Portátil com software livre, energia solar e biodegradável?
iUnika Gyy é o primeiro «netbook» livre, solar e biodegradável Uma dupla de espanhóis apresentou o primeiro computador de software livre, alimentado a energia solar e totalmente biodegradável que custará 130 euros. O computador que é feito na China com baixos custos de produção e cujo software é desenvolvido em Madrid, estará à venda em finais do próximo mês de Junho em 15 mil pontos de venda por todo o mundo.
O iUnika Gyy tem um ecrã de oito polegadas (resolução de 800x480), pesa 700 gramas, tem rato táctil, processador Ingenic de arquitectura Mips de 400MHz, 128 MB de memória RAM (extensível a 512 MB), um disco rígido de 1 GB, que pode ir até aos 64GB com cartão SD, tem três portas USB, conectividade ADSL, Wi-Fi, CDMA e GPRS, 10/100 LAN Ethernet, tem o Linux como sistema operativo e está disponível em 12 idiomas.
O computador espanhol tem quatro modelos, um simples, um solar, um outro equipado com Sistema Global para Comunicações Móveis (GMS) e o modelo GMS solar. Todos os modelos são biodegradáveis graças à “carcaça” feita de produtos totalmente naturais, como a farinha de milho e a celulose, que deram origem a uma espécie de bioplástico, que aguenta até aos 85 graus centígrados.
O empresário madrileno, Ángel Blázquez e o presidente da Fundação para o Conhecimento Livre, Pablo Machón, foram os responsáveis pela criação do portátil iUnika Gyy , afirmam que os seus produtos são “especiais” e que serão sempre “biodegradáveis”. Adiantam ainda que “nenhum funcionará com programas privados e pagos”.
Dois dos portáteis (modelos solar e GSM solar) carregam-se com uma placa aplicada no dorso do computador. “Demoram entre cinco e sete horas a carregar. Fizemos muitos testes, mas nunca obtivemos o mesmo resultado. Depende do sol, do ângulo, etc., a boa notícia é que se recarrega. Ao contrário de um computador normal, alimenta-se enquanto o utilizador está a trabalhar, sem cabos”, afirmaram os criadores do iUnika Gyy.
Se o futuro comprador do portátil biodegradável quiser adquirir o cartão GSM, que permite a ligação à Internet, tem de adquirir o cartão de memória à parte, o que faz aumentar o custo do computador de 130 para 180 euros.Ciência Hoje
Este artigo tem mais de um ano
Hmmmm, para quem precisa de rendimento n é certamente a solução, mas parece-me o dedo indicador para o futuro, alem disso, parece k a arquitectura mips continua a dar cartas 😛
Parabéns, o Homem pensa e o mundo avança.
fantástico !
http://www.delaorden9.com
Uau, muito bem. Eu quero um 😛
Mas gostava que o painel solar fosse destacável porque com um portátil ao sol torna-se difícil de ler o ecrã. Mas era um bichinho deste género que eu andava à procura!
Uma pergunta: tem 1GB de disco. Com o Linux lá dentro, isso fica em quanto? o.o
Muito bom! Fantastico! 🙂
É constituído por uma tecnologia pioneira, mas é sempre um avanço para o desenvolvimento.
http://www.nyzux.net
Ora a carcaça aguenta apenas até aos 85ºC!
Eu a carregar o portátil… ao Sol!
Também deve trazer um Modo Grill!
Pelo preço… um Netbook com esse peso, talvez compensa e muito.
Vou esperar para ver umas reviews, mas em principio acabei de tomar uma pré-decisão em adquirir este “bicho”.
Netbooks descartáveis é que é!
