Quer criar a sua própria cloud? 3 plataformas gratuitas
A cloud é hoje um conceito amplamente usado que veio inovar a forma como os recursos das TI são “consumidos”. No mundo existem várias empresas a disponibilizar serviços nesta área, destacando-se a Amazon e a portuguesa LunaCloud.
Mas para quem quiser implementar a sua própria cloud hoje deixamos a sugestão para 3 plataformas gratuitas.
ownCloud
Uma das plataformas web mais fantásticas que apareceu nos últimos anos dá pelo nome de ownCloud. Esta plataforma oferece um conjunto vasto de serviços e tem ainda suporte para vários add-ons e também clientes para as plataformas móveis. Saber mais aqui.
Pydio
Imaginem que pretendem ter um local único com várias informações internas da empresa, onde os funcionários poderão obter facilmente formulários, manuais e outros documentos. Como sugestão poderíamos indicar o Dropbox ou outro serviço do tipo mas para quem quiser implementar o seu próprio servidor de ficheiros aconselhamos a experimentarem o Pydio.
O Pydio é uma solução OpenSource, semelhante ao SaaS Boxes, Drives e FreeNas, que permite criar um autêntico servidor de ficheiros. Esta solução oferece várias funcionalidades interessantes das quais se destacam: Interface simples, funcional e muito fluída, Acesso aos documentos a partir de qualquer lugar, suporte para dispositivos móveis (iOS e Android), suporte para o protocolo WebDAV, etc.
Seafile
O Seafile é uma plataforma open source, baseada em python que oferece os vários mecanismos para garantir a máxima protecção da informação (por exemplo, é possível definir uma password para acesso aos ficheiros associados a uma biblioteca).
As clouds estão na moda e são cada vez mais as empresas/utilizadores que criam a sua própria cloud. Estes são três dos mais populares projectos open source e cada um deles tem funcionalidades muito interessantes. O Pplware tem disponíveis tutoriais de instalação para as plataformas apresentadas.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que existe aqui uma confusão entre um sistema de partilha de ficheiros com o conceito de uma nuvem. Por outras palavras, um sistema de partilha de ficheiros, não faz dele um sistema de nuvem. Este assunto daria um bom tema para um artigo, e assim tornariam um pouco mais claro o que é realmente uma nuvem.
Boas João,
Percebo o teu ponto de vista. No entanto, as plataformas apresentadas não são apenas sistemas para partilha de ficheiros. Estamos a falar em SaaS.
Boas Pedro,
Só depois de um sistema ter determinadas características, pode ser considerado uma nuvem. A seguir, podes classificar o modelo dessa nuvem. Tal como referenciaste um deles, SaaS (Software as a Service). Não é ao contrário! 🙂
P.S. Não é o meu ponto de vista 🙂 é o que dizem as referência nesta matéria. http://csrc.nist.gov/publications/nistpubs/800-145/SP800-145.pdf
Sim, estou por dentro do assunto 🙂
https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/afinal-o-que-e-o-cloud-computing/
Não parece mesmo. 🙂
Joao!
Então você precisa imediatamente solicitar o Owncloud a fazer a troca do nome deles, pois se ainda possui dúvidas quanto a determinados temas, precisa entender mais sobre outros.
Contribua.
+1
LOOooOOOOOOoOOooOOoOOooOOoOL
Pelo que vi no source code do seafile o servidor é feito em C. Ou escapou-me alguma coisa?
Gostava eu de encontrar algo maduro feito em Python
Parece ser python, pelos menos pelas dependências…
Eu tb estou a testar o seafile… pq prefiro python a php 🙂
Se bem que o ownclowd já está mais maduro.
“The core of Seafile server is written in C programming language”.. e de acordo com o https://github.com/haiwen/seafile é 85% C. Se entretanto descobrires se da para fazer plugins em Python avisa sff que ando a sofrer com o Php do owncloud 😛
Boas opções 🙂
Ainda só usei owncloud, mas vou testar as outras duas sugestões.
era interessante se desse para utilizadar com o abelhas.pt
Melhor ainda: usar um NAS para criar uma cloud privada. 🙂