Gemini CDMP-7000, equipamento tudo-em-um para DJ
Quem me conhece sabe que não consigo resistir a passar música em ambientes onde se proporciona a festa, bom ambiente e bem-estar social. Faço-o há anos e sempre com o espírito de autodidacta e por amor à camisola. Com um equipamento que fui comprando ao longo de anos, sou cada vez mais assolado pela ideia que começa a ficar na hora de trocar os meus decks CDJ-200 e a mesa Numark por algo mais moderno, compacto, fácil de transportar e acima de tudo, com mas capacidades.
Ora com base nesses pensamentos, vou pesquisando nas horas vagas e de toda essa procura houve um equipamento que certamente se destacou: o CDMP-7000 da Gemini. Uma espécie de «gadget» do som que combina numa só peça, com recantos profissionais, decks e mesa essenciais à performance da profissão.
Apesar de não ter tido acesso ao equipamento, o site do fabricante demonstra e bem todas as características do equipamento. Podemos resumir este «mono.conjunto» como sendo uma ferramenta de DJs com um orçamento modesto. O CDMP-7000 é um controlador que numa só unidade apresenta dois decks repletos de funcionalidades e uma completa secção central de mistura.
Neste estação de trabalho áudio podemos encontrar dois ecrãs LCD sensíveis ao toque e duas jog wheels de alta resolução com 5" (12,5 cm) de diâmetro que utilizam um ecrã VFD [Vacuum Fluorescent Display] que indica em tempo real o modo e a posição (track & slip).
Como grande mais valia este dispositivo pode ser usado como controlador de software para música armazenada num computador através de comandos MIDI, ou seja, é possível usar este equipamento para controlar os parâmetros do nosso software de DJ favorito e orientar o áudio através da placa de som interna com resolução HD de 24-bit/192kHz. A nível de software base opera com três clássicos:
- Virtual DJ MIDI;
- Virtual DJ HID;
- TRAKTOR.
Ao nível do alinhamento de ritmo, também conhecido como beat matching, são utilizados potenciómetros ultra-precisos para controlo variável de pitch com seis posições. Por outro lado o Master Tempo permite o ajuste do tempo da música sem alterar o pitch original.
Já a equalização do som segue a standarização de hoje em dia com manómetros de agudos, médios e graves acrescentados com um manómetro de ganhos (gain) que dá sempre muito jeito. Para quem guarda a sua música de MP3 numa pen ou outro dispositivo USB existe duas ligações, uma de cada lado dos decks, que nos permite ligar tanto as nossas pens com aquela pen de alguma hot babe que quer que lhe passemos aquela música que não trouxemos naquele dia e que contraria a nossa política de discos pedidos mas desta vez abrimos uma excepção...
Nestas andanças e gadgets relacionados com a música a criatividade é muito importante e aqui nada escapa. Assim, podemos criar os nossos próprios sons originais ou utilizar um dos seis efeitos criados através de processamento digital de sinais (DSP) com controlo de nível Dry/Wet.
Outras funções incluidas passam por Pitch Bend, Hot Cues, secções Reverse e Loop, bem como várias opções de BPM – um conjunto completo de funcionalidades que me parecem bastante profissionais e que complementam na perfeição aquela que parece ser a facilidade de utilização do CDMP-7000.
A verdade é que, a ver pelas fotos e pelas apresentações, o design é muito atractivo e os resultados prometem, como se pode ver mesmo pelo vídeo oficial que apresento abaixo, afastando-se assim de outros modelos do mercado que não se apresentam tão sofisticados. Há melhor? sim, há, mas também há outros bastante piores e com o mesmo nível de preço que, por certo, neste modelo ronda os 1.189 euros.
Fica abaixo um vídeo oficial do funcionamento do Gemini CDMP-7000:
Aparentemente podemos misturar funcionalidades intuitivas com design para ver uma versátil solução DJ. Se pessoalmente fiquei convencido? Não tenho dúvidas, mas não sem antes testar ao vivo...
Características técnicas:
Tipo: CD/USB/SD Media Workstation w/ MIDI & HID USB Output Type: Type B Tipo de disco: Standard Compact discs (12 cm & 8 cm) Energia: AC 100/240V, 60/50 Hz Consumo de energia: 25W Dimensões: 28.3″ x 12.4″ x 3.93″ (720 x 315 x 100 mm) Peso: 16.97 lbs. (7.7 kg) Quantificação: 1 Bit Linear/Channel, 3 Beam Laser Oversampling Rate: 8 Times
Resposta de Frequência:
- LINE: 20 Hz to 20 kHz
- PHONO: 20 Hz to 20 kHz (RIAA +/-0.5db)
- MIC: 20 Hz to 20 kHz
S/N ratio (at rated output):
- LINE: >80dB
- PHONO:>>70dB
- MIC:>70dB
- THD+N:
- LINE:<0.01%
- PHONO:<0.05%
- MIC:<0.1 standard="" input="" level="" aux:0="" dbv="" 10kohms="" phono="" line:-40="" 47kohms="" 0dbu="" mic:-50dbv="">1kOhms (balanced)Standard O
Nível de saída (Output Level):
- MASTER (Bal):+6dBv/1kOhms
- MASTER (Unbal):0dBv/1kOhms
- BOOTH:0dBv/1kOhms
- REC:0dBv/1kOhms
- PHONES:200mW/200Ohms THD 0.03%
Digital Audio:
- Tipo de saídas: Coaxial Digital (S/PDIF)
- Sampling Rate: 44.1kHz, 16-bit
USB:
- Bit Depth: 24-bit, 16-bit
- Sampling Rate: 192kHz, 96kHz, 48kHz, 44.1 kHz
Homepage: Gemini
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Existe uma solução ainda mais económica.
