Ford C-MAX Solar Energi, um carro híbrido solar
O C-Max Solar Energi é o primeiro veículo híbrido ligado a painéis solares, que carrega as suas baterias sem necessidade de utilizar a rede eléctrica.
A Ford apresentou-o no Salão de Tecnologia CES Consumer Electronic Show em Las Vegas. Este protótipo enverga um sistema de propulsão híbrido que poderá ser o futuro dos veículos que veremos nas nossas estradas.
Não podemos esquecer que este será o futuro, os veículos movidos a energia limpa, solar, deixarão um dia na história os combustíveis fósseis. A Ford está já a trabalhar também para essa página da história com o lançamento deste produto em cooperação com a empresa californiana SunPower. Esta empresa fabrica painéis solares de alta eficiência e coopera por sua vez com o Instituto de Tecnologia da Georgia, que desenvolveu um inovador concentrador de luz.
Para que serve um concentrador de luz?
Como teremos possibilidade de ver no vídeo demonstrativo, todos os dias a superfície do planeta terra é atingido por cento e setenta e quatro petawatts de energia solar - o equivalente à energia de quase 200 milhões de Barragens do Alqueva. No entanto, nós aproveitamos apenas uma fracção desta fonte de energia limpa e "livre".
Os painéis só por si não têm a capacidade de recarregar a 100% as baterias do carro, mas, estando debaixo de uma estrutura denominada de concentrador de luz. O aproveitamento do sol seria sempre muito maior, pois este concentrador não é mais que uma lente que concentra toda a luz captada para os painéis do veículo e que se mexe, ou mexe o veículo, à medida que o sol se mexe. Claro que seria uma estrutura que seria implementada quando o carro estivesse, por exemplo, estacionado no parque enquanto está no trabalho ou quando está nas compras, podendo aproveitar mais do sol nesse período.
Esta lente segue o movimento do sol de leste a oeste para maximizar a geração de energia, que direccional a luz para as células solares e amplia oito vezes o seu impacto. Este aproveitamento é equivalente a um carregamento da bateria (8 kW) de energia de 4 horas.
Mas só a luz solar chega para alimentar o C-Max no dia a dia?
A Ford calcula que em 75% das rotas que levam um condutor médio podem ser feitas com a energia que os painéis solares fornecem a um veículo híbrido como o C-Max Energi Solar.
Com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi pode oferecer uma autonomia até 1.000 km, incluindo 34 km em modo eléctrico directo das baterias.
Este é mais um passo na indústria automóvel, que tem tentado, em modo envergonhado, desafiar o poder dos grandes bastiões petrolíferos que dominam esta indústria. Será que iremos ver dentro de uma década as nossas estradas limpas de veículos movidos a energia fóssil?
Este artigo tem mais de um ano
Excelente! 😀
Está aqui um automóvel interessante em ter em conta, como posso compra-lo? 🙂
Em breve 😉 a Ford tem planos para o lançar em breve!
A proxima inovação vai ser adicionar pás e recarregar a bateria com ajuda do vento que o carro produz ao se deslcoar. Mais tarde são colocados pedais extra para os passageiros poderem produzir corrente eléctrica para ajudar a carregar ainda mais a bateria.
Grão a grão enche a galinha o papo
Não dês ideias às entidades patronais. Qualquer dia temos todos uns pedias de baixo das secretárias para produzir energia enquanto trabalhamos xD.
Não entremos por aí, mas por exemplo, cada vez mais se usa as travagens para recarregar tirando partido da energia cinética. Porque não usar, por exemplo, a força do vento para, nalgum ponto do veículo, tirar partido da energia eólica? Nunca se sabe e aí sim, grão a grão 😉
Concordo. Nas entradas de ar para o motor, poderiam existir hélices.
Mesmo a construção da carroçaria, que por sí só é aerodinâmica, poderia existir o conceito de “windtraps” ( refª ao Dune ) para captar o vento e rodar hélices ao mesmo tempo que não compromete o aerodinamismo do veículo.
Na verdade acho que seria melhor um sistema que aproveita a própria rotação das rodas para gerar energia auxiliar… Como acontece atualmente nos carros com combustível fóssil que utiliza da rotação do motor para girar um alternador. Imagina um carro desses com que já anda muitos quilômetros com painéis solares no teto e ainda com um sistema de aproveitamento da rotação das rodas?
