AI da Amazon pretende substituir estilistas e designers
Atualmente, é possível encontrar mecanismos de Inteligência Artificial (AI) em toda a parte. Mais concretamente, aquela que é denominada de Inteligência Artificial fraca, ou seja, uma forma de AI desenvolvida com o objetivo de executar uma ação específica de forma a ser aplicada em várias áreas.
A Amazon decidiu entrar também neste campo da AI para tentar melhorar a sua posição no ramo da moda, estando determinada a mudar a sua estratégia. O objetivo é substituir estilistas e designers por avançados algoritmos de Inteligência Artificial.
Seguir as últimas tendências
Um grande número de investigadores no ramo da ciência de computadores e do e-commerce está a trabalhar em conjunto para desenvolver sistemas de Machine-Learnig capazes de fornecer feedback aos consumidores, no que toca aos vários estilos usados no seu dia-a-dia. Deste modo, a Amazon será capaz de recolher vários dados que, quando combinados, serão capazes de melhorar a sua capacidade de seguir as últimas modas e expandir o negócio na área.
Inúmeros retalhistas já utilizam as mais famosas redes sociais baseadas em fotografia, como o Instagam ou o Pinterest, para se manterem atualizados quanto às escolhas dos consumidores. Assim, são capazes de atuar de forma rápida e eficaz de modo a fazerem recomendações baseadas nas preferências dos utilizadores e na sua atividade nas redes sociais.
Mas a Amazon pretende ir mais além. A aplicação Echo Look será capaz de dar uma opinião no que toca à roupa e ao estilo escolhido para um determinado dia.
Dois grandes projetos de Inteligência Artificial
A empresa pretende utilizar vários algoritmos específicos para ser capaz de ir ainda mais longe. Um grupo de investigadores de Israel, que trabalham para a Amazon, estão a desenvolver poderosos sistemas de Machine-Learning capazes de analisar padrões e imagens estampadas nas camisolas e, posteriormente, determinar se o estilo utilizado se encontra de acordo com as mais recentes tendências.
No entanto, o estudo algorítmico da Amazon não se fica por aqui. Um centro de investigação da Amazon em São Francisco desenvolveu um algoritmo que é capaz de aprender sobre um certo estilo de imagens utilizadas em camisolas e, a partir daí, gerar novas imagens dentro do mesmo estilo. Este projeto original usa tecnologia de ponta que consiste em usar duas redes neurais artificiais capazes de captar as características fundamentais dos vários exemplos fornecidos e depois aplicar o mesmo estilo noutras imagens originais.
Estes dois ambiciosos projetos foram revelados pela Amazon num evento organizado pela empresa. O Evento reuniu vários investigadores que tentam explorar novos caminhos para que computadores sejam capazes de compreender as novas tendências da moda.
Conclusão
Todo este investimento em inteligência artificial na área da moda ainda se encontra numa fase de crescimento. Estilistas e designers ainda são necessários para completar todo o tipo de tarefas. Mas à medida que a investigação avança os seres humanos vão, certamente, ser substituídos pelos mecanismos que neste momento estão a ser desenvolvidos. Só o tempo o dirá mas, possivelmente estamos a caminhar em direção a um lugar onde o trabalho humano dará lugar a novas máquinas inteligentes.
Este artigo tem mais de um ano
O futuro é negro. Toca a inventar formas de destruir o ser humano. E cada vez mais este será dependente a tudo. Até para levar o comer a boca.
Isso é se o deixarmos, eu pelo menos faço tudo possível para não comprar ou apoiar tais iniciativas. AI para evitar acidentes ou robôs para trabalhos indesejados ou perigosos ok. Tudo o resto lixo.
kkk. Você é muito ingênuo.
A opção de escolha não é nossa.
Vai acontecer e não tem choro…acorda
Qualquer dia não servimos para nada….
Servimos sempre para destruir o planeta 😛
Servimos para inventar a IA e pôr o pessoal no desemprego!
Devia era haver leis que impedissem estas situações.
Servimos…só para comprar coisas. A questão é: se ficamos sem trabalho para as grandes empresas pouparem, como é que teremos dinheiro para comprar os produtos dessas mesmas empresas?
“Só o tempo o dirá mas, possivelmente estamos a caminhar em direção a um lugar onde o trabalho humano dará lugar a novas máquinas inteligentes.”
ou seja a Amazon é a pioneira em reduzir custos mesmo sabendo que as máquinas não vão ter ordenado para poder comprar os seus produtos.
Amazon=fail
… googlar: “ai creates music”, lá se vão os músicos tb!!
Eu posso ser da escola antiga mas robôs ou AI só mesmo para auxiliar o ser humano, nunca para substituir. Posso não ter êxito, mas árvore que houver alguma proposta ou empresa a usar tais coisas para substituir o ser humano e ganhar mais com isso, não vai ver nenhum cêntimo meu.
deves andar a pé tu….
É o que eu digo, a única profissão que daqui a pouco fica de pé é a dos gajos que desenham e implementam algoritmos, o resto faz-se a partir disso, e vamos lá ver por quanto tempo é que essas funções também não são ultrapassadas pela IA
E o que mais assusta é que faz mais, melhor e em menos tempo o que uma pessoa faz quase seja o que for
tanto “medricas” da evolução. credo.
Se as maquinas fazem, mais, melhor e mais rápido. deixem-as fazer.
diziam o mesmo quando apareceu a TV que o rádio ia acabar….quando apareceu a internet que a TV ia acabar…quando apareceu o napster que a música ia acabar….
se tiverem que acabar é porque o povo deixou de as usar ponto…chama-se evolução.
o paradigma do ensino é que tem que mudar para esta nova realidade irreversivel. existem grupos universitarios ja com solucoes…agora algum governo com tomates adota-lo..isso ja e outra coisa…quando for tarde demais..choram…como voces estao a chorar….
voces podem ver um futuro negro, mas posso-vos dar um exemplo de como poderia ser o futuro com esta nova realidade:
os humanos passariam deixar de trabalhar, ou a trabalhar muitas menos horas por dia. as empresas continuariam a produzir e a pagar impostos sobre a venda dos seus produtos.
o estado daria um “ordenado” a cada pessoa, pelo que contribui para a sociedade.
como as empresas iriam ter muito menos custos os seus produtos poderiam ser muito mais baratos…ou seja os custos do estado tambem seriam pequenos. todos teriamos acesso a mais produtos e todos poderiam escolher quais os que nos interessavam.
podia dar mais 500 alternativas positivas ao futuro. mas fiquem la com a visao apocaliptica e ja agora facam como aquela ceita russa que quando chegou o ano 2000 tomaram todos uma bebida que nunca mais acordaram que pensavam que o mundo ia acabar…
Ufa, finalmente um comentário contra a corrente…
Com certeza você deve viver numa bolha…
Olha pra África e tudo isso que você falou é mera utopia…
Acorda pro mundo real