Análise: LG TV 47LX9500 & LG Blu-Ray BX580
Menus e funcionalidades
Esta TV está repleta de tecnologia é capaz de muito. Se ainda não tem um media-center na sala então aqui encontra-se uma óptima solução.
É possível reproduzir vídeo num enormíssimo leque de formatos (incluindo o famoso formato Matroska), visualizar fotos em alta-definição, ouvir música ou até mesmo entreter os mais novos com jogos direccionados a eles.
Os conteúdos podem ser carregados a partir da rede (usando a funcionalidade DLNA) ou com suportes de armazenamento físico USB como disco externo ou pen drive.
Esta TV não vem equipada com Wi-Fi, embora esteja preparada para tal. É possível usar um adaptador USB Wi-Fi e com isso evitar os transtornos dos cabos de rede. Experimentei usar um adaptador da marca Conceptronic e não funcionou. Certamente outras marcas serão compatíveis.
Existem vários perfis de visualização direccionados à luminosidade, cor e som (acessíveis directamente a partir do comando tradicional).
Quanto à luminosidade é possível escolher entre poupança desligada, mínima, média e máxima. Note-se que é a luminosidade que mais interfere no consumo energético. Nos perfis de visualização, os modos existentes são cinema, desporto, jogo e desligado.
A ligação à internet abre um leque de novas possibilidades de utilização da TV. O NetCast permite o uso do AccuWeather (previsão meteorológica), YouTube e Picasa. São serviços bastante úteis para o lazer e mesmo para mostrar rapida e facilmente conteúdos interessantes à família.
Destaco pontos menos bons para o serviço AccuWeather que para Portugal suporta apenas 5 cidades e o serviço YouTube não permite a escolha da qualidade de vídeo… portanto, lá se vai o 1080p do YouTube.
A TDT (Televisão Digital Terrestre H.264/MPEG4) não foi objecto de testes pois ainda não abrange a zona em que me encontro.
Qualidade de imagem
Sendo a superfície da TV de vidro, os reflexos são bastantes e inevitáveis. No entanto isso é compensado pela óptima retro-iluminação do ecrã que é capaz, mesmo de dia e de janelas abertas, reproduzir uma óptima qualidade de imagem mas, no entanto, o reflexo de fontes externas poderá ser um problema para assistir em 3D. O painel IPS, como já referido, é um must have nesta TV e, para quem está habituado aos painéis TN, é deveras impressionante.
Há uma funcionalidade interessantíssima que equipa esta TV: TruMotion (sistema de interpolação de frames). Esta tecnologia, quando activa, dá uma suavidade de movimento impressionante à imagem. Todos nós, nos filmes, detectamos por vezes algumas quebras no movimento, parecendo que não é completamente fluido. Aqui, com o TruMotion, o realismo criado é brutal e dá mesmo a sensação de estar presente na cena. Esta correcção ao movimento funciona mesmo em entradas de vídeo analógicas e é regulável em vários níveis.
No entanto, o TruMotion matou esta TV! Porquê? Simples: dado o processamento a fazer à imagem, mesmo com a opção TruMotion desligada, existe sempre um atraso mínimo de sensivelmente 1/4 de segundo. Em que é que isso se traduz? É impossível jogar nesta TV!!!
Quando me deparei com este problema tive uma tremenda decepção… Experimentei com o HDMI do computador, com a PlayStation 3, com as ligações SCART e RCA e o atraso verificou-se sempre. É impossível dar correctamente uma curva num jogo de carros, disparar com precisão num jogo de tiros ou mesmo usar correctamente o cursor do rato num ambiente de trabalho. Apenas usando a ligação VGA (15 pinos) é que não se verifica qualquer tipo de atraso. Estranho? Bastante mesmo…
Note-se que a versão de firmware foi actualizada. Este é um problema gravíssimo e, se a sua correcção depender de firmware, pois que seja rapidamente corrigido. De outra forma é uma grande desilusão.
Relativamente ao local dimming (já falado acima) por vezes, em movimentos mais bruscos, a qualidade de imagem pode ser afectada pelo atraso de iluminação em determinadas zonas da imagem. No entanto, na maioria dos casos, recomendo o seu uso. Com o local dimming activo, as irregularidades na iluminação da imagem demonstradas abaixo não se verificam, sendo possível reproduzir pretos puros.
