Goblin Fleet Commander: Monitorização remota…
...de temperaturas e localização em veículos de entrega
O Pplware é media partner da Maker Faire que vai realizar-se de 19 a 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento. Este é o primeiro/um dos vários projetos de que vamos falar ao longo das próximas semanas. Fiquem atentos às novidades!
Este projeto, consiste em um módulo de aquisição de dados ambientais, OBD-II e geolocalização para a monitorização remota de viaturas.
O protótipo possui um sistema de comunicação sem fios, com sensores de baixo consumo (temperatura, humidade, abertura e fecho de portas e outros eventos), GPS, ligação em tempo real por GSM/GPRS/3G, conectividade Wifi para comunicação in-loco, e backup de dados em sistema de ficheiros em memória flash e/ou MicroSD.
Este projecto tem um módulo principal que é responsável pela leitura das coordenadas GPS e respectivo tratamento de dados, backup em um cartão SD e memória interna e envio dos dados através de GSM/GMRS ou localmente por Wi-Fi ou Bluetooth.
A sua aplicabilidade é variadavariadam podendo por exemplo ser adaptado à monitorização industrial, domótica, etc.
Possui ainda sub-módulos dotados de sensores de temperatura e comunicação ZigBee, os "Goblin Minions".
Estes módulos são expansíveis, podendo receber mais sensores, de modo a monitorizar outros fatores como humidade e abertura de portas. A quantidade de "Minions" que se pode associar ao sistema através de ZigBee é muito grande, permitindo aplicar este módulo em outras áreas, como domótica ou automação industrial.
Este artigo tem mais de um ano
Como funciona a alimentação do circuito, através de bateria ou a tomada de energia do veiculo?
A alimentação é como quiser alimentar. De 9V a 30V.
É uma noticia interessante, não digo o contrário, mas nada disto é novo…
A empresa portuguesa cartrack faz toda essa monitorização e mais ainda, em empresas de entrega de refeições, há vários anos!
nomeadamente na “A Marmita”.
Controlo de temperatura da camara friogorifica, controlo de velocidade, controlo de forças G’s, controlo de veiculo em funcionamento sem condutor sentado no banco, controlo de identidade no condutor, etc…
E se a empresa quiser mais sensores, é so pedir e fazer o orçamento!
Novo é algo relativo. Não foi feito por nenhuma empresa, mas por uma pessoa em casa. E também não vejo ninguém a pedir dinheiro por isto! 🙂