Drones com visão de insecto
Uma equipa de investigadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes do Intituto Federal de Tecnologia Suíço estão a desenvolver um conjunto de minúsculos sensores electrónicos para drones baseados nos olhos dos insectos.
Uma das características marcantes dos insectos são os seus olhos e a sua capacidade de visão e reacção. Com base nestas característica, estão a ser criadas micro-câmaras para serem instaladas em pequenos drones de vigilância.
De uma forma mais clara, os insectos não são capazes de gerar uma alta resolução espacial então, para se defenderem, agem rapidamente a mudanças de luz reflectida ou a movimentos que surgem no seu campo de visão. A nova câmara será capaz de reagir quase da mesma forma.
A câmara é constituída por uma lente em cima de três fotodetectores electrónicos triangulares. Ao medir a velocidade com que os objectos surgem, o drone será capaz de medir a sua velocidade e direcção. O sensor mede 2 milímetros cúbicos e pesa apenas 2 miligramas. Além do mais, será capaz de detectar movimento três vezes mais rápido do que uma mosca doméstica.
Relativamente à sensibilidade à luminosidade, este sensor irá conseguir funcionar tanto em iluminação interior como em exterior com luz solar.
Esta capacidade de reacção será levada aos drones num ângulo de 360º graças a uma fita de visão, uma fita onde todos estes pequenos sensores estarão colocados, com o objectivo de englobar toda a área de possíveis ataques.
Se nesta fase o produto está a ser desenvolvido para drones, a verdade é que poderá ser aplicado a outros objectos, como robôs, máquinas industriais e até mesmo móveis ou outros objectos do dia-a-dia.
Este artigo tem mais de um ano
Adoro estas noticias