Atenção a estas espanholices. Eu também tenho um portátil de uma marca espanhola (Supratech), feito igualmente na China e posso dizer-vos que foi uma péssima compra. Aliás, a marca até já desapareceu do mercado nacional. Tive um problema com o PC e NUNCA obtive, sequer, uma resposta aos inúmeros emails que enviei para a sede. Quanto ao representante nacional, pura e simplesmente, “desapareceu”. Resultado: centenas de euros num arranjo pago por mim durante o prazo da garantia…
Computadores “espanhóis”??? Nunca mais compro nada sem ser de marca internacional e adquirido numa loja “grande”.
ahahaha isto nunca se sabe o que vem la! é como os ovos kinder xD
mas bem, a ideia é otima.
Aguenta até 85ºC. e a carregar ao sol, sempre ali a malhar lhe de cima, esperemos que nao “se vá a baixo das baterias” 😛 nao é dc? xD ahahah
vamos esperar e ver no que dara tal novidade ^^
se bem entendí, somente a ideia e o dinheiro é espanhol, pois toda a tecnologia ou o hardware não é feito na Espanha, alem disso é montado na China…alias como grande parte dos processadores e demais peças…a ideia me parece muito boa.
O problema não é onde é feito mas sim quem está por detrás da rede comercial. Empresas espanholas, para mim, são de muito pouca confiança.
Isso também acontece com marcas conhecidas.
Tenho um PDA ACER que com menos de um ano teve um problema e enviei-o quatro vezes e veio sempre com o mesmo problema apesar de ser referido sempre a troca de componentes. E ainda assim da ultima vez que foi enviado me exigem um pagamento para o devolverem sem reparação. Isto para um equipamento com menos de ano e meio e que está na ACER há mais de um ano.
Resta recorrer ao centro europeu do consumidot.
http://cec.consumidor.pt/
Bem…se perceber um bocadito de informatica nunca terias adquirido um pc da ACER. é a pior marca do mercado!!! Por isso é que eles são baratos…plástico do mais fraco que existe, montes de bugs no sistema, hardware do mais antiquado e pouco fiavel!! Acer nunca.
boas..
nao sei se esta dentro do assunto sou fa da marca a bastante tempo masi precisamente desde 2002, graças a ACER hoje temos boas maquinas a 1000 e picos euros ai no mercado.E o masi estranho que vai contra isso é que acer compro de olhos fechados ja marcas como Asus não compro…pura e simplesmente, ou melhor tenho um desastre sa Asus com um ano e picos ja é o terceiro é da minha maria ela não se chateia muito corre mal e la vai correndo enfim, se fosse comigo aquela maquina não estava comigo 1 dia sequer e estou a ser franco, a segunda coisa que tenho asus e que comprei com alguma confiança foi um eepc, mas porque o hardware é igual para todas as marcas, mas mesmo assim estive um mes debaixo de olho intensivamente pois asus para mim nao é de fiar e a asistencia tecnica uma vergonha e sei bem do que falo, nem queira por favor comparar a assistencia tecnica ACER com a da asus por favor é da noite para o dia, basicamente a assistencia deles é feita por telefone e não teem locais fisicos…esta tudo dito e mais não conto…
Cumprimentos…
“que é feito na China com baixos custos de produção” — porquê nunca são feitos na Europa com baixos custos de produção?
Na china tens mão de obra baratissima. em relação a exportações normalmente os produtos chineses ou indianos nunca conseguem alcançar as normas de qualidade da união europeia.
É o devastador outsourcing (terceirização de mão de obra) que beneficia, teoricamente, trabalhadores com soldos irrisórios em paises em desenvolvimento, em detrimento da mão de obra local. Economizar e reduzir custos…custe o que custar. Isso é uma tendência mundial ha muito tempo já. Aqui somos vítimas, ops…”beneficiarios” do outsourcing….estamos nos transformando numa das maiores potências mundias em……
call center e telemarketing….loooooool
http://www.delaorden9.com
boas..
