Fortinet: Conheça a appliance de segurança Fortigate 61F
A Fortinet é uma das grandes marcas de referência na área da segurança informática. A empresa tem um vasto portefólio de equipamentos e serviços como firewalls, antivírus, sistemas de prevenção de intrusão e segurança de dispositivos de utilizadores que previnem a encriptação por ransomware, soluções para proteção de email, etc.
Hoje damos a conhecer uma pequena, mas poderosa appliance da marca, a Fortigate 61F.
A série FortiGate/FortiWiFi 60F (onde se inclui a Fortigate 61F, que dispõe de disco interno) oferece uma solução SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) muito simples de usar, bastante intuitiva, e sem custos de licenciamento, numa compacta e robusta appliance. Uma solução SD-WAN permite a gestão da rede WAN através de software (Software Defined WAN).
Na prática, SD-WAN é um tecnologia que permite a utilização de diversas ligações em simultâneo, na mesma tecnologia ou em tecnologias diferentes (ex: MPLS, 4G, outro circuito internet, ...) para garantir a melhor disponibilidade e performance da ligação em cada momento (porque está constantemente a monitorizar as ligações e envia o tráfego pela ligação que tiver melhor desempenho, em função dos parâmetros ou do QoS definidos, por ex. latência, jiter, throughput, ...), e a melhor experiência de utilização dos utilizadores finais.
Esta solução da Fortinet, a Fortigate 61F oferece um conjunto de serviços para a gestão de uma LAN e WAN, ao mesmo tempo que disponibiliza também um conjunto vasto de funcionalidades direcionadas para a cibersegurança das redes de dados. Destaque ainda para o facto desta appliance não ter ventilador, sendo um equipamento que pode ser instalado em qualquer lugar, não tendo qualquer tipo de ruído.
Principais características da appliance de segurança Fortigate 61F
- Segurança
- Análise de tráfego e inspeção profunda
- Proteção contra malware, exploits e site maliciosos
- Análise de tráfego criptografado e não criptografado
- Previna e deteta ataques conhecidos e desconhecidos recorrendo a funcionalidades de inteligência contínua de ameaças com base em serviços de Inteligência Artificial
- Performance
- Garante a melhor performance e a menor latência de funcionamento graças à tecnologia do processador integrado
- Fornece desempenho para "tratamento" de tráfego criptografado SSL
- Networking
- Oferece recursos avançados de rede, com segurança avançada da camada 7 (Modelo OSI) e domínios virtuais (VDOMs)
- Disponibilização de várias interfaces que suportam altas velocidades para permitir o melhor TCO (total cost of ownership) para os clientes para implantações de dataCenter e WAN
- Gestão
- Toda a gestão pode ser feita através de um simples browser ou através de apps para smartphone
- Security Fabric
- Cria automaticamente visualizações de topologia de rede
- O Fortinet Security Fabric oferece ampla proteção e visibilidade a todos os segmentos de rede, dispositivos e appliances de rede, sejam virtuais, na nuvem ou locais.
Relativamente a interfaces, esta pequena appliance vem com:
- 1 interface USB
- 1 interface de consola
- 2 x GE interfaces WAN
- 1 interface GEDMZ
- 2x GE RJ45 FortiLink
- 5x GE interfaces LAN
De referir ainda que esta appliance vem com uma drive SSD de 128 GB. Em termos de throughput, ao nível do IPS (Sistema de Deteção de intrusão) garante suporte para 1,4 Gbps, ao nível do NGFW (Next-Generation Firewall) 1 Gbps e ao nível da proteção o throughput suportado é na ordem dos 700 Mbps.
Um outro aspeto a destacar na Fortinet, é o facto deste fabricante desenvolver os seus próprios ASICS (CPUs), que lhe permitem ter um melhor desempenho face à concorrência, na utilização de tráfego encriptado, que atualmente se estima que seja cerca de 70% do tráfego na internet.
Apesar de ter nascido e crescido como uma fabricante ligada à área de cibersegurança, a Fortinet não se restringiu apenas a essa área e cedo percebeu qual seria a evolução das infraestruturas, tendo-se posicionado também como fabricante de soluções de switching e Access Points, que podem ser geridas e controladas centralmente a partir das suas firewalls, como é o caso desta FortiGate 61F, sem necessidade de licenças para os APs e sem qualquer custo adicional.
Toda esta integração, é possível através da arquitetura Fortinet Security Fabric, que foi desenvolvida pela Fortinet, e que permite estender a segurança até às interfaces dos switchs, ou aos próprios APs, sendo todos estes equipamentos geridos centralmente a partir de uma FortiGate, de uma forma simples, rápida e "descomplicada".
