Pplware

EUA: Ministério da Defesa deixou de usar disquetes para controlar armas nucleares

Em 2016, o Ministério da Defesa dos EUA foi notícia por ainda recorrer a disquetes e computadores dos anos 70 para controlar os seus mísseis nucleares intercontinentais, bombardeiros nucleares e aviões de reabastecimento aéreo!

Contudo, tal cenário sofreu agora uma mudança drástica. As disquetes foram substituídas por discos modernos com alta segurança.


O uso de tecnologia arcaica para controlar equipamentos sensíveis não é de agora. Já sabíamos que existem tarefas, em determinados serviços, que não evoluíram para as mais modernas tecnologias. Em tempos foi dado a conhecer que no Aeroporto de Orly, França, o sistema DECOR ainda corre com o Windows 3.1, em pleno século 21.

Os Estados Unidos da América nesse aspeto também tinham as suas peculiaridades. Até há bem pouco tempo, esta potência mundial recorria a disquetes e computadores dos anos 70 para controlar os seus mísseis nucleares intercontinentais, bombardeiros nucleares e aviões de reabastecimento aéreo!

Segundo a imprensa local, a entidade responsável por estes terminais – Strategic Automated Command and Control System (SACCS) – resolveu abandonar o uso de disquetes que davam tanto que falar. A transição foi feita para discos com uma vertente muito forte de segurança. Estes serão agora usados para as centrais comunicarem entre si e com os operacionais no terreno.

Os equipamentos das Agências Federais estavam de tal forma ultrapassados que já não há suporte quer para o software que utilizam, quer para o hardware existente. Há disquetes que estavam em utilização em computadores IBM series/1, colocados em 1970.

Apesar disso, havia um benefício bizarro na segurança destes sistemas. Um sistema novo, mais moderno, pode ter falhas de segurança que exponham o sistema a ataques. Contudo, um sistema antigo está isolado pela sua própria idade. Assim, será difícil a um potencial hacker comprometer o hardware que nada faz sem as disquetes.

Mesmo com esta clara vantagem, os EUA decidiram adotar tecnologia mais recente. Sendo um sistema bastante sensível, a segurança será um elemento crucial.

Conheça a História do Armazenamento Digital, onde se incluem as disquetes

Exit mobile version