320 GB por segundo?
Lançada maior rede de Internet a grande velocidade do mundo
Mais de três milhões de profissionais e estudantes do mundo científico contam a partir desta terça-feira com a primeira rede europeia de alta velocidade de transmissão de dados, que permite enviar volumes de informação até 320 GB por segundo.
A referida rede, denominada «GÉANT2», custou 200 milhões de euros, 93 milhões dos quais partiram da Comissão Europeia e os restantes dos Estados-membros.
Uma das maiores particularidades desta rede é que emprega fotões em lugar dos electrões para transportar a informação pela rede europeia, cuja infra-estrutura é integrada por mais de 3.500 instituições universitárias de 34 países do continente, entre eles a Rússia.
A «GÉANT2» mantém também ligações com outras redes nacionais de educação e investigação da América Latina, dos Balcãs, da Ásia Pacífico, Ásia Central, sul de África e Cáucaso.
Esta nova infra-estrutura de transmissão de dados combina o uso de fibra óptica com a tecnologia de banda larga para enviar, por exemplo, dados destinados a aplicações científicas avançadas ou para comunicações em tempo real com radiotelescópios de todo o mundo.
A «GÉANT2» começou a ser desenvolvida em Setembro de 2004 e funcionará em princípio durante quatro anos.
Mais Informações: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano