Quantcast
PplWare Mobile

Inteligência Artificial consegue prever o El Niño com 18 meses de antecedência

                                    
                                

Fonte: Nature

Autor: Eduardo Mota


  1. joao says:

    agora so tem que me dizer o que vou comer amanha…

  2. censo says:

    Sendo um fenómeno com conhecida regularidade qualquer inteligente o prevê! O que realmente não se sabe é o porquê de tal fenómeno acontecer. Desde os tempos dos colonos que o fenómeno é conhecido. Só no séc XX a ciência lhe deu atenção.

  3. Pouco quente says:

    Prever um acontecimento que se dá com regularidade… Não é propriamente prever… Eu tbm consigo prever que no espaço de 5 anos vai haver mais um el niño.
    Eduardo, não sei se é da área, mas prever o comportamento de um sistema dinâmico aleatório (vulgarmente chamado de caótico), com uma distância de 18 meses, é simplesmente disparatado, o que é diferente de prever que vai acontecer esse mesmo acontecimento, dado um histórico enorme de acontecimentos com características semelhantes, num sistema “fechado” chamado planeta terra.
    Se o que estes tipos fizeram foi um algoritmo que prevê que irá acontecer um el niño numa janela temporal de 18 meses, epa, não estou nada impressionado. Nem estou a ver a relevância disso.
    Por acaso, em relação ao tempo, há algum misticismo em relação às previsões. Assim genericamente, uma janela temporal de 3 dias para a frente, ainda é de fiar, acima de 3 dias é quase futurologia. Um sistema dinâmico aleatório com a enormidade de variáveis que é o sistema climático (vulgarmente chamado “o tempo”), tem um comportamento “explosivo” com os melhores algoritmos conhecidos.
    Até se pode fazer uma experiência em casa, com dados públicos de acontecimentos que entram na mesma categoria (de alta entropia). Mesmo a brincar um um conjunto de dados relativos a um acontecimento desse género, mesmo apenas meia dúzia de variáveis, e numa simulação de alguns “steps” e aquilo “explode”, é intratável.
    Mas pronto, assumo que eles se referem a prever que vai acontecer na tal janela temporal de 1i meses.

  4. Ana Maria Xavier de Moraes says:

    Mundo está no caminho correto da qualidade do homem de Vida, tenho essa convicção através dos meus projetos os produtos tecnológicos TI, IA, RA, resumo o homem era, mais a tecnologia e Exata.

  5. IRRD says:

    Isso tb eu faço.
    Vai chover nos próximos meses

  6. GM says:

    O drama vai ser quando IA se voltar contra os cientistas e demais cidadãos. Parece-me que já vi isto em algum lado, não sei bem onde.

  7. sakura says:

    “o que é diferente de prever que vai acontecer esse mesmo acontecimento, dado um histórico enorme de acontecimentos com características semelhantes”

    A IA não é estatistica…. usa … para “aprender”.

    Humanos procuram a solução mais logica. (Mas demasiadamente lentos.)
    IA testa todas as soluçoes e dá a melhor solução, e sim os resultados são espetaculares. Hoje em xadrez que é um jogo simples não há 1 humano que ganhe a uma IA.
    https://hc2019.bizconf.cn/watch/vmjabym8

    • Pouco Quente says:

      “A IA não é estatística…. usa … para “aprender”. ” <– Estas completamente enganado, mas totalmente. Para te responder a esta afirmação, esta caixa de texto não chegava, mas toma como assumido, todos os algoritmos de IA que são usados, todos, o subjacente é um "modelo" estatístico.

      "Humanos procuram a solução mais logica. (Mas demasiadamente lentos.)" <– mais um engano, lógica e ser humano são quase antagónicos. Nenhum humano é minimamente competente a seguir um raciocínio lógico, principalmente se for mais elaborado, muito menos "o mais lógico", alias só esta coisa de "o mais lógico" já revela falhas incríveis. O que é " a solução mais lógica"? Queres exemplos? Queres um que até foi um sucesso nos EUA durante anos num programa de tv?
      Aparentemente este https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Monty_Hall "simples problema" foi motivo de muita discussão, e ainda hoje é normal quase toda a gente errar, experimenta fazer o jogo em tua casa e ve quantas pessoas erram. A lógica nem é muito complicada, mas a maioria dos humanos erra. Nenhum computador erra qualquer regra lógica, desde que tenha pré programado um sistema axiomático, tirando o facto ENORME de que há problemas lógicos sem resolução, the halting problem, procura na net. Já agora, procura sobre um tipo chamado Kurt Godel, este: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kurt_G%C3%B6del
      O seu trabalho é maravilhoso, le pelo prazer de descobrires algo fascinante.

      "IA testa todas as soluçoes e dá a melhor solução, e sim os resultados são espetaculares. Hoje em xadrez que é um jogo simples não há 1 humano que ganhe a uma IA." <– Por esta afirmação, a minha fraca "apetência lógica" faz a seguinte dedução (lógica), tu nunca estudaste algoritmos de IA, senão sabias o que são espaços estado e sabias que para a esmagadora maioria dos problemas não é possível testar todos os espaços estado, dai se tentar "descrever/descretizar" o problema de diversas maneiras, e se se optar por força bruta, ha montanhas de técnicas intermédias, desde a simples "poda da árvore (grafo)", a heurísticas mais elaboradas, como saltos aleatórios, a usar sub espaços, etc… um manancial de "hackes" para tentar que aquilo de resultados.

      Portanto sakura, IA é "um mundo" de "ses" e "porquês", mas certo certo, aquela mer..coisa mesmo certa, é que tudo é assente em probabilidades e estatística, tudo… mas mesmo tudo…

      • censo says:

        E é por isso que os “dados” são ouro para todas as empresas, principalmente as tecnológicas. Quantos mais dados recolhidos, maior a probabilidade de acerto na informação produzida, logo, mais inteligente é a máquina.

  8. sakura says:

    “poda da árvore (grafo)” sim é usado.
    https://www.technologyreview.com/f/614416/google-researchers-have-reportedly-achieved-quantum-supremacy/

    ex: 1 smartphone identifica uma cara.
    o que a maioria das pessoas pensa é que o sarmtPh. comparou essa foto com milhoers de fotos e disse sim é uma cara. isso não é assim pq comparar com milhoes de fotos iria demorar (anos) old school e não tinhas espaco para a base de dados no sphone.

    as IAs sabem o que é uma cara. i é aqui que a IA toma a decisão POR SI se é ou não uma cara.
    Na pratica é um algoritmo nada de bd ou estatistica.
    Nota: a Cortana IA da MS demostrou a sua capadidade no europeu de futebol, e hoje um algoritmo para a bolsa vale milhoes de euros.

    “é que tudo é assente em probabilidades e estatística.”
    tudo não só 99% pq há 1% que a humanidade desconhece quando tiver esse conhecimento vai ser 100% Fisica e Matematica.
    Para mim não há nada aleatório é so uma quetão de melhorar o modelo matematico ……

    não sei PT Lang. e não tenho corrector no Debian ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.