Modo de poupança mínimo para o máximo
A TV vem equipada com guias de configuração de cor muito simples e úteis, permitindo assim tirar o maior partido da qualidade deste ecrã.
Relativamente ao ângulo de visão, como já dito acima, o painel IPS proporciona um ângulo máximo quase perpendicular. Perde-se apenas alguma luminosidade tanto maior quanto for o ângulo. No final do vídeo #2 é possível ver as alterações que ocorrem na imagem.
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa análise. Muitos parabéns
analise muito completa, um dia terei uma assim do geero xD
Excelente análise a um pack de produtos fantásticos. Mas grande análise sim senhor.
Sem dúvida que os LED tv’s da LG e, principalmente, da Samsung são os meus preferidos. Mas para quê comprar uma TV em 3D se são necessário oculos para a ver em 3D? Convida-se meia duzia de amigos para ver um filme…não há oculos para todos…conclusão, ok vamos ver o filme em formato standard!!!! Para quê então o investimento, ainda se fosse uma coisa que custasse meia duzia de euros…cada par de oculos custa mais de 100E, se comprarmos 4 pares já dava quase para comprar outra led tv (já me faz lembrar as impressoras que estão quase a ser dadas e os tinteiros custam uma fortuna!!!) Na minha opinião, neste momento, não compensa nada comprar uma tv em 3D quando daqui a meio ano (mais ou menos) vão começar a sair as primeiras 3D com o filtro, que é posto nos oculos, embutido no próprio ecrã. E assim toda a gente que estiver numa sala com este LED 3D vai ver em 3D.
Cump,
Paulo Carvalho
Sem dúvida, concordo com o que disseste. Este sistema de 3D com óculos existe já há bastantes anos, pelo menos há cerca de 15.
Lembro-me de um professor meu, numa aula de Computação Gráfica, mostrar alguma informação e fotos de um sistema 3D testado na UC no final dos anos 90. Haviam 3 óculos, cada um custou 120 contos e eram “calhamaços”. A electrónica evoluiu mas a tecnologia manteve-se.
Isto para dizer que esta tecnologia é apenas uma transição e não vejo este investimento como um investimento a longo prazo. É melhor deixar o pó assentar pois não tardará muito a ver as TVs que referes no mercado.
No entanto, se pudesse, compraria já 🙂
“um botão fluorescente, portanto, brilhante no escuro”
Se isso for verdade não me vou aproximar…
Lendo só o catálogo conclui que esta TV necessita de um adaptador para apanhar a “nossa” TDT. Estou enganado?
Pelas especificações a TV já tem sintonizador MPEG4 (TDT) pelo que não é necessário um adaptador externo. O Hugo é que não tem disponível TDT na zona dele para testar.
Se estiveres a ver um filmena sala escura e ainda não dominares a disposição dos botões sem olhar para o comando, não é ter um botão fluorescente que permite activar a iluminação de todos os botões? Eu acho que sim! 🙂
De resto é tal e qual o moedinha disse. Além disso, a minha antena UHF não é muito recente.
boa review, mas tão cedo não vejo muitas pessoas a comprarem uma tv 3d.
Corrigi um erro na página 2, no tema Qualidade de Imagem, em que o primeiro vídeo desse tema (#3) não existia e o segundo vídeo (#4) estava repetido com o da página 4. Portanto, o primeiro vídeo desse tema (#3) nunca foi visto.
Agora está com a disposição correcta.
Obviamente que não compensa 3D isto é Marketing e tenho pena que o PPWARE se associe comercialmente a isto mesmo, não há outro termo.
Se pesquisarem encontram TV´s com excelente qualidade baratas LCD da Samsung série LE40C650 com leitor media player, ligação à internet, montes de APPS, Menus bem mais bonitos que estes da LG pelo menos a primeira vez.
O mediaplayer lê todos os formatos de vídeo, -mkv em qualquer bitrate sem nunca em tempo algum engasgar ou algo do género. Claro que lê discos NTFS directamente ligados à TV ou podem se ligar a uma pasta partilhada no seu PC em rede e ele detectará e lê a partir de lá.
