Blackphone: O telefone seguro está disponível para encomenda
As questões associadas às escutas e recolha de informação que a NSA fez, vieram despertar os utilizadores da Internet e de outros serviços para a fragilidade com que os seus dados são guardados e transmitidos. Ficou claro que as questões de privacidade, que todos tínhamos como garantida, afinal estão presentes e que podem facilmente ser ultrapassadas.
Estes problemas e esta consciencialização vieram criar a necessidade para equipamentos mais seguros e mais capazes de nos garantir o anonimato.
É neste espaço que o Blackphone surge. Este smartphone foi finalmente apresentado publicamente, no WMC, e está agora disponível para pré-encomenda.
O surgimento do Blackphone vem da união entre duas empresas. A Silent Circle, uma empresa especializada em comunicações cifradas, e a Geeksphone, uma empresa Espanhola que se dedica a construir smartphones, maioritariamente assentes em FirefoxOS.
Na sua criação foi tomada como ideia base que a privacidade e o controlo dos dados dos utilizadores são essenciais e devem ser preservados, evitando que estes sejam transmitidos para terceiros, de forma legal ou não.
O Blackphone garante aos utilizadores não apenas o anonimato necessário, quando estão na Internet a navegar, mas ao mesmo tempo consegue garantir a segurança dos dados dentro dos próprios equipamentos.
Este smartphone inclui uma combinação única entre um sistema operativo e um conjunto de aplicações desenhadas para garantirem a máxima segurança dos dados dos utilizadores.
A base do sistema operativo é o Android, mas este SO foi trabalhado para que exclua todas as funcionalidade que permitiram o fácil rastreio dos utilizadores. Tem ainda associadas algumas aplicações já disponíveis publicamente, mas com uma camada adicional onde foram colocadas algumas aplicações exclusivas e dedicadas ao Blackphone.
O hardware que dá suporte ao Blackphone não é de topo de gama, mas consegue ombrear com muitos equipamentos que estão no mercado, quer das gamas médias e/ou altas.
Podemos encontrar dentro do Blackphone um processador quad-core SoC de 2GHz, um ecrã de 4.7″ HD IPS, suporte para LTE e HSPA+, 2GB DDR3 de RAM, 16GB de armazenamento.
As câmaras fotográficas são de 8MP, com flash, na traseira e 1.3MP na frontal. Conta ainda com conectividade Bluetooth 4.0, 802.11n WiFi e GPS.
Algumas destas especificações podem ser alteradas durante o corrente ano, ainda antes do Blackphone ser enviado para os seus compradores.
Preços
Uma das maiores incógnitas que ficaram por esclarecer, quando o Blackphone foi apresentado foi o seu preço. Não apenas o do hardware, mas também o dos serviços que estão associados e que este necessita para garantir a anonimização e a segurança.
Com a sua apresentação no World Mobile Congress esta questão ficou esclarecida. O Blackphone está para pré-reserva por 629 dólares, aos quais acresce o transporte e outros impostos.
De notar que o valor do pacote que acompanha o Blackphone está estimado em 1500 dólares.
O envio das unidades encomendadas do Blackphone será iniciado e Abril deste ano e, sendo uma estratégia da empresa que o constrói, este dispositivo não irá estar associado a qualquer operadora.
Esta é uma excelente alternativa para todos os que pretendem garantir uma camada de segurança adicional aos seus dados e aos seus smartphones.
Homepage: Blackphone
Este artigo tem mais de um ano
Até é barato, nós é que ganhamos pouco.
O hardware não é topo de gama? O que falta ser topo de gama ter o mesmo hardware mas ser iphone ou samsung?
Ahahaha… Android… no more comments…
Vais fundamentar esse comentário ou só te apeteceu dizer mal do Android?
Desculpe? Falar mal? Não estou a compreender!
http://arstechnica.com/security/2014/02/e-z-2-use-attack-code-exploits-critical-bug-in-majority-of-android-phones/
Ahahahaha… Android * segurança = 0
Porquê que não colocas as faltas de segurança do iOS? Ficaram pelo caminho?
Onde é que está?
Por cada falha do iOS, tens para aí 300 no Android!
Então se formos a considerar que “core” só é atualizado de ano a ano, e práticamente ninguém recebe os updates, e quem recebe, só recebe durante 18 meses…
Ahahahah, deves ser o melhor amigo do Eric Schmidt.
Em vez de falares pelo traseiro coloca uma fonte onde diga que o Android tem assim tantas falhas do sistema quando comparado com o iOS.
Tu é que devias ser o melhor amigo do Steve Jobs que eu não sou amigo de nenhum deles.
Nelson, Olha mais outra, num curto espaço de tempo 🙂 LOL
http://thehackernews.com/2014/02/new-apple-vulnerability-allows.html
Nem de propósito.
http://gizmodo.com/why-apples-huge-security-flaw-is-so-scary-1529041062
:OOOOOOOOOOOO
Alerta Fan Boy! Please a Apple trabalha o iOS para meia dúzia de dispositivos e mesmo assim com graves falhas… Nem compares.
Exactamente. Vamos levar a coisa para os carros para não haver mais discussão:
A marca X faz e sempre fez peças para Mercedes, unicamente Mercedes e nada mais que Mercedes, conhece o sistema por dentro e por fora, e será sempre assim. Resultado: 5% de peças com defeito.
A marca Y faz peças para todas as marcas europeias. Resultado: 15% de peças defeituosas.
Quem merece mais respeito? a marca Y, por mesmo criando peças para empresas diferentes, com componentes diferentes, com especificações que só lembra ao Diabo, ainda assim a taxa de defeitos é pequena.
A marca X, deveria era ter mais vergonha e tento na língua quando criticar a Y, porque tem por obrigação fazer melhores peças porque toda a vida fizeram “aquilo”.
