Inteligência Artificial de Elon Musk vence profissionais de eSport
Elon Musk e os seus projetos inovadores não param de surpreender o Mundo. De automóveis elétricos de luxo até viagens interplanetárias, Elon Musk continua a “dar cartas” e desta vez foi no ramo da Inteligência Artificial.
Open AI é um projeto suportado, em parte, por Elon Musk em que o principal objetivo é investigar e melhorar as capacidades dos mecanismos de Inteligência Artificial de modo a beneficiar a humanidade como um todo.
O percurso da equipa do projeto Open AI tem sido preenchido com várias vitórias ao longo dos anos mas a mais recente conquista foi algo ímpar. Um bot foi criado para jogar Dota 2 e auto-melhorar-se à medida que joga contra ele próprio. Dota 2 é um jogo online extremamente desafiante e intenso com um cenário de batalha bastante difícil de ultrapassar.
No dia 12 de Agosto, Elon Musk publicou no Twitter o seguinte:
“Open AI foi o primeiro a, alguma vez, derrotar os melhores jogadores do Mundo de eSports. Bastante mais complexo do que jogos tradicionais de tabuleiro como Xadrez e Go.”
OpenAI first ever to defeat world's best players in competitive eSports. Vastly more complex than traditional board games like chess & Go.
— Elon Musk (@elonmusk) 12 de agosto de 2017
O Bot criado pela equipa do Open AI foi colocado à prova recentemente jogando com os melhores jogadores de Dota 2 a nível mundial. Os resultados foram surpreendentes. Vários jogadores profissionais foram derrotados pelo bot.
Durante o jogo, Dendi (jogador profissional de Dota) dizia para o bot: “Para de me bater...”
Sem dúvida, este foi um grande passo na direção certa para o desenvolvimento de agentes de Inteligência Artificial capazes de realizar tarefas complicadas. O Projeto Open AI continua a surpreender e a ultrapassar todos os obstáculos. Só podia “ter o dedo” de Elon Musk…
Este artigo tem mais de um ano
Um grande perigo está para vir com a inteligencia artificial, mas continuem e depois admirem-se
Elon Musk está a apostar na OpenAI exatamente porque ele vê um grande perigo na inteligência artificial. Essa é uma tecnologia inevitável por isso em vez de a ignorar o melhor é procurar aprender o máximo possivel sobre ela e depois tomar decisões de acordo.
Dumbass badumtsss
perigo de quê? tens medo de quê? olha diz lá.
da Skynet 😀
Exacto! E quem não vê o perigo que uma IA pode ter tem a mente muito limitada!
Agora “jogas como um bot” vai passar a ser um elogio.
Ahahah, mesmo.
Dota2 mais complexo do que xadres?lol
As probabilidades de jogo são infinitamente maiores. O xadrez resume-se a 32 peças sobre um tabuleiro de 8×8. O Dota2 é em campo aberto e não se resume a um tabuleiro, o que confere ao jogador uma variabilidade de posições no terreno muito maior.
really ?
Really. Yes.
Até um macaco joga xadreZ, ja dota não consegue pois é bem mais difícil
DoTA 2 tem 113 heróis, cada um com 5 ou mais habilidades especiais, mais uns quantos com habilidades através de combinações de teclas, mais um campo não linear, ou seja, múltiplos caminhos, atalhos e obstáculos, mais objectivos que podem ou não influenciar o equilibro do jogo, mais o factor aleatório em cada ataque… lol?
É preciso informar o Elon Musk que o DOTA não é mais complicado que o xadrez.
É precisamente o contrário. Num tabuleiro de xadrez existe um número fixo de casos possíveis. O computador analisa todas as opções e escolhe a solução ótima. Por outro lado, num jogo como dota as possibilidades de jogada são muito maiores. Não se resume apenas a um tabuleiro que tem que seguir certas regras de movimento.
Sim mas o número de possibilidades deixa de ser relevante uma vez que em ambos os casos a AI nunca os calcula todos. O poder das AIs atuais está na análise de padrões, tanto no xadrez como no DOTA, muito ao estilo de como um humano joga mas melhor e mais especializado.
O xadrez não se limita apenas ao tabuleiro e às regras, isso é o mais simples deste. O mais difícil é a estratégia. Por alguma razão o record de tempo de um jogo de DOTA numa competição é de 3 horas, o de xadrez é de 20 horas.
Oh Vlad… são coisas diferentes, né?
No Dota decisões feitas em menos de meio segundo podem mudar o curso de um jogo. Pode alongar-se o decorrer de um jogo, mas a acção propriamente dita é, quando bem executada, no período de tempo muito curto.