Informem-se pois LED ainda não compensa, apenas TV´s de topo de Sony para cima de 2000e, nesta altura não gastem mais de 1000e numa TV o que poupam agora dá para uma próxima daqui a 4 anos, aí sim realmente LED.
Espero que vos seja útil.
Cumpts
vi agora o preço desta TV ainda mais parvo fiquei.
Vocês deveriam estar a mostrar análises de artigos BESTBUY e não TV´s de 2000e, acho incrivel falta de sensibilidade para a crise.
Nunca jamais em tempo algum devem gastar tanto dinheiro numa tech de 25anos como este 3D e neste LED de marcas dúvidosas de qualidade. Optem por TV´s de 700e garanto eu óptimas pois já testei qualidade de imagem, quem quiser ver blueray nem leitor precisa lê directo do PC…etc etc etc…
É realmente uma surpresa ver isto no vosso site, mas pela negativa.
Espero que revejam a politica de publicidade antes de aceitarem reviews de gamas de produtos. Ninguém no seu perfeito juízo iria comprar um LED da LG quando ao mesmo preço tem da SONY que tem melhor qualidade apenas não é 3D, mas como disse é ridicula esta tech 3D é Marketing puro e burro.
Cumpts
Leste o “Veredicto”?
Ok, mas lê… página 4 ao fundo.
Eu se visse este análise num site que frequento iria, com toda a certeza, olhar para ela com bastante atenção e curiosidade. Afinal, estamos a falar da tecnologia de topo que existe nas nossas lojas. Que tal conhecer melhor esse nicho? Estará a preço justo? E a qualidade? É isso que queremos mostrar aqui.
Um modelo equivalente a este mas sem 3D (LG 47LE7510), do mesmo tamanho, pode-se comprar por 1300~1400€. Achas muito? Eu acho equilibrado para as características que tem.
Estás a por em causa a qualidade de imagem de um painel IPS destes com local dimming? Conheces-lo? Usaste-o em casa durante 2 meses?
Em relação ao Blu-Ray será apenas direccionado, obviamente, a quem sabe que precisa mesmo. É claro que se houver uma PS3 em casa este Blu-Ray é inútil.
Acho muito sim, acho que deve ser salientado que a tecnologia 3D cansa os olhos, escurece as cores e estraga o filme mais do que beneficia. É penoso ver um filme em tecnologia que tem 30 anos ou mais.
A tecnologia é óptima mas não compensa para já comprar, é isso que os utilizadores merecem ler, pessoas normais como tu e eu.
Outra coisa que falta mencionar, é o som, a experiencia de ver um filme bluray ou outro qualquer é diminuta para não dizer menos, com apenas som das TV´s, um bom sistema de som teria sido fundamental.
Exemplo: logitech z-5500 500w de potencia e barato, também dá claro para uma sala e de que maneira, abana paredes.
Ou seja deveria ser um artigo qualidade/preço sem 3D porque isso é para “vender”, algo realmente bom. Sejamos mais frontais em relação a temas meramente “Marketeiros” e ultrapassados, 3D (de agora) é passado esqueçam. Daqui a 2 ou 3 anos irá sair novos, sem precisar de oculos, verdadeiramente 3d transmitidos no meio da sal ou a frente do Televisor.
Com o cenário de crise, deveriam ter estes cuidados, ou então colocar uma marca realmente boa e cara, uma topo da SONY por exemplo mas aí estariamos a pagar quaidade e não Marketing LG blabla
Cumpts
Bem, claramente não experimentaste este produto. Não é penoso assistir a este 3D como dizes.
Não sei se já assististe ao 3D que anda por aí nos cinemas… eu já vi 2 ou 3 filmes e gostei muito. Neste, relativamente ao dos cinemas, apenas se nota um pouco a “passagem de frames” devido aos óculos. De resto está bastante bem conseguido. É muito bom argumentar mas apenas quando se conhece.
Agora falas em som… Dizes que falta mencionar… bem, definitivamente não leste a análise!