Numark Mixdeck Quad.
Além disso é de 4 canais.
Diogo, é de facto uma boa opção. Além do mais a Numark anda sempre na crista da onda tecnológica do som…Boa dica também…
Boas,
Qual o melhor software de mix/dj para ter no pc?
Obrigatorio 2 linhas de saida, caso queira usar uns hedfones para pré-ouvir a faixa a reproduzir?
Abraço e Obrigado
TRACKTOR
Traktor*
Traktor, de preferencia em timecode 😀
Ninguém bate a pioneer! Ponto final.
Já não para falar que esta marca usa o mesmo design que a pioneer!
fabio, algum modelo em concreto que possas recomendar, no mesmo enfiamento deste que apresentei?
Dj ergo da pioneer 🙂
http://www.pioneer.eu/images/news/DDJ-ERGO/DDJ-ERGO_top_low.jpg
DDJ ERGO V 🙂 uso e recomendo + Traktor Pro claro
Relativamente a modelos na mesma categoria o Numark é decerto um bom equipamento sem duvida e mais acessivel.
Mas temos igualmente mais acessiveis actualmente e por valores inferiores a 1000 euros o Pionner DDJ-T1 e DDJ-S1 que para mim e na minha opinião pessoal se aproximam mais da realidade profissional da maioria da casas de diversão em termos de disposição dos diferentes comando, bem como em termos de fiabilidade são superiores, não sendo eu um fanatico por Pionner não posso deixar de aceitar os factos e a Pionner não é lider mundial deste segmento à toa.
Para valores identicos , ou algo superiores, não muito mesmo depende de onde se compra o equipamento posso recomendar o Pionner DDJ-SX a ultima novidade nesta gama da marca, cujo trackpad fornece uma ampla nova panoplia de utilizações e aumenta a ambragencia profissional do utilizador. Para alguns o problema será ser software Serato, mas diga-se que entre Tracktor e Serato actualmente a diferença para quem usa profissionalmente os equipamente é relativamente pouca pois já não existe desfazamentos substanciais de tempo. Ambos servem o proposito de misturar levando neste momento a Serato vantagem por incorporar em equipamentos deste possibilidades de VDJ de forma gratuita. Mas denote-se que esta é a minha opinião pessoal, pois ainda prefiro utilizar os meus CDJ2000 Nexus e a minha DJM 900 acopulado a um RMX 1000, que diga-se de passagem compra quem pode pois são equipamentos deveras dispendiosos, mas comparadas com estas novas possibilidades e pelos preços por elas propostos garanto que todas as hipoteses são respostas viaveis a quem pretenda um conjunto equilibrado a preços competitivos e razoavelmente acessiveis. Hoje em dia para quem se inicie no meio existem possibilidades imensas o que custa mesmo é escolher, já não posso dizer o mesmo de quando comecei! 😛
Para ter em casa, chega perfeitamente:
http://www.native-instruments.com/en/products/traktor/dj-controller/traktor-kontrol-s2/
ou, melhor ainda:
http://www.native-instruments.com/en/products/traktor/dj-controller/traktor-kontrol-s4/
http://www.pioneer.eu/eur/products/44/1992/34209/DDJ-WeGO/page.html
WeGo da Pioneer
A melhor coisa que fazes para te proclamares um VERDADEIRO DJ é: comprar 3 ou 4 Technics SL-1200 MK2, uma mesa de mistura Denon DJ DN-X1600, e ter “unhas”. Com CD’s qualquer otário é um bom DJ. Dificil é usar “pratos”.
Também recomendo uns headphones Sennheiser HD 25-1-II!!!!
e juntas o traktor com timecode e fazes o uso pleno dos pratos! isto não é uma questão de usar cds, mp3s ou vinyl, mas uma questão de usar beat syncs ou saber acertar o pitch e fazer os mixes correctos. obviamente que ter um pc / mac e ter lá a música toda e depois usar pratos e o traktor para a passar ganha em grande a tudo o resto.
depois evitas sempre o ter que andar carregado com vinyl e, como em vários casos que conheço, ires para o estrangeiro e as tuas malas de discos vão parar a outro lado e ficar agarrado.
e ao nível Pro do Traktor também existe o Serato.