Os números são disso um digno exemplo. Dota 2 tem mais de 100 heróis. Mais de 100 items. As combinações de heróis e itemizações entram em conta ANTES sequer das decisões… A árvore de decisões tem, portanto inúmeros mais ramos que uma de xadrez para um momento específico no jogo. Eu posso fazer a acção A, mas e se o inimigo tiver mais inimigos por perto? E se ele tiver o item B ou C? E se ele faz a habilidade D ou E? E se a miss rate processa?
Mas, vá, opiniões de parte: há décadas que há bons algoritmos para jogar xadrez. Em 5 anos, ainda não tinha existido um algoritmo para bots capaz de jogar (não é só controlar a personagem, é decidir o que fazer, o que comprar, como proceder em diversas etapas do jogo…) de forma satisfatória ou consistente com um humano ou equipa de humanos. A única “vantagem” que os bots antigos tinham era o tempo de reacção para determinadas situações.
no xadrez tens tempo para pensar, no jogo ages por impulso, muitas vezes em menos de 1 segundo, no espaço de 10 segundos multiplas coisas acontecem, eu jogo league of legends, em 10 segundos a minha equipa pode morrer, posso perder um baron (mob epico do jogo que da uma ajuda extrema) e passados 20 segundos ta-me a aparecer no ecra “derrota”…
Enquanto isso acontece, tu no teu xadrez ainda tas a pensar que peça é que vais mexer…
Depois nos jogos é preciso mais coisas, podes usar menos estrategia, mas tens de usar coordenaçao, trabalho dr equipa, deitar um olho ao jogo dos teus colegas de equipa, ver as builds deles, avaliar probabilidades, matar creeps (minions), estar atento aos objetivos como torres e buffs (buffs sao 6), estar ciente do qur fazem os champions e o que o enimigo e a tua equipa compra a nivel de itens (ou seja, decorar o que fazem mais de 100 personagens do jogo e mais de 100 itens que podes comprar), estar atento as acoes da tua equipa e do enimigo… Entre muitas mais outras variaveis…
Xadrez tem mais estrategia? Penso que nao, penso que seja o contrario, ambos estao dependentes das acoes do enimigo e das nossas para decidir o que fazer, mas no xadrez é estatico, num jogo o enimigo esta sempre a mudar de posiçao, um jogo é o mesmo que o teu enimigo no xadrez ter livre arbitro para mover as peças em todas as direcoes quando e bem lhe apetece.
Lol, xadrez é bem mais simples que qualquer outro jogo como dota.
Tens noção das possibilidades no xadrez e no dota?!….
Eu jogo DOTA e xadrês, se calhar tens que aprender a jogar o último.
Eu também jogo os dois.
Xadrez é estratégico apenas e dota é skill, estratégia, sorte , …
AI é ainda um futuro muito incerto e principalmente perigoso. Não nos podemos esquecer que há muito pouco tempo houve uma experiência com AI e o projecto foi abandonado porque os resultados excederam as expectativas e foram muito além do que se esperava e sem qualquer possibilidade de control.
Há sempre expectativas, ás vezes exageradas, outras fantasiosas, sobre “novas’ tecnologias. No de correr de 10 a 20 anos a AI será matéria colegial e aplicada em todos os setores da civilização, e por civilização eu quero dizer países verdadeiramente comprometidos com a civilidade.
Nada contra o senhor, antes pelo contrário, mas “Só podia “ter o dedo” de Elon Musk…” é ignorar/desconhecer outros projectos fantásticos feitos por outras equipas e empresas. E não são de agora. Peço desculpa, mas dito dessa maneira mais parece que o Elon já tem presidente para o seu clube de fãs…
Projeto Roubado !
é incrivel como há gente a dizer que é um perigo…
nem sabem o que é um AI, que tipos de AI existem e o que tipos de AI atualmente temos e que tipos de AI muito provavelmente não iremos conseguir ter (a tal perigosa).
Procurem.
Sim ai com consciência e toda a nossa capacidade e flexibilidade vai ser difícil mesmo a longo prazo. Já se vem dizendo que uma verdadeira ai está à porta desde os anos 70 e ate hoje…
Consciência? Isso é numa smart AI. Uma inteligência geral. Algo que não consegues fazer programando… É o holy grail da área de AI.
Claro, estou a falar do holy grail, acho que é a única coisa q pode trazer mais perigo. mas acho q não podes afirmar q não se pode fazer programando já que tudo que se faz no âmbito de preparar um computador para processar algo pode ser entendido como programar.
Resposta curta de quem adora ambos os jogos?
Sim, muito.