Eu li mas achei que ia ver uma comparação e não a apresentação de um produto de uma marca em especifico, e por acaso o bluray também era da mesma marca, só por acaso.
Esperaria ver um artigo melhor com uma escolha melhor de produto, qualidade preço é para esquecer este. Além de que nem sequer deveria ter aparecido algo com 3D é mesmo encomendado…
Sinceramente nem deveriam aconselhar alguma compra ou escrever algo de bom sobre o 3D.
É uma verdadeira desilusão. E volto a frizar, esta TV mesmo com IPS que para já nem justifica, é demasiado cara. Ninguém deverá gastar mais de 1000e numa TV, a não ser que seja SONY ou outra grande marca. LG considero o mais fraco entre os da sua gama, Samsung é de longe melhor em termos de hardware e software…
Mas como disse, isto é tudo marketing…
Obrigado por ter lido, e desculpe se temos opiniões diferentes, eu tenho a certeza que entende o que eu quero dizer 😉
LG tem Display IPS = Panasonic neste momento são os melhores
Sony usava displays Sansung neste momento usa Dispay Sharp
Joao Reis concordo contigo, aliás já proibi o Hugo de continuar a análise ao Maserati Quattroporte Sport GT S… é que é um absurdo. Com esta crise não se pode dar a conhecer estas coisas caras. É sobretudo importante manter o povo ignorante, a olhar para os bolsos vazios.
Que falta de sensibilidade ó Hugo.
Por falar nisso, aquela impressora que nos enviaram para testar… sim aquela que custa 2mil euros e que faz modelos tridimensionais… parou tudo, com esta crise, analisas uma de 30 euros e cuidado… sem tinteiros nem resma de folhas.
Hugo… estás avisado!
🙂
Obrigado Vitor pelo sarcasmo e ironia
A análise está óptima, mas acho que limitada a uma marca. Comprar LG com Maserati será no mínimo errado(Vitor), parece-me que não quer entender.
O outro reparo que fiz foi usar um monitor 3D acho que se deve fumentar o marketing que existe para tentar vender uma tech antiga, quanto mais tempo isto se vender mais demorará a vir a nova tech sem óculos…
No entanto nota 10 pela análise completa ao produto, só acho que há melhores a preço e qualidade e marca.
Fico a aguardar uma comparação com outros com a mesma tecnologia, até para poder-mos realmente comparar.
Obrigado mais uma vez ao Hugo Cura, e desculpe se pareceu que eu disse mal do seu trabalho, não era nada disso, foi da escolha do tema em si.
Sugiro por exemplo que comecem a dar uma nota final concreta, de 0 a 20 por exemplo ou a 10 com decimais. E nos bons casos dar uma terminologia exemplo MELHOR Compra Qualidade/Preço algo que ajude o comprador.
Cumpts
Joao Reis, cada um tem o direito à sua opinião, o sarcasmo apareceu porque, provavelmente, reforçaste demais a tua opinião… só isso.
Quanto à última parte do teu comentário… sim, isso está em fase de implementação. É preciso criar uma tabela de critérios a estabelecer para cada gama de produtos, não pode ser assim à toa nem por alto, tem de haver rigor nisso.
Está também pensada a atribuição de 2 ou 3 diferentes “awards pplware” aos produtos (incluindo também a nota dada numa escala) para que as marcas, se assim o entenderem, coloquem na página do seu produto.
Obrigado pela opinião.
Sim, acho muito bem, este site merece isso, já tem protagonismo e gente muito instruída na matéria. Por isso fiz os meus reparos..
Bom trabalho, fico a aguardar as tuas próximas reviews.
Obrigado
😀 Sem stress, apenas achei errado o apontar de dedo ao facto de achar que seria uma “encomenda” e está errado, fomos nós que solicitamos o produto. O resto que referiu.. sim é uma forte possibilidade aparecerem outras…
Mas claro, o Hugo passou semanas à volta (à volta é como quem diz)… em frente ao LCD e deixou uma análise classe superior. Alias corrijam-me se não for verdade mas não vi a este equipamento algo comparável em termos de análise.
