Quantcast
PplWare Mobile

Novo Bluetooth 4.2 já permite o acesso à Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Márcio says:

    “Este novo protocolo estará presente em vários equipamento já em 2015” mas isto é mesmo só o protocolo ou há diferenças em termos de hardware, ou seja um despositivo hoje em dia que tenha o 4.0 poderá com actualização de software usufruir destas vantagens!??

  2. NRL says:

    Chamar a bluetooth uma tecnologia legacy, e dizer que 100m é curta distância em comunicações wireless é generalizar demasiado.
    Bluetooth é uma tecnologia própria para curtas distâncias, é como um carro citadino comparado com um camião 🙂 … cada um na sua função!
    O mais interessante da v4.2, e que passa completamente ao lado do artigo, é o suporte para ligações de internet (IPv6) na vertente low-energy (que pouco ou nada tem a ver com BT classic). Esta verteten low energy é a mais interessante para a denominada Internet-of-Things (IoT), em que o volume de transferência de dados é mais reduzido.
    O que seria interessante era ver como esta spec se compara com, por exemplo, ZigBee…

    • DMAI says:

      O mais interessante da v4.2, e que passa completamente ao lado do artigo, é o suporte para ligações de internet (IPv6)
      Se calhar aconselha-se uma leitura mais atenta, pois o artigo refere o seguinte:
      “Além disso, a grande novidade é que esta nova versão também permitirá o acesso à Internet, sem a necessidade de ter uma ligação Wifi usando para isso o protocolo IPv6/Wlan”

      • Pedro Pinto says:

        Como o DMAI disse, está lá no artigo 🙂

      • NRL says:

        Pois, creio que não me expliquei muito bem…
        Apesar ser correcto dizer que se pode ligar à internet no geral), o artigo dá a entender que com BT 4.2 os utilizadores podem aceder à internet normalmente sem ter de usar Wi-Fi.
        Ora, o objectivo desta spec com suporte de ligação protocolo IPv6/6LoWPAN (e não apenas WLAN) serve para dispositivos de baixo débito (ex. sensores, atuadores) conseguirem connectar-se à internet e postarem ou obterem valores de forma remota algo que o artigo não dá minimamente a entender.
        Além do mais, consultando a spec (ou até apenas lendo alguns artigos resumidos sobre a mesma), a ligação à internet exige na mesma um dispositivo (gateway) que se ligue por Wi-Fi ou Ethernet à internet 😉

        O que claramente fica fica de fora (e que a meu ver ajuda à interpretação desta nova spec) é que as grandes alterações são ao nível das comunicações de baixo débito (o chamado Low Energy, ou Smart) que é uma tecnologia bastante interessante para os wearables ou sistemas de automação!

  3. LOL says:

    bluetooth legacy?????? leiam coisas relacionadas com beacons por exemplo…..

    • Pedro Pinto says:

      LOL aquilo que está escrito é que o bluetooth é considerado por muitos como uma tecnologia legacy/ou fora de moda. Isto porque pensam que este protocolo apenas serve para ligar os fones/kits de mãos livres.
      Como temos vindos a acompanhar, o bluetooth está a evoluir e com o mundo da Internet das coisas quem sabe se não será de facto um protocolo extremamente importante… (parece-me que sim)

  4. knom says:

    quem conhece symbian ou sony ericsson java platform.. ja usa isto a isto desde a versão 2..

  5. Xplouder says:

    que versoes de bluetooth são compativeis com esta tecnologia?

  6. Diogo Miranda says:

    Posso estar a fazer uma pergunta parva mas aqui vai, como é que se liga um dispositivo com este bluetooth 4.2 à internet se os routers não possuem conectividade bluetooth?

    • NRL says:

      Pois, a ligação é feita através de uma gateway (BTWi-Fi). A vantagem deste 4.2 é que os dispositivos podem usar o serviço de ligação por IP a partir de um router que exista por perto, sem a necessidade do emaprelhamento directo! (apesar de suspeitar que deve existir um processo qualquer de autorização ou filtragem).

    • João Felix says:

      diz que vai ser possível. Obiamente não pode sustar isto em routers wireless and anos ser que tenham essa interface 😛

      • NRL says:

        claro, é preciso que o router tenha o interface…
        Mas até agora era necessário teres uma aplicação dedicada no telemovel para o teu dispositivo se ligar à net (ex. postar a tua corrida, ou a frequencia cardiaca). A partir de agora, pasa a ser default a capacidade de um dispositivo BT 4.2, funcionar como gateway para a internet (desde que tenha também um interface wi-fi ou ethernet, ou seja o próprio modem… – daí o tal router c bluetooth).
        Vai deixar de ser necessária a tal app para gerir a ligação!

  7. alex says:

    Isso já existia! Ou sou eu que estou muito avançado? Pelo menos com a app wifi thether ou coisa parecida dava para partilhar Internet por bluetooth!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.