Nissan também já tem o seu carro autónomo
A indústria automóvel está a mudar de dia para dia. São novos conceitos, centrados no que a tecnologia nos pode oferecer e do que será o futuro.
Actualmente tudo se vira para as possibilidades de ter veículos autónomos a circular como uma alternativa viável. Depois da Google e de outras marcas, surge agora a proposta da Nissan para este mercado.
Foi hoje anunciado no Salão Automóvel de Tóquio aquela que será a proposta da Nissan para o mercado dos veículos eléctricos e autónomos. O IDS é ainda um conceito, mas mostra o que a marca nipónica se prepara para oferecer dentro de poucos anos.
Sem data definida para chegar ao mercado, o IDS está planeado para que surja dentro de 5 anos, em 2020.
Este conceito mostra várias linhas de evolução que a Nissan irá seguir, com foco em algumas áreas que vão melhorar a interacção com o utilizador e com todos os restantes condutores.
A interface do ISD
O IDS tem uma personalidade dupla, podendo ser conduzido como um carro normal, dando ao condutor todo o controlo sobre o carro. Mas caso o condutor pretenda, pode ser rapidamente convertido num veículo autónomo, passando o IDS a controlar.
É nesse momento que o volante do IDS é removido, passando a apresentar um tablet com o qual o condutor pode interagir, definindo o local de destino.
É também nesse momento que o próprio espaço do condutor é alterado, passando a dar mais espaço para as pernas e removendo os pedais de controlo.
Como podemos interagir com o IDS
O conceito que a Nissan revelou mostra que será possível interagir com o IDS remotamente, indicando-lhe pontos de recolha de passageiros ou que, simplesmente, saia da garagem à hora determinada e que espere pelo condutor à porta.
Para além disso tem ainda a capacidade de mostrar mensagens aos utilizadores, com informação útil e que os ajudará.
A relação do IDS com a estrada
Sendo um veículo autónomo, o IDS tem a capacidade natural de ler o meio que o envolve e adaptar-se a ele. Ao detectar transeuntes o IDS pode alertá-los se é ou não seguro passar e assim protegê-los contra perigos.
O IDS tem ainda um modo destinado a reduzir os engarrafamentos, conseguindo manter-se na sua faixa, a uma distância segura do veículo da frente, garantindo também a segurança.
A autonomia do IDS não foi revelada, mas a Nissan anunciou que irá ter valores superiores aos seus actuais modelos. O Nissan Leaf faz actualmente perto de 140 km com uma carga.
Esta é para já uma mostra do que a Nissan está a preparar para o futuro, sendo de certeza aproveitado para novos carros e novos conceitos que em breve vão surgir.
Este artigo tem mais de um ano
Quem é que não tem um carro autónomo?
Então em concepts…
Quando andava na universidade na decada de 90 já se falava sobre as construtoras andarem com projectos de carros autonomos. Na altura dizia-se que seria preciso esperar pela capacidade computacional. Essa era chegou. Todos vemos o carro da google pq é o que tem feito mais showoff, mas na realidade já muitas empresas do ramo automovel trabalham há bastantes anos.
Seria muito mais facil implementar um sistema destes se TODOs os veiculos o usassem e estivessem sincronizados, ou pelo menos conseguissem detectar o CPU dos que o rodeiam e actuar sobre as suas instruções (ex carro 1 trava a fundo e carro 2 intercepta essa informacao e faz o mesmo para nao colidir). Sendo só 1 acho um bocado dificil pq o que nao falta é gente aselha na estrada.
Enquanto uns ainda sonha com o carro autónomo , há uma empresa norte americana que tornou isso uma realidade com uma simples actualização do software dos seus automóveis .
Telsa é a empresa fabrica exclusivamente automóveis eléctricos , já fez esse feito , em todos os seus novos modelos disponíveis no mercado .
Eis um exemplo .
Tesla Model S P85D
Características
Autonomia 491 km/ modelo 85D vai ate aos 528 km .
3 segundos dos 0 aos 100 km/h
Velocidade máxima 250 km/h
Podem conferir no próximo video a condução autónoma dos carros da Tesla
“Tesla Model S Autopilot 7.0 demo and explanation”
https://www.youtube.com/watch?v=dfUAx2HCxl4
Outro video para referencia a é o estacionamento automático .
“Tesla Model S Autopark with software 7.0”
https://www.youtube.com/watch?v=8Cz9TBAwKto
Não é ainda totalmente autónomo , mas esta um passo de o ser , através de uma actualização de software .
Quando fôr oportuno alterem a referência à autonomia do Nissan Leaf. Acabou de sair a nova versão, com baterias diferentes, com uma autonomia anunciada de 250km.
Mesmo sabendo que os 250km são valores de testes em condições ideais em estrada é uma grande diferença em relação aos 140km do artigo.