Depois a tecnologia embora não exequível, na propostas “um LCD por lar” tem aspectos únicos e inovadores, embora não vingue (tendo em conta a limitação dos óculos) fica aqui marcada a sua existência (tecnologia propriamente dita). 😀
Simplesmente falta de din din ou pode ser outra coisa como inveja, vamos cair na real gente tecnologia é tecnologia e a LG não está ai a toa, kkkkkkkk
A tecnologia IPS é óptima, era o que faltou escrever no 2º paragrafo.´
Obrigado
Boa análise, e pelo que vi realmente é um bocado de dinheiro mal gasto. Vale mais esperar que a tecnologia avance e a realidade 3d nos seja transmitida de um outra forma, e não se sinta nauseas nem tonturas a ver um filme deste tipo. Fico contente pela minha contribuição ser reconhecida.
Obrigado.
Obrigado eu Gilberto.
Se não tivesse experimentado com uma consola (no caso foi a tua PS3), tinha permanecido a dúvida se o delay era totalmente eliminado por um hipotético reconhecimento de uma consola por parte da TV. Mas não, manteve-se e a vertente “jogos” nesta TV foi pelo cano abaixo.
Saiu um update para esta e outras Tvs LG, que acrescenta, entre outros, muitas mais localidadades ao AccuWeather.
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/lg_aposta_em_conteudos_nacionais_para_interne_1106436.html
Cumps,
Gostava de ter experimentado essas novidades, infelizmente nessa data já não tinha cá a TV.
Realmente aquele NetCast precisava de mais recheio. Agora terá bastante mais interesse.
Obrigado pela tua nota, embora tenho lido essa notícia na altura em que saiu, escapou-me completamente para inclusão na review. Fica nos comments e será lido também com certeza.
Bom dia.
adorei a vossa review. apenas fiquei um pouco intrigado com a PS3. portanto ou deito a ps3 fora ou não posso pensar neste modelo? nota-se mesmo mto esse atraso? não vou poder jogar o Gran Turimo 5:)?
obrigado.
Bem, deitar a PS3 certamente não será solução 😛
Sim, o atraso é acentuado o suficiente para dar dores de cabeça, literalmente.
Instalei uns demos, do Tom Clancy’s e Dirt 2, e no Tom Clancy’s simplesmente era impossível disparar com alguma precisão para o que quer que fosse. Qualquer movimento apenas é visto cerca de 1/4 de segundo depois. Imagina que ao apontar, chego com a mira ao alvo e páro o movimento. Só daí a 1/4 de segundo é que a mira pára, portanto, é um autêntico falhanço. Nos carros, a dar curvas, podes imaginar também… Dá mesmo algumas tonturas por os movimentos não corresponderem ao que o nosso cérebro quer.
O mesmo se passa, por exemplo, num receptor de satélite que tenho, que liga por RCA/SCART, e se tiver por exemplo a percorrer uma lista de canais ou a alterar a intensidade de som, largo o botão do comando quando quero deixar de fazer a acção e o movimento continua por mais ~1/4s.
Se isso já foi corrigido ou não, não faço a mínima. Não sei também se isso depende de revisões diferentes de hardware. Se alguém responsável da LG por aqui passar, ler, e souber que já algo foi alterado no sentido de corrigir esse problema… pois que diga.
Li outros locais acerca desta TV e é mencionado também este atraso, embora nalguns tenha lido que é necessário desactivar o TruMotion para jogar, de forma a eliminar esse delay. Pois aqui, mesmo após desactivar, o problema manteve-se.
Hugo,
já agora testaram com estas configs:
https://www.youtube.com/watch?v=aVRV7Ld4S8s
tks.
Olá.
Não, não mexi nessa opção mas não me parece que isso resolva o problema num jogo, apenas resolverá num filme. Não garanto pois não testei, mas duvido.
Se tiveres mesmo interessado na TV e tiveres de pé atrás apenas por isso, basta confrontares a loja onde a vais comprar com esse problema. Dizes que a condição para comprares a TV é funcionar bem em jogos… e testas antes de vinculares a compra (já que por norma as TVs de tamanho superior a 32″ não podem ser devolvidas – não têm período de experiência em casa).
