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Ford C-MAX Solar Energi, um carro híbrido solar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Rafael says:

    Excelente! 😀

  2. irlm says:

    Está aqui um automóvel interessante em ter em conta, como posso compra-lo? 🙂

  3. cc says:

    A proxima inovação vai ser adicionar pás e recarregar a bateria com ajuda do vento que o carro produz ao se deslcoar. Mais tarde são colocados pedais extra para os passageiros poderem produzir corrente eléctrica para ajudar a carregar ainda mais a bateria.

    Grão a grão enche a galinha o papo

    • João MS says:

      Não dês ideias às entidades patronais. Qualquer dia temos todos uns pedias de baixo das secretárias para produzir energia enquanto trabalhamos xD.

    • Vítor M. says:

      Não entremos por aí, mas por exemplo, cada vez mais se usa as travagens para recarregar tirando partido da energia cinética. Porque não usar, por exemplo, a força do vento para, nalgum ponto do veículo, tirar partido da energia eólica? Nunca se sabe e aí sim, grão a grão 😉

      • Pedro H. says:

        Concordo. Nas entradas de ar para o motor, poderiam existir hélices.
        Mesmo a construção da carroçaria, que por sí só é aerodinâmica, poderia existir o conceito de “windtraps” ( refª ao Dune ) para captar o vento e rodar hélices ao mesmo tempo que não compromete o aerodinamismo do veículo.

        • VaGNaroK says:

          Na verdade acho que seria melhor um sistema que aproveita a própria rotação das rodas para gerar energia auxiliar… Como acontece atualmente nos carros com combustível fóssil que utiliza da rotação do motor para girar um alternador. Imagina um carro desses com que já anda muitos quilômetros com painéis solares no teto e ainda com um sistema de aproveitamento da rotação das rodas?

          • ZiLOG says:

            Na verdade se arranjassem uns imãs que fizessem um gerador trabalhar sozinho com a força magnética dos imãs, ganhavam mais com isso… os imãs não se gastam e trabalham de dia e de noite, haja vento ou não… não sei porque complicam as coisas.

          • Diogo says:

            Complicam porque industria das gasolineiras movimenta milhares de milhões por ano… Eles não se podem dar ao luxo de perder isso…. Lembro me que quando aparecerem carros eletricos houve uma guerra devido a isso hehe…

  4. Coriola says:

    “…Este protótipo enverga um sistema de proporção híbrido…” Deveria ser “propulsão”.

  5. censo says:

    Estes veículos são todos uma treta. Enquanto houver petróleo e respectivos lobbys, isto não passa de treta. Isto é areia para os olhos. A tecnologia para por um veiculo a andar, com reduzidos custos energéticos e ambientais, mantendo todas as características de performance, já existe há muito tempo. Infelizmente o petróleo e os interesses aqui instalados, existem há mais… Não será a nossa geração a assistir à verdadeira revolução. Mas inevitavelmente irá acontecer.

  6. Ricardo says:

    “uma autonomia até 1.000 km, incluindo 34 km em modo eléctrico directo das baterias”… Isto significa que APENAS faz 34 km sem o uso de combustíveis fósseis? Percebi bem?…

    • João C. says:

      E não vem vem escrito em lado nenhum que daqui a meia dúzia de anos tens que dar sete ou oito mil euros por um conjunto de baterias novo, que é mais ou menos o que se passa com os modelos actuais, eléctricos e híbridos.

  7. MR says:

    Vitor M. Sei que não podem reportar tudo o que acontece em todo o mundo mas bem mais importante que este carro e os seus 3 painéis microscópicos que afinal não carregam nada de jeito sem o concentrador foi o Encontro Nacional de Veículos Eléctricos 2015 – Lisboa que ocorreu dias 13 e 14 que passaram e onde estiveram presentes dezenas de marcas e centenas de veículos eléctricos. Uma pena mesmo não terem colocado um artigo sobre isso. Se quiserem conteúdo para o artigo procurem aqui: https://www.facebook.com/events/436256106529077/465551913599496/

  8. luis rocha says:

    Está de parabéns, à FORD! 🙂

  9. Tiago says:

    Qual é mesmo a relevância desta notícia? Isto não é novidade nenhuma…
    Aliás, se virem a data do vídeo que publicaram, vêem que isto já tem 1 ano e meio. O.o

    • Vítor M. says:

      Novidade é, e está na moda. Aliás, o conceito cada vez tem mais força. O vídeo explica um dos conceitos, hoje mais desenvolvido, contudo, este tipo veículo está a tornar-se mais popular, está a ter mais aceitação e quem nos dera que em 10 anos possamos ter muitos nas nossas estradas.

      Já agora, não sendo novidade, quantos tens visto por aí?

      • Tiago says:

        Mas de que conceito falas? Do painel solar no tejadilho? Do motor a combustão combinado com o motor elétrico? Seja qual for, não há aqui qualquer fator novidade.
        Em 2009, nos fins da Era Sócrates, já o Nissan Leaf era visto como o futuro. 100% elétrico, muito mais barato do que qualquer uma dessas palermices híbridas e, sabes bem, praticamente não há nenhum. São algumas dezenas apenas.
        Respondendo à tua pergunta, ainda não vi nenhum, essas aberrações nem sequer estão à venda. O que está à venda são carros elétricos e eram esses que mereciam destaque. Agora, um carro que anda 34km em modo elétrico? LOL

  10. Kendimen says:

    Bom artigo!

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