YouTube: Não tem 10 mil views? Então não pode monetizar vídeos
O YouTube é hoje uma fonte de rendimento para muitos youtubers, sendo possível "viver" exclusivamente da produção de vídeos. Mas porque nem todos utilizam o serviço de forma "limpa", o YouTube viu-se obrigado a criar uma restrição muito simples devido a alguns abusos: os canais que têm menos de 10 000 visualizações não poderão ter publicidade nos seus vídeos.
Mas qual a razão para esta mudança?
O YouTube Partner Program foi criado há 10 anos e exigia que um criador de conteúdos fizesse uma candidatura e cumprisse determinados requisitos para que fosse aceite no programa, estando depois abrangido para servir publicidade e receber o respectivo retorno. 5 anos mais tarde, em 2012, este programa abriu para todos os utilizadores, o que despoletou um "boom" de youtubers e, claro, também um "boom" de esquemas para tentar ludibriar o sistema.
Desses esquemas fazia parte a criação de contas para a publicação de vídeos criados por terceiros, tanto com origem em estúdios como também de outros criadores populares no YouTube. Sendo um tipo de conteúdo viral ou com grande tendência, a monetização era feita mesmo sem que o canal tivesse subscritores ou visualizações.
Já é subscritor do nosso canal no YouTube?
No sentido de combater essa fraude, ontem o YouTube anunciou a alteração no seu programa de parceiros, onde a partir de agora os criadores não poderão ativar a monetização dos seus vídeos enquanto não tiverem 10 000 visualizações nos vídeos do seu canal, desde que este foi criado. Desta forma, o YouTube acredita que conseguirá reter os canais que não são, efectivamente, legítimos. Ao mesmo tempo, é uma restrição razoavelmente baixa, que não se espera que desencoraje os novos criadores.
Daqui a algumas semanas, também vamos adicionar um processo de revisão para novos criadores que se juntem ao YouTube Partner Program. Depois de serem atingidas 10 mil visualizações num canal, a sua atividade será revista de acordo com as políticas do YouTube. Se tudo parecer bem, vamos juntar o canal ao programa YPP e começar a servir publicidade para os seus conteúdos. Estas novas restrições ajudarão a assegurar que a receita irá apenas para os criadores que jogam de acordo com as regras.
Ariel Bardin, VP da Gestão de Produto
Isto ajudará não só os criadores independentes de conteúdo a proteger os seus direitos, como também as marcas que utilizam esta via como um investimento de marketing.
Com o YouTube a conseguir cada vez mais conquistar a audiência da televisão no horário nobre, estão a ser dados passos para melhorar o funcionamento de algo tão importante como as receitas de quem produz.
Fonte: YouTube Creator Blog
Este artigo tem mais de um ano
Louvo o vosso esforço, o trabalho que tem, para nos fazer chegar a informação tecnológica. Mas nao consigo compreender a “preguiça” em escrever em Português de Portugal. Ja teimavam com a cifra (encriptação), e agora surge a “monetizaçao”. Ou seja, usam-se Brasileirismos, que advém da palavra “Money”. Se nao se importam, escrevam Português de Portugal. Ai Dra Edite Estrela….
Precisas de rever aí algumas coisas.
A palavra monetização, por acaso até vem do francês (monétiser), não do brasileiro, mas consta do dicionário português.
Uma intervenção dessas merecia maior cuidado 😉
– https://www.priberam.pt/dlpo/monetiza%C3%A7%C3%A3o
a nossa palavra monetizar pode vir do francês mas tanto a inglesa como a francesa veem do latim
1875-80; < Latin monēt(a) money + -ize, isto tirado da versão inglesa da palavra, da versão francesa a origem é a mesma embora mais antiga
(1823) Du latin moneta et -iser ; mot savant apparenté à monnayer.
Este é um novo tipo de xenofobia? Sou brasileiro e por aqui é muito comum ler artigos cheio de palavras em inglês.
A língua, independente de qual idioma, é viva.
Não crie uma espécie de xenofobia gramatical, ok?
Para mim o que importa é o conteúdo, o conhecimento, independente do texto, mesmo que ele seja em português de Portugal, português do Brasil, Inglês ou Espanhol.