Na verdade se arranjassem uns imãs que fizessem um gerador trabalhar sozinho com a força magnética dos imãs, ganhavam mais com isso… os imãs não se gastam e trabalham de dia e de noite, haja vento ou não… não sei porque complicam as coisas.
Complicam porque industria das gasolineiras movimenta milhares de milhões por ano… Eles não se podem dar ao luxo de perder isso…. Lembro me que quando aparecerem carros eletricos houve uma guerra devido a isso hehe…
“…Este protótipo enverga um sistema de proporção híbrido…” Deveria ser “propulsão”.
Devia e é, o corrector do Safari é que tem a mania 🙂 Obrigado pelo reparo.
[veneno_on]
Browsers de fraca qualidade em sistemas operativos de segunda…
[veneno_off]
😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀
As opiniões são como…. como é mesmo o resto? 😀 😀 😀 que cada um tem uma!!!!
Estes veículos são todos uma treta. Enquanto houver petróleo e respectivos lobbys, isto não passa de treta. Isto é areia para os olhos. A tecnologia para por um veiculo a andar, com reduzidos custos energéticos e ambientais, mantendo todas as características de performance, já existe há muito tempo. Infelizmente o petróleo e os interesses aqui instalados, existem há mais… Não será a nossa geração a assistir à verdadeira revolução. Mas inevitavelmente irá acontecer.
+1 tao verdade
“uma autonomia até 1.000 km, incluindo 34 km em modo eléctrico directo das baterias”… Isto significa que APENAS faz 34 km sem o uso de combustíveis fósseis? Percebi bem?…
E não vem vem escrito em lado nenhum que daqui a meia dúzia de anos tens que dar sete ou oito mil euros por um conjunto de baterias novo, que é mais ou menos o que se passa com os modelos actuais, eléctricos e híbridos.
Vitor M. Sei que não podem reportar tudo o que acontece em todo o mundo mas bem mais importante que este carro e os seus 3 painéis microscópicos que afinal não carregam nada de jeito sem o concentrador foi o Encontro Nacional de Veículos Eléctricos 2015 – Lisboa que ocorreu dias 13 e 14 que passaram e onde estiveram presentes dezenas de marcas e centenas de veículos eléctricos. Uma pena mesmo não terem colocado um artigo sobre isso. Se quiserem conteúdo para o artigo procurem aqui: https://www.facebook.com/events/436256106529077/465551913599496/
Gostava de ter tido essa informação. Se não nos chega não conseguimos publicar, ainda por cima, adoramos este tipo de tecnologias.
Obrigado pela partilha.
Está de parabéns, à FORD! 🙂
Qual é mesmo a relevância desta notícia? Isto não é novidade nenhuma…
Aliás, se virem a data do vídeo que publicaram, vêem que isto já tem 1 ano e meio. O.o
Novidade é, e está na moda. Aliás, o conceito cada vez tem mais força. O vídeo explica um dos conceitos, hoje mais desenvolvido, contudo, este tipo veículo está a tornar-se mais popular, está a ter mais aceitação e quem nos dera que em 10 anos possamos ter muitos nas nossas estradas.
Já agora, não sendo novidade, quantos tens visto por aí?
Mas de que conceito falas? Do painel solar no tejadilho? Do motor a combustão combinado com o motor elétrico? Seja qual for, não há aqui qualquer fator novidade.
Em 2009, nos fins da Era Sócrates, já o Nissan Leaf era visto como o futuro. 100% elétrico, muito mais barato do que qualquer uma dessas palermices híbridas e, sabes bem, praticamente não há nenhum. São algumas dezenas apenas.
Respondendo à tua pergunta, ainda não vi nenhum, essas aberrações nem sequer estão à venda. O que está à venda são carros elétricos e eram esses que mereciam destaque. Agora, um carro que anda 34km em modo elétrico? LOL
Este veículo foi apresentado este ano e encontra-se em fase protótipo e poderá chegar ao mercado em breve. O resto…. sãos os teus argumentos. Alguns concordo, outros não.
Bom artigo!