o pior é que defacto os responsaveis pela crise mundial que vivemos fomos mesmo nos ocidentais, porque fizemos canalizar o nosso dinhairo para petroleo e tecnologia para fora da nossa zona comercial, o que aconteceu?aconteceu que fomos ficando sem dinheiro pois fomos trocando o dinheiro pelos produtos importados, e os paises emergentes foram ficando cada vez mais ricos e noa mais pobres actualmente, eles são potencias mundias e noas estamos e vamos ficar muito pior…ha pois é quereos telemoveis portateis etc a baixo custo para não falar no pior petroleo e agora vimos nos queixar que não temos dinheiro …pois foi demos o dinheiro a outros e agora não o temos quem o tem são eles, estima-se que dentro de 20 anos a india/china sejam o numero um mundial, o brasil por exemplo estara em quinto lugar e nos europa estados unidos etc muito abaixo na tabela meus amigos, não se esqueçam que nós não conseguimos exportar para esses paises pois os nossos produtos são extremamente caros, mas o contrario ja acontece todos os dias a toda a hora em qualquer lugar da europa/america.
Comprem na Europa acima de tudo produtos europeus pois o dinheiro fica na europa, obviamente que se forem produtos portugueses comprem em detrimento ao resto da europa e assim estamos a preservar o nosso guito.
Cumprimentos
esse não é resistente a liquidos não gosto
magalhaes 4ever
LOL
só debitardes merda
Adiantam ainda que “nenhum funcionará com programas privados e pagos”.
Hem?
Acho que melhor, só se tirasse finos!!!
estou mesmo a ver…a ser obrigado a estar ao sol só para carregar a m… do pc. Além disso, imagino-me ao sol, a tentar olhos para o monitor e a tentar ler o que lá está e, além disso, carregar o pc através de um painel solar que está colocado nas costas de um ecrâ que por sua vez está virado mais para a secretária do que para o sol. Resumindo, em utilização, carregar um pc destes a apanhar sol nos corninhos e com um painel solar virado para o chão e não para o sol não deve dar grande resultado. ké esto!!!una idiotice!!!! mira coño no és possible!!
Cumps.
Paulo Carvalho
““carcaça” feita de produtos totalmente naturais, como a farinha de milho e a celulose,”… Vou experimentar fazer um com base para pizzas, assim ainda podia come-lo depois de ir ver o email…
Tipo, a energia solar nao necessita de ter os paineis virados para o sol, basta apanharem a claridade do sol para carregar. obviamente que a velocidade do carregamento altera de acordo com a incidencia do sol. mas se pensarem um pouco, ja é vantajoso o portatil carregar assim, tipo, pouca bateria, fazem uma pausa, desligam o pc e tomam um copo e dali a pouco já tem carga pra mais um pouco. Não é a soluçao pra trabalhar o dia seguido mas para resolver alguns problemas quando a necessidade aperta.
A respeito dos componentes sao uma verdadeira trampa, ainda por cima feitos na china… se pelo menos fosse no japão ou koreia… E depois tinha de ter a mao dos nosso queridos hermanos que nem pra encher chouriças tem jeito… Basta olhar para o equipamento deles, amontagem não vale nada. Por exemplo, as marcas de carros que tem montagem espanhola apesar da qualidade dos componentes a montagem é muito reles, muitos mais ruidos parasitas e encaixes mal colocados…
Ora bolas! Afinal não é comestível…
Já não quero.
😉
Boas!
O pc de facto parece um (muito pequeno) passo na direcção certa, no entanto fica a ideia: bastava colocar umas “dobradiças” entre o painel solar e o monitor para poder direcionar o painel solar, e voillá, mas pronto, desenhado por espanhóis, tb n me surpreende. Quanto aos materiais da carcaça, parece-me uma boa ideia… assim quando a carcaça ficar danificada,podemos pregar o pc em ripes de madeira! loool
os espanhóis não conhecem a palavra desenrasque de certeza… xD
adorei a ideia… é de facto boa… mas o desenvolvimento dela não me pareceu assim tão bom… se for feito de milho, ao estar a carregar, ainda vamos poder comer umas pipocas… 😀
Olá
gostava de ser informado onde posso encontar ponto ou pontos de venda em portugal proximo da zona de leiria.
obg