Desculpa lá, mas este comentário demonstra uma visão bastante limitada caro colega. As tecnologias existem e são para serem usadas, a grande questão é A FORMA como as usas! Há que ser criativo e aqui não faltam possibilidades e opções para isso.
Agora, se me perguntares qual a sonoridade que prefiro, é claro que te respondo a do vinil, onde num sistema em condições e num espaço minimamente decente em termos de acústica nos dá um tipo de conforto “quente” bem diferente do digital.
Infelizmente metade das casas em Portugal não têm sequer condições acústicas correctas nem material que reproduza correctamente a qualidade (Não adianta teres áudio a tocar a 96KHz/24bit se o PA só reproduz 44.1KHz/16bit, para nem falar na capacidade de reproduzir o espectro).
Toquei bastantes anos em diferentes casas e fartei-me de ver PA´s onde o patrão só olha para o “Watt power” e nem sequer quer saber das especificações técnicas ou mesmo a própria colocação das colunas no espaço. (Agora practicamente só me dedido à produção). Ver este vídeo onde fala um “senhor” no desenvolvimento de colunas: https://www.youtube.com/watch?v=tIxOooh_034
Quanto à notícia em si, parece ser uma peça bem interessante mas já estou servido. No ano passado adquiri este Behringer BCD3000 só para ir fazendo uns podcasts aqui no estúdio, nada de especial, estou satisfeito na generalidade e o preço foi muito acessível, dá para as brincadeiras!
*Pplware, podiam ter mais notícias relacionadas com a área do áudio 🙂
PS: Como referi na mensagem anterior, há que ser criativo com as novas maquinarias e as possibilidades que nos dão:
https://www.youtube.com/watch?v=J1H9W_iLff0
🙂
Caro utilizador no que toca à qualidade dos Technics SL 1200 MK2 não coloco nenhuma objecção. Eu igualmente comecei por pratos, mas os tempos mudam e os pratos, já não permitem o que pretende o DJ fazer, um Dj serve para entreter as massas que o vão ver não ficar preso ao passado, se me permita pergunto-lhe como consegue fazer um maching ou com uns pratos conjungar o som que passa com a Machine ou o Ableton Live para em plena mistura estar igualmente a produzir algo de verdadeiramente novo Live Djing, Live Production.
A verdade é que não o consegue e essa é a diferença entre os 150 e os 1500 e outros valores ainda superiores por actuação que certos profissionais oferem. Como tudo na vida até a musica vai sofrendo mutações pois aquando da criação dos Vinis ninguém à data sonharia com um iTunes ou um Beatport no nosso caso especifico.
@Technics SL-1200 MK2: O teu querido Technics SL-1200 MK2 deixou de se fabricar há cerca de um ano… Bem-vindo ao século XXI!
@resto-do-pessoal-que-gosta-de-outras-marcas: antes de se entusiasmarem com Pioneer, Numark and Co., seria talvez (é uma ideia) interessante compararem as funcionalidades deste Gemini com as da concorrência e – muito importante – compararem também o preço.
É que irão descobrir o que outros sites profissionais de DJ não se cansam de dizer: este equipamento pode não ser perfeito (há algum perfeito…), mas para o preço, é imbatível.
E por se ter deixado de fabricar faz dele obsuleto?
A meu ver não
Embora trabalhe com vário equipamento digital actualmente eles sempre foram e até avariarem sempre serão recursos preciosos.
O equipamento em acção:
http://youtu.be/bYU0F5RVd24
e
http://youtu.be/cZj_SbeMIOU
Comprei gato por lebre. Adquiri o equipamento da Gemini, denominado CDMP 7000 (o chamado tudo em um) que não veio com nenhum programa para uso da controladora. Com muita dificuldade, após muita procura, encontrei um driver que me possibilita usa-lo como controladora (Virtual DJ), que funciona de forma precária. Seu eu quiser mudar o sistema para para CD, Pen Drive ou Cartão de memória, ao acionar a respectiva tecla o Virtual DJ é imediatamento desabilitado, parando de funcionar. No meio de uma festa seria um desastre. Alguém poderia me dar uma dica de como solucionar o problema?
estou procurando solução para isso a um ano. se eu achar te aviso. fora a dificuldade que é configurar o VDJ para usa-la.
Oi Valberto, onde baixo esse driver p usar o virtual DJ? tbm nao consegui usar nem com traktor nem VJ, um desastre isso heim! mto obrigada! abração…aguardo sua resposta
PS para usar o traktor então não consegui
Tenho 13 anos e estou agora a começar, o que acham que é o melhor para mim? Alguém me pode aconselhar?
nao consigo configura o virtual dj pra cdmp e ja tentei d todas as forma alguem pode me ajudar?
Ola!!! Malta, estou com um problema não consigo instalar o Traktor pro no AIR GEMINI CDMP 7000. por favor e urgente. eu uso o Mac book… obrigado
peçam ajuda ao Sr Jorge Xavier acérrimo defensor desse cancro
é que para os equipamentos serem bons é igualmente necessário bons controladores para o SO que não é este o caso