Por isso dou mais preferência em ler artigos aqui no PPLWare do que em sites iguais no Brasil.
Houve um acordo ortográfico entre o teu país e o meu, adivinha quem mais saiu perdendo com isso?
Acordo esse que é uma boa fantochada!!
Concordo, por aqui complicou ainda mais para as pessoas que já possuem dificuldades no português básico !
O problema não foi esse. É que criou palavras novas que nem no Brasil se usam.
Eu confesso que não gosto de ler português do BR, mas para ter certos livros técnicos em Português tinha de ser em Br. Por outro lado, o Português BR soa muito melhor falado. Soa bué bem.
Cmprms
Tenho actualmente um video com 900k views..como faco para lhe por publicidade?
tens de ter mais de 12 videos acho eu.. eu tenho um canal que acabei por descontinuar, e nunca cheguei a ter rendimentos precisamente porque preciso de fazer upload a mais videos…
Basta activar no seguinte link:
– https://www.youtube.com/account_monetization
Depois, na edição do vídeo, em “Rentabilização”, ligar a opção “Rentabilizar com anúncios”. É necessário ter uma conta AdSense ligada à conta do YouTube.
Desde que o conteudo seja original, e não infrinja nenhum tipo de direitos autorais, poderás fazê-lo na zona de gestão de videos e definições
10 mil views na soma de todos os vídeos certo? Ou em média por cada vídeo?
“10 000 visualizações nos vídeos do seu canal, desde que este foi criado”
O Pplware em 202 videos no youtube só tem 11 com mais do que 10000 views. Esta medida faz algum sentido? Para muito criador de conteudo vai deixar de fazer sentido trabalhar para esta plataforma. O tempo dispensado para o efeito não vai ser compensado. Era preferível criar contas premiun. O youtube cai no risco de se tornar um canal de trends e não de conteudos.
N3L1T0, está bem explícito no artigo: “10 000 visualizações nos vídeos do seu canal, desde que este foi criado”.
Na minha conta pessoal, com vídeos sem jeito algum, já passei de 20 mil views “sem querer”.
Uma conta Bot facilmente chega aos 10k views no canal, não sei em que medida isto trava alguma coisa… Até porque um canal que não tenha 10k views também não vai receber nenhum dinheiro.
Faz isso e deixas de ter monetização para o resto da tua vida. Eles quando banem é para sempre 🙂
E cada vez mais rstrições suegiram. As pessoas que acham que é tudo de borla estão enganadas. O youtube fará tudo para se toenqr mais e mais rentável e credivel. Se pensarmos que a maioria das pessoas ganham dinheiro e vivem disto, essa maioria nunca consegueria sobreviver sem um intermediário. O youtube vende. E vende muito. Acredito que o valor oferecido aos criadores é muito menos que eles receberiam se trabalhassem numa TV tradicional. Não comparo o youtube á uber, ainda não chegou nesse ponto. Mas pouco falta…
Meh, o YouTube quer tapar o sol com a peneira, quantos e quantos “criadores” não vêm o seu vídeo ser literalmente copiado por canais com maior número de subscritores e depois ainda são acusados de roubar esse conteúdo para ter visualizações.
O YouTube já é uma plataforma ao nível do Netflix, os restantes canais é tipo Meo Kanal, vê-se mas não se “come”
Os grandes youtubers andam a queixar-se que o Youtube está cada vez mais a dificultar-lhes a vida. E fazem isto aos grandes…Dizem, que o Youtube dá prejuízo para o google…dizem que Youtube quer transformar-se num Canal TV, quer que a malta vá pagar nos REDs e os grandes creadores começam a não ser bem vistos para esse objectivo. Há grande discussão com muito valor e mais conhecimento do que estou a dizer no reddit. recentemente foi o H3H3…etc…YouTube has demonetized all H3 videos with no reason or repeal in place
https://www.reddit.com/r/h3h3productions/comments/629odn/youtube_has_demonetized_all_h3_videos_with_no
O YouTube brevemente vai ter concorrência de peso por parte do Facebook, aí quero ver o que a Google vai mudar para não perder os seus criadores….