Chegou o ChirpStack 4: Um servidor open-source para LoRaWAN
A plataforma ChirpStack é open-source e é direcionada para o LoRaWAN. Recentemente foi lançada a versão 4 que traz várias novidades. Vamos conhecê-las.
Com o "novo" conceito de Internet das Coisas, apareceram no mundo digital várias plataformas interessantes para registo e tratamento de dados. Por exemplo, uma das mais populares é a ubidots, onde podemos visualizar de forma simples e intuitiva a informação de sensores ligados a dispositivos IoT na nossa rede. Recentemente foi lançada uma nova versão da plataforma/servidor ChirpStack.
Os principais componentes do servidor são:
- Gateway Bridge: bridge entre o Packet Forwarder instalado na estação base (gateway) e a estrutura do servidor LoRaWAN;
- Servidor de Rede: Servidor que processa mensagens ao nível da rede
- Servidor aplicacional: Um servidor que oferece operação ao nível da rede e que permite a integração com plataformas de terceiros
Além destes componentes, o ChirpStack vem ainda com o:
- MQTT Broker Mosquitto - Para mensagens internas entre os componentes do servidor;
- Base de dados Redis;
- Base de dados PostgreSQL;
ChirpStack v4 - Conheçam todas as novidades...
Com o novo ChirpStack 4, passa a ser mais simples configurar o servidor comparativamente a versões anteriores. Uma das grandes novidades é que o ChirpStack Network Server e o ChirpStack Application Server passaram a ser um único componente.
Com o ChirpStack v4 passa também a existir suporte para:
- Multi-region
- Novo modelo de API (Rest interface foi removida, passando agora a estar disponível a API gRPC)
- Métricas dos dispositivos passam a estar na dashboard
- E muito mais... ver aqui
Com uma interface Web bastante amigável e simples de trabalhar, a plataforma ChirpStack permite o registo de gateways Lora, a visualização de dados, o registo de utilizadores para autenticação na plataforma, suporte para dispositivos classe A, B e C, etc.
Este artigo tem mais de um ano