Não sei se me fiz entender ?!?!?!
+1
Sim, tinha uma falha de segurança que foi corrigida com o android 4.2, tal como o iOS também já teve falhas de segurança que foram corrigidas.
Nota-se….
http://thehackernews.com/2014/02/apples-ssl-vulnerability-may-allowed.html
OS Android ja esta tudo dito, e mais não ha nada nas barreiras da NSA (estes tem os melhores hackers do mundo eles não são presos trabalham é lá) não queres ser espiado paga a NSA não ha ca mais parlapie, agora smartphone seguro ah! deixa-me rir 1500USD??? os que comprem isso é porque tem algo a esconder ai sim a NSA bomba ai, e os dados no smartphone só são postos o que o utilizador quer por isso o responsavel é o utilizador, o mesmo se passa nos tablets e PCs
Não se percebe nada
Só porque alguém não quer que saibam da sua vida privada não significa que tenha cometido qualquer tipo de infracção ou crime.
“They who would give up essential Liberty, to purchase a little temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety.”
Esta frase é de Benjamin Franklin, um dos fundadores da América. Infelizmente no presente o seu significado cai em ouvidos moucos.
Não vou comentar o resto, mas o preço não é 1500$, é 629, + portes.
Estou a ver aí um problema…
Está protegido e tal e comunicações cifradas… mas… é android… depois o utilizador vai instalar uma carrada de aplicações sabe lá de onde e ficam os buracos abertos!
As i said no more comments… If you don’t know what am i talking about study!
Se não tens nada a dizer, realmente não devias ter comentado de todo. Atirar bitaques ao ar a ver se alguem se queima não tem muito proposito, a menos que te queiras estar a armar em troll.
Bitaques?… “i have no further questions Your Honor.”
Salvo engano a Silent Circle é uma empresa americana, assim não dá para se ter muita confiança na real segurança de seu software…
Haha ja eu acho que esta a pagar a “Blacphone” ou NSA pelo servico proposto. Ridiculo de pensar que possoas vao comprar nao por que tem algo a esconder mais sim por pura paranoia. Ja estou ate vendo saindo reportagem dos ricos com esses aparelhos na primeira capa com direito ao tio Benjamin ao redor do aparelho.
To pensando ate em comprar um so que nao prefiro ficar com o meu Iphone 4 mesmo. Nada contra Android estou ate pensando em ter um Galaxy S4.
Paranoia? Então e se o teu nome for parar a uma lista negra por “engano”?
https://firstlook.org/theintercept/2014/02/14/ongoing-abuse-state-secrets-privilege/)?
Segurança em telecomunicações = utopia.
+1
Exacto! SEGURANÇA ? LOL!
Isto de dizer que é “protect” é uma linha aberta para escutarem e registarem detalhadamente quem tem receio de algo e vai comprar este mobile ou seja aqueles que pensam que estão protegidos são é os mais espiados.
O objetivo desses equipamentos é mesmo esse. Quem os comprar/utilizar, é porque têm algo a esconder.
Todos estas discussões sobre este telefone, para mim, e na minha opinião pessoal, não fazem muito sentido.
O VERDADEIRO telefone seguro já existe há muitos anos. É um telefone comercializado e desenvolvido pela GSMK, na Alemanha. Utiliza tecnologia aberta e protocolos e cifras padrão (como Diffie-Hellman, AES e SHA).
O telefone confirma a identidade do outro telefone (ambos tem que ser, obrigatoriamente “cryptophones”) e aquela identificação é guardada como segura (o que impossibilita ataques de homem no meio).
São caros. Mas para quem realmente está preocupado com a segurança de comunicações móveis e privacidade, são o único telefone em que eu confio (para esquecer soluções seguras de BlackBerry e afins).
Não vejo NADA neste novo “Blackphone” que me faça trocar. Mas compreendo que seja uma alternativa em “mass-production” e mais user-friendly, apesar de achar que estão a tentar ganhar dinheiro com a onda de FUD que anda por aí a circular.
Apenas a minha opinião. Cumprimentos.
Boas, o cryptophone custa cerca de 1500 euros.
mas, um apergunta, para a qual ainda não consegui obter resposta, só se paga o telefone um avez e tem-se o serviço disponível para sempre, ou pelo menos até o telefone durar, ou tem que se pagar algum tipo de mensalidade para o serviço funcionar?
Cumps
É seguro, (dizem eles, lol), não em relação à NSA e afins, mas em relação a ataques mais vulgares e assim. O maior perigo são os atques a nível pessoal. O trabalho que as empresas fazem hoje em dia está presente na maioria dos smartphones dos funcionários. Se a concorrência pusesse as mãos nessa informação, seria complicado… É preciso ter em atenção isso.
Um Android seguro? Hehehe piada do dia 😉
Lol um iPhone seguro? Piada do ano!
Segurança??
Vai vir no novo ubuntu phone…isso é que vai ser uma loucura!!
Todas as aplicações correm isoladas, se por exemplo uma app usa o wireless…deixa de ter permissões para aceder ao filesystem, e vice-versa, nesta situação…ninguém consegue correr código na nossa maquina para roubar por exemplo a nossa lista telefónica, etc, etc, etc…
este ubuntu vai ficar o máximo…vamos la ver é se precisamos de um super processador para correr isto tudo :S
http://www.omgubuntu.co.uk/2014/02/canonical-ubuntu-scopes-technology
Ya ya claro… é tão “seguro” como os outros todos que por aí andam mas tudo bem…
Bom, tenho um Eriksson T28s e um motorola de 1993, se calhar e melhor usarem um destes 🙂
Até que uma equipa da TAO (tailored access operations) interecepta o telefone… e deixa de ser anónimo.