Denon AVR-4520, receptor digital «crème de la crème»
Com a chegada do mês de Dezembro são muitas as marcas que preparam o lançamento de novos produtos e a Denon é o exemplo claro disso mesmo. Depois de nos ter contemplado com os primeiros receptores vídeo ultra-HD 4K, eis que chega a hora de nos apresentar um novo receptor topo de gama: o Denon AVR-4520.
Em resumidas palavras, trata-se de um potente receptor digital com funcionalidades de cinema-em-casa que inclui suporte ao sistema 9.2 canais, também com capacidade de processamento de vídeo de ultra alta-resolução 4K, isto é, até quatro vezes mais resolução de Full HD e, pela primeira vez, um hub de rede com 4 portas para acesso ilimitado a conteúdos digitais. Uma grande aposta, de facto, por parte da marca.
Aparentemente a Denon não se poupou a esforços aquando do desenvolvimento deste equipamento, tentando não só trazer todo o tipo de tecnologia dos dias de hoje como também estando pensada, e incorporada, tecnologia para o dia de amanhã.
O dispositivo suporta inúmeros formatos de áudio digital e processamento de vídeo 4K, possuindo 9 canais de amplificação e igual qualidade com 190 Watts cada, um processamento de 11.2 canais, ligações digitais para iPod/iPhone, entrada para gira-discos e um total de sete entradas HDMI com sinal 4K, uma delas no painel frontal.
Nada foi deixado ao acaso, e a Denon apostou forte na tecnologia áudio multicanal ao dar suporte a Dolby TrueHD, Dolby Digital+ e DTS-HD Master Audio, podendo ainda processar, para maior flexibilidade, Audyssey DSX e Dolby ProLogic IIz. Existe ainda a compatibilidade com o Apple Air Play, que permite reproduzir bibliotecas de músicas iTunes em dispositivos portáteis ou em computadores (PC ou Macintosh).
Sendo o vídeo 4K o passo lógico e seguinte no que toca ao tipo de vídeo de alta qualidade e resolução, o AVR-4520 está preparado para ele mesmo oferecendo quatro tipos de funcionalidade no que diz respeito a vídeo 4K:
- Comutação entre fontes 4K;
- Passagem de sinal (tecnologia 3D pass-through) 4K através da interface HDMI;
- Interface gráfica de controlo (GUI) em resolução 4K;
- Sobreamostragem de qualquer sinal de vídeo até vídeo 4K. Ou seja, a capacidade de transformar os filmes que possui em DVD e Blu-ray em filmes de ultra alta-resolução.
Este receptor vem acompanhado também da tecnologia Audyssey MultEQ XT32 que basicamente permite uma correcção do som com mais de dez mil pontos de controlo individuais e que analisam as características da sala e adaptam o som de acordo com o espaço circundante.
Como mencionado anteriormente, com o AVR-4520 poderemos integrar dispositivos Apple (iPod, iPhone e iPad), incluindo suporte para reprodução de música sem fios com tecnologia AirPlay e compatibilidade com a norma DLNA 1.5 para reprodução a partir de servidores multimédia e equipamentos de electrónica de consumo compatíveis.
Ao nível de capacidades de rede são suportados vários serviços via Internet como webradio, Last.fm e Flickr, com a possibilidade de também ser capaz de reproduzir música em diversos formatos de ficheiro, incluindo o novo formato digital de alta qualidade FLAC HD.
Por último, mas não menos importante chega o custo de toda esta tecnologia. Não se assustem. O valor do AVR-5420 passa por uns generosos €2.999, mas com todas estas características não poderíamos contar com outra coisa...a tecnologia tem o seu custo!
Homepage: Denon
Este artigo tem mais de um ano
quando ganhar o euromilhões vou ver se me lembro de comprar tal aparelho até lá…. 🙂
Overpowered.
Só para quem compre uma TV 4K o que por si só é estupidez porque não há sequer conteudo para ela.