Inteligência Artificial consegue prever o El Niño com 18 meses de antecedência
A Inteligência Artificial consegue feitos que muitas vezes pensávamos ser impossíveis de alcançar. A sua capacidade de analisar dados, encontrar padrões e aprender com eles é extraordinária. Um dos mais recentes casos nesse sentido é o facto de a IA já ser capaz de prever o fenómeno El Niño com 18 meses de antecedência!
Num mundo matemático, a Inteligência Artificial terá cada vez mais relevância. Longe vão os dias em que tal era ficção-científica. A IA veio para ficar, sendo já um dos grandes aliados dos cientistas!
A Inteligência Artificial já consegue prever os ciclos climáticos do El Niño. Os desenvolvimentos alcançados levam a crer que a tecnologia pode vir a ser usada para melhorar as previsões climáticas. Consequentemente, ajudará na preparação para este famoso fenómeno meteorológico.
O El Niño pode desencadear tempestades e causar danos devastadores. Nos episódio mais agressivos, o El Niño é responsável por inundações em alguns território, ao passo que provoca secas e incêndios em outros. A fase da Oscilação Sul-El Niño ocorre quando a água aquece sobre o Oceano Pacífico tropical. Deslocando-se para leste, regista-se um aumento da chuva e ciclones na América, enquanto a chuva da Indonésia e da Austrália é quase nula.
Yoo-Geun Ham, da Chonnam National University na Coreia do Sul, e a sua equipa construíram uma IA que consegue prever o desenvolvimento do fenómeno El Niño até 18 meses antes deste ocorrer.
Para isto, recorreram a mecanismos de Machine Learning. Ou seja, treinaram o sistema através de dados globais da temperatura dos oceanos entre 1871 e 1973. Para além disso, quase 3.000 simulações de eventos do El Niño entre 1961 e 2005 foram geradas pelos modelos de previsão existentes. Os dados incluíam também informações sobre a temperatura da superfície do mar, bem como da temperatura geral do oceano.
Ham e seus colegas testaram a IA em dados de 1984 a 2017 e descobriram que era mais precisa do que as previsões climatéricas existentes, que só podem prever eventos de forma confiável com até um ano de antecedência.
A IA previu corretamente 24 dos 34 eventos simulados do El Niño com uma antecedência de 18 meses, diz Ham. Em comparação, um modelo concorrente e que é o atual líder de mercado previu menos de 20 corretamente.
Os poderes da Inteligência Artificial são incríveis!
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nature
Neste artigo: El Niño
agora so tem que me dizer o que vou comer amanha…
Sendo um fenómeno com conhecida regularidade qualquer inteligente o prevê! O que realmente não se sabe é o porquê de tal fenómeno acontecer. Desde os tempos dos colonos que o fenómeno é conhecido. Só no séc XX a ciência lhe deu atenção.
Prever um acontecimento que se dá com regularidade… Não é propriamente prever… Eu tbm consigo prever que no espaço de 5 anos vai haver mais um el niño.
Eduardo, não sei se é da área, mas prever o comportamento de um sistema dinâmico aleatório (vulgarmente chamado de caótico), com uma distância de 18 meses, é simplesmente disparatado, o que é diferente de prever que vai acontecer esse mesmo acontecimento, dado um histórico enorme de acontecimentos com características semelhantes, num sistema “fechado” chamado planeta terra.
Se o que estes tipos fizeram foi um algoritmo que prevê que irá acontecer um el niño numa janela temporal de 18 meses, epa, não estou nada impressionado. Nem estou a ver a relevância disso.
Por acaso, em relação ao tempo, há algum misticismo em relação às previsões. Assim genericamente, uma janela temporal de 3 dias para a frente, ainda é de fiar, acima de 3 dias é quase futurologia. Um sistema dinâmico aleatório com a enormidade de variáveis que é o sistema climático (vulgarmente chamado “o tempo”), tem um comportamento “explosivo” com os melhores algoritmos conhecidos.
Até se pode fazer uma experiência em casa, com dados públicos de acontecimentos que entram na mesma categoria (de alta entropia). Mesmo a brincar um um conjunto de dados relativos a um acontecimento desse género, mesmo apenas meia dúzia de variáveis, e numa simulação de alguns “steps” e aquilo “explode”, é intratável.
Mas pronto, assumo que eles se referem a prever que vai acontecer na tal janela temporal de 1i meses.
Mundo está no caminho correto da qualidade do homem de Vida, tenho essa convicção através dos meus projetos os produtos tecnológicos TI, IA, RA, resumo o homem era, mais a tecnologia e Exata.