Através da arquitetura Security Fabric, a Fortinet garante a segurança end-to-end das organizações, permitindo-lhes acelerar a sua transição digital, usufruindo de soluções e tecnologias abrangentes, totalmente integradas e automatizadas.
Num próximo artigo iremos conhecer a interface de gestão deste equipamento. De referir que esta appliance vem com o FortiOS.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui em casa roda uma 60E, mas não tarda troco por uma destas, deixa-as baixar o preço um bocado.
Qt custa uma coisa destas ?
650€ para cima + IVA
Problema nem é esse mas sim o licenciamento das features de segurança.
Obrigado pelas respostas. Pois, por esse preço fica mesmo para pequenas empresas e mesmo assim não sei.
É preciso serem muito pequenas as empresas.
Tipicamente para branch offices aqui usamos 300F, para datacenters nem sequer usamos fortigates, só Juniper.
As 30 e as 60 são boas para até 5-10 pessoas, ideal para uma casa inteligente.
Até novas já têm aspeto de velhas.
Quem leu Fortnite no título?
Estava a pensar em escrever isso hahahahaha
Custo “zero” = Pfsense + computador mais velhote (AES-NI) + 8GB + dual ethernet + SNORT + pfblocker e a vida sorri
Nem mais, acho que suricata com hyperscan consegue ser mais eficiente.
Se fores para o OpnSense tens agora o ZenArmor, não sei se há equivalente no PfSense.
Mesmo que compres equipamento novo, uma mini itx, com uma placa Pcie com duas ou quad nic intel consegue sempre ter um preço equivalente com performance superior.
E se fores para o “prosumer”, tens mikrotic, unifi, etc, faz me confusão os preços destes “routers” empresariais, fora o licenciamento.
Já sou utilizador há mais anos do que do me consigo lembrar do Pfsense (pessoal e profissional), logo vou manter-me por aqui. Snort porque sim. Pfblocker porque complementa/muscula um pouco mais. Opnsense foi/é controverso, foi um fork do Pfsense com algum drama. Suricata é também um fork do Snort. Acho que sou mesmo demasiado conservador… Há bom material em segunda mão no Ebay (vejo apenas vendedores europeus) com Xeons (atenção ao AES-NI) por bons preços (+/- 100-120 euros), mas é preciso, às vezes, ter paciência na procura.
Acho que por vezes nem é a questão de ser conversador, não há tempo para estudar e testar tudo.
O Suricata é muito eficiente especialmente com o HyperScan que usa o SSE do cpu para fazer REGEX, além de ter capacidade para MultiThread, o Snort acho que é um bocado diferente, não sei se faz multithread tão bem.
O que gosto do Snort é o caching para HTTP, é facil de fazer plugins, tem o LFUDA (coisa que não existe no Nginx).
Acho que o importante mesmo é ter PfSense/OpnSense, sem duvida melhor que qualquer caixa que se possa arranjar e uma excelente alternativa se não for melhor que os equipamentos ditos “empresariais” a um preço convidativo com performance e funcionalidades muito superiores, mesmo com subscrições da ETPRO ou de suporte da propria NetGate/OpnSense.
Ao menos não é um router do ISP ou algo “profissional” que deixa de ter actualizações quando querem empurrar um modelo novo.
pfsense é simpatico mas não vale a pena o esforço, usei muito isso no passado quando era miudo e tive hubs DC++, newsgroups ou servers donkey, já lá vão umas decadas desde que tenho tempo e paciencia para manter configurar e manter um pfsense em casa, hoje em dia largo a nota e relaxo.
Sem custos de licenciamento? Como assim?
Licenças das features de segurança são à parte.
A Netgate é a empresa que desenhou a plataforma Pfsense, baseada em BSD (opensource).
Em modo quase telegráfico, a firewall Pfsense (https://www.pfsense.org/) está disponível em duas modalidades:
– a versão com custos, em princípio para instituições e empresas, em que se compra um equipamento físico (https://www.pfsense.org/products/), com o software Pfsense; tem depois licenças de acordo com as necessidades e perfil da empresa
– a versão “community edition” (https://www.pfsense.org/download/), em que o utilizador pode fazer o download do ISO e instalar em qualquer computador, sem custos (dedicado – pode ser o tal computador velhote com CPU AES-NI e dual ethernet); no download, escolher a opção AMD64 para CPUs Intel ou AMD
Procura no Youtube, tens muito vídeos de instalação e configuração desta firewall.