Caro Hugo Cura / Autor da análise;
SE o que a frase “Portanto, quem compra um não precisa de comprar o outro pois estará a pagar duas vezes pela mesma tecnologia.” da página 4, quer dizer que não necessita de um leitor Blu-ray semelhante/equivalente a este para real usufruto da tecnologia 3D e que uma simples PS3 pode muito bem ler o disco Blu-ray 3D, a mesma não poderia estar mais errada! E atenção que eu começo a frase com “SE”. Aviso já que não estou disponível para polémicas, apenas para esclarecimentos (esclarecer e ser esclarecido, pois ninguém sabe tudo!).
O que é necessário para ver 3D em “casa”?
– Televisão 3D;
– Emissor de infravermelhos (as TV’s 3D Ready já o trazem embutido, as TV’s 3D capable necessitam que se adquira o mesmo à parte);
– Óculos 3D adequados à tecnologia para cada espectador (não, os do cinema não servem!);
– Uma fonte 3D – Um disco Blu-Ray com um filme em 3D, por exemplo;
– E… muito importante… sim um leitor Blue-ray capaz de ler 3D. Isto porque um filme 3D não é gravado da mesma forma que um 2D, e para cada imagem (frame) temos na realidade 2 frames (um para o olho esquerdo e outro para o direito). Por isso, se o leitor Blu-ray for um simples e normal (standard) leitor blu-ray não será capaz de apresentar o filme em 3D (claro está, que se a Tv for 3D pode fazer a conversão 2D -> 3D. Como diz o outro: “poder… podia, mas não era a mesma coisa);
– E por fim, não menos importante, para não deitar por terra todo o investimento, um cabo HDMI de alta performance (leia-se velocidade) HDMI v. 1.4 e com não mais que 2 metros, por forma a ter capacidade quer de apresentar o video 3D como devido, quer o audio com toda a sua clareza e profundidade.
Nota: Para quem se der bem com o inglês, recomendo a leitura atenta da seguinte página:
http://www.crutchfield.com/learn/HDTV/3D.html
Espero ter contribuido para esclarecer e aguardo da vossa parte esclarecimentos para algo em que possa estar menos correcto.
Quanto ao resto das polémicas, nem me dou ao trabalho de comentar.
Como assim?! Eu usei na PS3 que aqui tive emprestada o Blu-Ray de amostras 3D para ver TV em 3D. Como dizes que está errado quando EU USEI??
Dos 6 pontos que referes como necessários para ver 3D, os 4 primeiros vêm incluídos na TV, o 5º pode ser um leitor externo preparado para 3D OU a PS3, o 6º resolvi com um cabo de 3£ comprado no ebay.
Já agora, sabes como aparece um vídeo 3D numa TV que não é 3D? Sabes qual a particularidade desse vídeo?
Caro Hugo Cura;
Em primeiro lugar quero mais uma vez clarificar que não intervi no sentido de denegrir o seu trabalho ou esgrimir quaisquer tipo de argumentos pretendendo ter razão em detrimento de outros nem defender qualquer capelinha. E portanto, não há razão para ninguém estar com o orgulho ferido. Isto vale por dizer, que valorizo o seu trabalho na análise que fez, e aí faço mea culpa por não o ter felicitado logo no 1º post. Claro está, porém, que isso não impede que não o tente melhorar com pequenos reparos onde os mesmos se justifiquem, que é exactamente para isso que este tipo de plataformas on-line de participação existem.
Quanto às questões técnicas, tal como disse pretendo esclarecer no pouco que sei e ser esclarecido quando for caso disso, por isso façam o favor de me contrariar com factos, pois só assim todos aprenderemos.
Como gosto de falar de factos e de fazer afirmações fundadas nos mesmos e não falar decor aqui vão alguns:
A PS3 não lê nativamente filmes blu-ray 3D a não ser que já tenha o último upgrade de firmware para esse efeito (e não estou aqui a falar de jogos 3D, que isso é outra história). Veja-se neste link o penúltimo parágrafo.
http://news.cnet.com/8301-17938_105-20010230-1.html
“The [June] upgrade basically makes every PlayStation 3 HDMI 1.4 compatible–that’s the standard that governs 3D displays.”