…e…em português corrente, és capaz ?
Isso tb eu faço.
Vai chover nos próximos meses
O drama vai ser quando IA se voltar contra os cientistas e demais cidadãos. Parece-me que já vi isto em algum lado, não sei bem onde.
“o que é diferente de prever que vai acontecer esse mesmo acontecimento, dado um histórico enorme de acontecimentos com características semelhantes”
A IA não é estatistica…. usa … para “aprender”.
Humanos procuram a solução mais logica. (Mas demasiadamente lentos.)
IA testa todas as soluçoes e dá a melhor solução, e sim os resultados são espetaculares. Hoje em xadrez que é um jogo simples não há 1 humano que ganhe a uma IA.
https://hc2019.bizconf.cn/watch/vmjabym8
“A IA não é estatística…. usa … para “aprender”. ” <– Estas completamente enganado, mas totalmente. Para te responder a esta afirmação, esta caixa de texto não chegava, mas toma como assumido, todos os algoritmos de IA que são usados, todos, o subjacente é um "modelo" estatístico.
"Humanos procuram a solução mais logica. (Mas demasiadamente lentos.)" <– mais um engano, lógica e ser humano são quase antagónicos. Nenhum humano é minimamente competente a seguir um raciocínio lógico, principalmente se for mais elaborado, muito menos "o mais lógico", alias só esta coisa de "o mais lógico" já revela falhas incríveis. O que é " a solução mais lógica"? Queres exemplos? Queres um que até foi um sucesso nos EUA durante anos num programa de tv?
Aparentemente este https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Monty_Hall "simples problema" foi motivo de muita discussão, e ainda hoje é normal quase toda a gente errar, experimenta fazer o jogo em tua casa e ve quantas pessoas erram. A lógica nem é muito complicada, mas a maioria dos humanos erra. Nenhum computador erra qualquer regra lógica, desde que tenha pré programado um sistema axiomático, tirando o facto ENORME de que há problemas lógicos sem resolução, the halting problem, procura na net. Já agora, procura sobre um tipo chamado Kurt Godel, este: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kurt_G%C3%B6del
O seu trabalho é maravilhoso, le pelo prazer de descobrires algo fascinante.
"IA testa todas as soluçoes e dá a melhor solução, e sim os resultados são espetaculares. Hoje em xadrez que é um jogo simples não há 1 humano que ganhe a uma IA." <– Por esta afirmação, a minha fraca "apetência lógica" faz a seguinte dedução (lógica), tu nunca estudaste algoritmos de IA, senão sabias o que são espaços estado e sabias que para a esmagadora maioria dos problemas não é possível testar todos os espaços estado, dai se tentar "descrever/descretizar" o problema de diversas maneiras, e se se optar por força bruta, ha montanhas de técnicas intermédias, desde a simples "poda da árvore (grafo)", a heurísticas mais elaboradas, como saltos aleatórios, a usar sub espaços, etc… um manancial de "hackes" para tentar que aquilo de resultados.
Portanto sakura, IA é "um mundo" de "ses" e "porquês", mas certo certo, aquela mer..coisa mesmo certa, é que tudo é assente em probabilidades e estatística, tudo… mas mesmo tudo…
E é por isso que os “dados” são ouro para todas as empresas, principalmente as tecnológicas. Quantos mais dados recolhidos, maior a probabilidade de acerto na informação produzida, logo, mais inteligente é a máquina.
“poda da árvore (grafo)” sim é usado.
https://www.technologyreview.com/f/614416/google-researchers-have-reportedly-achieved-quantum-supremacy/
ex: 1 smartphone identifica uma cara.
o que a maioria das pessoas pensa é que o sarmtPh. comparou essa foto com milhoers de fotos e disse sim é uma cara. isso não é assim pq comparar com milhoes de fotos iria demorar (anos) old school e não tinhas espaco para a base de dados no sphone.
as IAs sabem o que é uma cara. i é aqui que a IA toma a decisão POR SI se é ou não uma cara.
Na pratica é um algoritmo nada de bd ou estatistica.
Nota: a Cortana IA da MS demostrou a sua capadidade no europeu de futebol, e hoje um algoritmo para a bolsa vale milhoes de euros.
“é que tudo é assente em probabilidades e estatística.”
tudo não só 99% pq há 1% que a humanidade desconhece quando tiver esse conhecimento vai ser 100% Fisica e Matematica.
Para mim não há nada aleatório é so uma quetão de melhorar o modelo matematico ……
não sei PT Lang. e não tenho corrector no Debian ….