Investigadores criam primeira bateria transparente e flexível
Os gigantes da indústria de equipamentos eléctricos não têm poupado esforços nos últimos anos em aliar a mais alta tecnologia ao design atraente. Alguns esforços isolados conseguiram criar acabamentos transparentes de alta qualidade, por exemplo no campo dos pequenos dispositivos a LG inovou com o seu telemóvel GD900. A Samsung por outro lado realizou avanços importantes na concepção de ecrãs AMOLED transparentes.
Se nos centrarmos na premissa de conceber pequenos equipamentos totalmente transparentes, como por exemplo os smartphones, um dos grandes obstáculos para os fabricantes foram sempre as baterias. Mas há novidades nesta áreas!
Yi Cui e Yuan Yang, dois investigadores da universidade de Standford conseguiram criar a tecnologia necessária para massificar as primeiras baterias de lithium totalmente transparentes. De facto, sempre foi possível desenvolver um invólucro transparente para uma bateria, contudo era na própria composição da mesma (especialmente os eléctrodos) onde residia o problema. Neste campo a equipa de cientistas conseguiu reduzir o tamanho dos materiais dos eléctrodos, de modo a os tornar invisíveis a olho nú. O desafio depois desta proeza seria escolher quais os materiais que seriam suficientemente coesos ao ponto de albergar esta estrutura.
A resolução para este último problema consistiu na utilização de um material denominado Polydimethylsiloxane (PDMS). O PDMS para quem não seja entendido na matéria, é uma substância transparente e altamente flexível que é vulgarmente utilizada em cirurgias plásticas e na construção de lentes de contacto. Os testes preliminares desta nova bateria flexível demonstraram que consegue aumentar a transparência total para um factor de 62%.
Apesar dos avanços significativos, a tecnologia está ainda num estado embrionário já que as experiências demonstram que esta nova bateria transparente apenas tem a capacidade de aguentar metade de uma carga completa de uma bateria normal de lithium. Mas nada está perdido segundo os investigadores caso se consiga alinhar de forma mais eficaz múltiplos eléctrodos, a capacidade de armazenamento de energia irá aumentar significativamente sem sacrificar as propriedades de transparência.
Num futuro, não muito distante, esta tecnologia abre portas para inúmeras aplicações. Os fabricantes de smartphones estarão certamente atentos a esta nova tecnologia, mas não só. O conceito e os materiais usados poderão ter aplicações noutros componentes integrados de vários dispositivos eléctricos. Isto significa que poderemos assistir a uma nova geração de portáteis totalmente transparentes, até microondas... entre outros pequenos ou grandes electrodomésticos.
Afinal, como no iPhone 4 foram introduzidos acabamentos em vidro, quem sabe no futuro a empresa de Steve Jobs não se possa debruçar sobre um iPhone totalmente transparente, como o protótipo da Aston Martin. Pensemos nas vantagens para o utilizador final, será que além do aspecto estético, não era útil possuir um smartphone transparente para já não ser apanhado desprevinido ao andar na tua, por não tomar atenção a um obstáculo devido a estar a escrever uma SMS? [via]
Este artigo tem mais de um ano
Seguindo o raciocinio deste post se me esquecer deste telemovel transparente depois posso não o encontrar….hehehehehe
Pois, mas nunca ouviste dizer k para grandes males existem grandes remédios? isso hoje já acontece e tb existem app’s para esse propósito…basta usar a cabeça 😉
pessoal eu ouvi dizer que o material que guarda a memoria artificial de tudo esta a acabar , será que aí a tecnologia vai entrar em stand by?
Qual é o material?
Háfnio, acho.
wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A1fnio
“Forma ligas com o tungstênio usadas em filamentos de lâmpadas e em eletrodos. Também se usa como material de barras de controle de reatores nucleares devido a sua alta capacidade de absorção de nêutrons….”
Etc.
Se tem este tipo de utilização tão industrializada e complexa, é certamente complexo de arranjar ou produzir criar ou lá como é, mas parece que não é impossível.
Não é assim tão dificil como pensas arranjar o tungstenio.Quanto queres 1kg ou 100kg.É vendido no mercado como outro metal qualquer.
antes disso em 2012 tens uma explosão solar que vai fritar toda a electronica da terra, dont worry 😉
O sol não explode, implode…
ele falou em explosão de raios solares, claro que explode, e o sol também, mesmo que depois de uma implosão, ou então como aconteceu o big bang?
Não me lembro muito bem 😛
Durante este século o homem vai ter de aprender a começar a lidar com os objectos vindos do espaço. Temos alguns cometas e outros pedregulhos que tais que podem colidir com a terra, alguns grandes e preocupantes, outros nem por isso.
Segundo tenho lido, mais tarde ou mais cedo vamos ter de nos defender, ou esquivar de um menino destes para evitar ter o mesmo fim dos dinossauros. Penso que há algumas datas de “calhaus” significativamente grandes nos fazerem tangentes a nivel astronómico, uma delas penso ser por volta de 2020.
Talvez seja essa a altura em que a tecnologia vai ter de valer à civilização de forma inevitavel.
nao sei o nome do material 🙂
Uma boa noticia, espero que esta tecnologia saia em breve.
Havia umas baterias flexíveis não transparentes em que a samsung havia comprado a patente mas nunca mais houve novidades. Alguém sabe se isso foi para a frente?
Muito bom! Excelentes avanços na tecnologia.
e segundo consta … foi uma Tuga que inventou esse cena :))
realmente…um tuga faz uma coisa vem logo o American e o chinneese copiar o tuga…
cmps
Olha quem não foi um tuga…
A tuga inventou a bateria de papel que nunca é preciso carregar…
Pior vai ser que se não soubermos onde o deixamos, depois não o encontramos hehehhe
Mas muito bom mesmo
O link que está em “protótipo da Aston Martin.” não está correcto 😉
http://www.concept-phones.com/fashion-phones/mobiado-aston-martin-prototype-transparent-phone/
lol voces acreditam no fim do mundo? eu nao…
bem quanto a bateria axo k esta muito bem feito 🙂
hehe os tugas sao os mal vistos mas olha ve-se nos ja descobrimos e fizemos grandes obras lol