E já agora note-se a versão da norma HDMI – 1.4, sim esta é fundamental para o 3D e o cabo HDMI deve ser compatível com a mesma.
E neste o último:
http://uk.ps3.ign.com/articles/109/1095960p1.html
“Sony also said 3D Blu-ray movie playback is coming to the PS3 this year through a new firmware update.”
Ora, como acima referido, se a PS3 já lesse nativamente filmes em 3D este upgrade de firmware não seria necessário. Penso que quanto a este ponto não restam dúvidas e o mesmo está devidamente rebatido.
Mais info aqui:
http://gameon.pt/2010/07/ps3-com-3d-a-partir-de-setembro/
http://www.psp-news.org/noticias-por-users-f39/discussao-tecnologia-3d-na-ps3-t21865.htm
Quanto a ter usado o Blu-ray de amostras 3D para ver TV em 3D (já agora aproveito para recomendar o http://www.tvblink.com), não duvido que o tenha usado e que o tenha visto relativamente “bem”. Se essa TV até converte imagens 2D em 3D é claro que é possível ver sempre em 3D, mesmo que o leitor Blu-ray não seja compatível 3D. Isso não significa que o resultado seja o mesmo. Aliás está a anos luz um do outro. Um leitor blu-ray 3D lê “quase” simultaneamente 2 frames 3D para o equivalente a um 2D (eu sei que não é bem isto, mas não estou a entrar em muitos detalhes técnicos, para que seja acessível a todos). Por isso se recomenda para o 3D televisores com taxa de actualização por hardware (e atenção a este por hardware, pois motion plus e outros que tais são por software – 600Hz por hardware não existe, por enquanto) de pelo menos 200Hz. Um leitor blu-ray standard (PS3 sem upgrade de firmware, por exemplo) lê um blu-ray 3D mas apenas apresenta os frames do 2D, o televisor 3D depois é que se encarrega em converter aquilo em 3D. É comparável ao que acontece com os televisores motion plus 400Hz, por exemplo, que na realidade são a 100Hz e por software para cada frame real, inserem mais 3 frames (4 no total) virtuais imaginados/adivinhados pelo software.
Quanto aos pontos que refiro, e tal com disse, de facto o 2º ponto (emissor infravermelhos) pode vir incluído na TV, o 3º quanto muito virá no pacote, tal como eventualmente o 4º ponto, mas esse é o media e o mais barato e fácil de obter.
Quanto ao 5º ponto estamos quase de acordo, pois o Sr. Hugo Cura refere “pode ser um leitor externo preparado para 3D OU a PS3” onde eu acrescento, caso a PS3 já tenha o upgrade de firmware para ler filmes blu-ray 3D, como acima ficou comprovado.
Quanto ao ponto 6:
Facto – Existem cabos HDMI 1.3 e HDMI 1.4
Facto – Existem cabos HDMI de $3 e superiores a $120
Acha mesmo que não existem diferenças? Os de $120 são para enganar os tolos que não sabem que o de $3 faz o mesmo? E o cabo scart de 21 pinos de contactos ouro e de condutores de 1,5mm também faz o mesmo que o scart de 15 pinos do chinês?
Claro que existem diferenças se não não se justificava a sua existência. Pode argumentar que são para puritanos, audiófilos, cinéfilos, etc. Naturalmente, que quem não tenha experiência anterior de 3D, ou mesmo tendo não tenha a possibilidade de comparação “simultânea” entre um sistema e outro, se for menos sensível a esses pormenores, as diferenças passam-lhe despercebidas.
Para se perceber exactamente do que estou a falar, basta pensarem no seguinte, e certamente que já viram ambas as situações:
As imagens 3D que parece que saem ligeiramente do ecran e têm alguma profundidade (isso é o que faz uma TV 3D quando os pressupostos não estão todos cumpridos) estão a anos luz das imagens que saem de tal modo do ecran e com tamanha qualidade e profundidade que provocam no espectador movimentos instintivos de desviar de objectos ou tentar segurá-los com a mão, estando esse mesmo espectador sentado a 3/4 metros ou mais do televisor. Conseguiu esse efeito com a PS3 sem o upgrade de firmware? Pessoalmente, duvido, e perdoe-me a franqueza. Agora se me disser que o conseguiu com o leitor Blu-ray que também lhe cederam para os testes, apesar do cabo não ser o mais indicado, aí até acredito. Se querem continuar a achar que é a mesma coisa, o dinheiro é vosso. Sabem que o sinal satélite viaja cerca de 70.000Kms perfeitinho até “sua” casa e há quem o estrague em 2 metros. Pois é, o cabo é muito negligenciado, mas é de extrema importância.
