MWC13: Ford lança o primeiro veículo com integração Spotify
O novo SUV compacto EcoSport será dos primeiros veículos Ford na Europa a disponibilizar a SYNC AppLink, segundo anuncia a marca na conferência de tecnologia Mobile World Congress 2013.
A Ford anunciou ainda que o Spotify – o serviço de música em streaming mais popular do mundo que dá acesso a uma vasta lista de mais de 20 milhões de músicas – é a primeira plataforma de música a providenciar uma adaptação de aplicação a carros, materializando-se assim na Ford SYNC AppLink.
“A SYNC AppLink abre portas a um novo mundo de conteúdos aos clientes Ford, possibilitando-lhes o acesso enquanto conduzem, através do controlo de voz, permitindo manter as mãos no volante e os olhos na estrada”, disse Paul Mascarenas, Diretor Técnico e Vice-presidente do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Ford. “Sendo um dos serviços de música mais populares no Mundo, o Spotify é o parceiro ideal para desfrutar ao máximo do que o sistema Ford SYNC AppLink tem para oferecer.”
Esta aplicação irá permitir aos condutores controlar os smartphone a partir do banco do condutor através do Ford SYNC, o sistema de activação de voz conectado ao automóvel, que estará introduzido em 3,5 milhões de carros Ford na Europa, até 2015.
O Spotify é a maior e mais bem-sucedida plataforma de música do género, disponível em 20 países europeus e com mais de 20 milhões de utilizadores ativos e cinco milhões de subscritores pagos em todo o mundo.
Esta AppLink permitirá aos condutores aceder às músicas e playlists da Spotify, utilizando o comando de voz que inclui as ações: “shuffle”, “repeat”, “star/unstar track”, “choose playlist”, “play music”, “recently played”, e “now playing”.
A integração do Spotify nos automóveis equipados com a Ford SYNC AppLink tanto na Europa como na América do Norte marca a primeira colaboração direta da empresa com a indústria automóvel, ao adaptar este serviço de música aos automóveis.
“O Spotify sempre nos levou a música certa para cada momento: em qualquer computador, smartphone, tablet, sistemas de som com ligação web, e, em breve, também nos automóveis Ford”, afirma Pascal de Mul, Diretor de Parcerias Spotify. “A nossa parceria com a Ford AppLink vai possibilitar aos condutores que são amantes incondicionais de música tirar o máximo proveito de uma vasta gama de mais de 20 milhões de músicas, enquanto estão a conduzir”.
Por outro lado, as parcerias entre a Ford e a Kaliki, a Glympse e a Aha também irão oferecer os seguintes serviços aos condutores da marca no território europeu:
- Kaliki Audio Newsstand – disponibiliza a reprodução sonora de artigos de jornais e revistas, e está a desenvolver a oferta de conteúdos em línguas europeias de fontes de notícias como a Agence France-Presse e, ainda, imprensa de entretenimento como o Public ou a Première.
- Glympse – permite aos condutores Ford partilhar a sua localização e hora estimada de chegada com os seus contactos, em tempo real, diretamente do seu automóvel usando comandos de voz simples.
- Aha – dá acesso a mais de 30 mil estações de rádio de entretenimento e informação aos condutores, permite-lhes aceder, de forma segura, a playlists de músicas, a notícias, às contas de Facebook e Twitter, a recomendações personalizadas de restaurantes e hotéis, previsão de tempo, entre outras.
“A notícia de que a Kaliki, a Glympse e a Aha vão disponibilizar para a Europa versões personalizadas da AppLink utilizadas na América do Norte, dá-nos uma noção da gama de serviços de que os condutores europeus da Ford vão poder vir a tirar proveito num futuro muito próximo”, acrescenta Mascarenas.
A Ford lançou o Ford Developer Program – o primeiro programa de desenvolvimento de aplicações móveis da indústria automóvel – para o AppLink no CES 2013, em Las Vegas, conseguindo ganhar o registo de mais de 2.500 utilizadores em apenas quatro semanas.
O programa incentiva os técnicos de aplicações em todo o mundo a criar as suas próprias aplicações de serviços de controlo de voz SYNC para smartphones. Isto vai levar a que as comunidades de desenvolvimento de aplicações contribuam para um aumento da oferta serviços de música e entretenimento.
Homepage: Ford
Este artigo tem mais de um ano