Firefox já tem integração com Oculus Rift nas versões Nightly
O futuro da Internet e das interfaces está a ficar bem claro nos últimos meses. O surgimento diversos projectos de realidade virtual, que culminaram recentemente com a apresentação do HoloLens pela Microsoft, mostram que esta tecnologia será rapidamente integrada e oferecida aos utilizadores.
São diversas as áreas onde pode ser aplicada e em particular dentro da própria Internet. A Mozilla não quer ficar para trás e por isso as versões de testes do Firefox já incorporam uma integração com a realidade virtual.
Os trabalhos da Mozilla no campo da realidade virtual não é recente e já há algum tempo que existe uma versão separada do Firefox dedicada a esta nova tecnologia.
Mas como era uma versão separada e dedicada apenas a esta tecnologia acabava por não ter acesso directo a muitas das novidades, que muitas vezes seriam necessárias para complementar os desenvolvimentos de aplicações.
Para tornar a compatibilidade de versões e para dar a todos os que usam esta integração entre o Firefox e os óculos de realidade virtual a Mozilla resolveu agora incorporar todos os elementos dedicados a esta tecnologia na sua versão Nightly.
Esta nova versão pode agora ser usada directamente por todos os que criam aplicações de VR e que trabalham directamente na integração
Com a inclusão desta nova funcionalidade fica também mais simples à Mozilla testar esta incorporação e os desenvolvimentos feitos, por estas versões de testes estarem mais abertas a todos os utilizadores.
É ainda vontade da Mozilla alargar este suporte a outras plataformas e criar uma interface mais simples para a criação de aplicações baseadas em realidade virtual. Os seus próximos "alvos" são o Linux e o Android.
Todos os que quiserem testar esta nova integração apenas precisam de instalar a versão Nightly do Firefox e depois o ad-on WebVR Oculus Rift Enabler que pode ser obtido no Mozvr, a página dedicada à realidade virtual da Mozilla.
Este add-on irá dar acesso a todas as bibliotecas necessárias para a integração directa entre o Firefox e os Oculus Rift.
Esta integração abre ainda a porta a outras integrações que se esperam vir a acontecer entre o Firefox e outros equipamentos de realidade virtual.
Fica assim mais simples e mais próxima a integração e produção de conteúdos com o Google Cardboard, por exemplo.
Este artigo tem mais de um ano
Não faço mais pequena ideia de como é ver através de um oculus, mas se for ao estilo oculos 3D dispenso.
Acho que é um desperdício de tempo gastar tempo com isso quando o electrolisys, a aceleração por hardware por completo e o porte para GTK3 são muito mais importantes.
Eu continuo fiel á mozilla porque para alem de ter extensões muito mais capazes que as do Chromium, não estou a suportar companhias que fazem jogo sujo, mas há que reconhecer que ás vezes não seguem os melhores caminhos.