[Quote]
“Já agora, sabes como aparece um vídeo 3D numa TV que não é 3D? Sabes qual a particularidade desse vídeo?”
[/Quote]
Naturalmente que sim, senão nem me atreviria a entrar neste diálogo técnico, e exactamente por isso é que chamei desde logo a atenção para a necessidade de quer a fonte quer o leitor ser compatível 3D. Contudo, não é este o local nem o momento apropriado para uma análise técnica tão profunda a esse nível, pois só isso daria para uma enorme review.
Um bem haja para o vosso trabalho, porém apelo a que confirmem as vossas convicções antes de as transformarem em afirmações para não induzir em erro outros leitores porventura mais incautos ou menos informados, principalmente neste mundo da tecnologia onde o que hoje é verdade absoluta, amanhã já não é.
Termino igualmente com uma pergunta:
Sr. Hugo Cura, já leu a página da Crutchfield que lhe recomendei? Leia, pois esclarece de forma resumida alguns dos pontos que aqui estamos a analisar.
P.S.: Desculpem lá o testamento!
Inicialmente afirma com todas as letras que “… e que uma simples PS3 pode muito bem ler o disco Blu-ray 3D, a mesma não poderia estar mais errada! ”
Agora argumenta com “A PS3 não lê nativamente filmes blu-ray 3D a não ser que já tenha o último upgrade de firmware para esse efeito”.
Mas brincamos?! Se quer argumentar deve ter conhecimento de tudo na 1ª intervenção. Se o soubesse inicialmente não o teria dito o que disse no 1º comentário. Quanto mais dar links do que se sabe há tanto tempo…
É que nem era necessário referir que o último firmware é necessário para que seja possível a reprodução 3D. Sabe porquê? (pois, não sabe porque não experimentou): a PS3 detecta que a TV é 3D e pede para actualizar. Basta premir OK e esperar uns minutos. Qual o problema aqui? Os firmwares não são para actualizar? Ou estamos a por aqui em questão o problema de perder o jailbreak com esse firmware? (que já há solução)
Quanto ao cabo: se tivesse dado $120 por um cabo para fazer esta review iria ter mais valor? Ficava mas agradado?
Sabe, não há nada como experimentar e ver cada píxel de 47″ de full hd. O cabo de £3 em nada afectou a qualidade, rigorosamente nada.
Para terminar, está-me a sugerir a leitura de um artigo? Mas afinal o que pretende? Onde está, no meu artigo, alguma afirmação incorrecta? É que não encontrei.
“porém apelo a que confirmem as vossas convicções antes de as transformarem em afirmações para não induzir em erro outros leitores porventura mais incautos ou menos informados”
*rir* Já agora, onde leu que esta TV converte de 2D para 3D? Mas que barbaridade. Você está mesmo mal informado, muuuito mal informado.
Não comprem LG!
É uma marca que não respeita os seus clientes!
Não comprem! Tive péssimas experiências e agora estou na justiça contra ela.
Pretendo adquirir uma televisão e estou indeciso entre alguns modelos:
-THOMSON 37FE9234B 469€
-LG LED 32LE5310 538€
-PHILIPS 32PFL5405H 449€
-SONY KDL32EX500 513€
-SAMSUNG UE32C6000 569€
Agradecia se me pudessem ajudar é que eu na percebo muito do assunto.
Há 2 modelos que me parecem mais recente e com mais tecnologia:
-SAMSUNG UE32C6000 569€
-LG LED 32LE5310 538€
Fico a aguardar uma resposta e estou aberto a sugestões desde que o preço não seja muito elevado.
Obrigado