Pplware

Enviar humanos para Marte é uma “ilusão perigosa” de Elon Musk, diz astrónomo

Elon Musk não esconde a vontade que tem de enviar humanos para Marte, de forma a estabelecer uma colónia de terráqueos num planeta aparentemente mais saudável do a Terra. No entanto, um astrónomo considera que essa ambição não passa de uma “perigosa ilusão”.

Aliás, um estudo conduzido pela NASA e publicado em 2018 rejeitou as hipóteses de ser possível viver em Marte, com a tecnologia disponível atualmente.


“Viver em Marte não é melhor do que viver na extremidade do Monte Evereste”

A Elon Musk pode ser atribuído o cognome de O sonhador, porque efetivamente ambiciona proezas que parecem impossíveis. Exemplo disso é a vontade que demonstra em enviar uma pessoa para Marte, em três anos, e, num horizonte bem mais longo, construir uma cidade autossustentável em Marte.

Embora Elon Musk tenha o objetivo traçado e a SpaceX tenha usado a superfície marciana terraformada até em jeito de publicidade, um estudo levado a cabo pela NASA, publicado em 2018, rejeitou estes planos e carimbou-os como impossíveis, com a tecnologia atual.

Nesse sentido, Lord Martin Rees, astrónomo real britânico desde 1995, também não vê os planos de Elon Musk como concretizáveis. Durante a World Government Summit, um evento anual que reúne líderes do governo no Dubai, revelou que a ideia é, na sua opinião, uma “ilusão perigosa”.

A ideia de Elon Musk ter um milhão de pessoas a instalar-se em Marte é uma ilusão perigosa. Viver em Marte não é melhor do que viver no Polo Sul ou na extremidade do Monte Evereste.

Manifestou Martin Rees.

Ambição de Elon Musk questionada por astrónomos

O astrónomo real britânico não foi o único a questionar as ambições de Elon Musk. Ao lado de Martin Rees estava o astrofísico Neil deGrasse Tyson que acrescentou que enviar humanos para Marte é um propósito “irrealista”.

Enviar mil milhões de pessoas para outro planeta para as ajudar a sobreviver a uma catástrofe na Terra parece irrealista. Se quiser chamar casa a Marte, é preciso terraformar Marte, transformá-lo em Terra.

Disse Neil deGrasse Tyson.

Efetivamente, terraformar Marte faz parte dos planos de Elon Musk, antes de enviar os humanos. Contudo, Tyson considera que é “muito mais fácil fazer com que a Terra volte a ser Terra do que terraformar Marte.”

A única razão para os humanos irem para o espaço seria pela aventura. Viver em Marte não vai ser fácil. Marte tem um ambiente hostil.

Disse Martin Rees.

Apesar das opiniões, Tyson considera que a exploração do espaço é, hoje, uma inspiração para os mais jovens e, por isso, é uma área que precisa de ser apoiada.

 

Leia também:

Exit mobile version