ladrões do povo
MUITO BOM, MAS ATENÇÃO QUE ESTANDO DEITADO E SEM INCLINAÇÃO PARA O SOL PICO NÃO SE TIRA O MAIOR PROVEITO….
EXISTE UMA PANOPLIA DE SOLUÇÕES DESDE JANELAS A ESSE ROLO, O PROBLEMA É ARMAZENAR A ENERGIA AS BATERIAS CONTINUAM GIGANTES E A OCUPAR UM ESPAÇO CONSIDERAVEL…
E aquelas da Tesla?
O que está a dar neste portugalinho é ser ladrão de quem trabalha políticos curruptos sacanas entram para a escola de ladrões pobres pouco tempo depois ja são ricos povinho cego