Youtube lança reprodução offline em 3 países asiáticos
Por Hugo Sousa para Pplware.com
O Youtube é o serviço de streaming de vídeo mais utilizado em todo o mundo, a sua popularidade cresce e as exigências também vão aumentando.
De forma a melhorar o serviço e a experiência do utilizador, a Google tem lançado e melhorado algumas funcionalidades, a mais recente e uma das que eram mais solicitadas está agora em funcionamento em 3 países asiáticos. Está lançado o YouTube offline!
Como prometido já em 2013, o YouTube finalmente lançou o seu recurso de visualização offline, que permite aos utilizadores descarregar os seus vídeos preferidos para que os possam assistir mesmo quando não têm acesso à Internet. Mas este lançamento foi cirurgico, a funcionalidade foi lançada apenas em 3 países asiáticos, na Índia, nas Filipinas e na Indonésia.
E o que é necessário para ter já esse recurso?
Antes de mais estar identificado como um utilizador dessas regiões e depois ter um smartphones Android para poder usufruir desta nova funcionalidade.
Para já não será possível ter acesso a todos os vídeos do YouTube offline, mas sempre que encontre um vídeo que possibilite a visualização, basta carregar no botão Download que irá aparecer na descrição do vídeo e seleccionar a qualidade pretendida. Depois de fazer estes dois passos o vídeo ficará disponível offline durante 48 horas, podendo aceder ao mesmo a qualquer momento.
A escolha dos países pode parecer um pouco estranha, mas segundo a empresa estes países foram escolhidos devido ao facto de a Ásia ser um Continente onde o mercados dos smartphones está em constante ebulição e também devido à má qualidade da conexão à Internet, considerada como das piores a nível mundial.
Desta forma e com este serviço o YouTube vai permitir aos utilizadores descarregar os seus vídeos preferidos antes de saírem de casa de modo a terem acesso aos mesmos quando estiverem na rua, pois a conexão 3G nestes 3 países é muito, muito má.
Este artigo tem mais de um ano
“e também devido à má qualidade da conexão à Internet, considerada como das piores a nível mundial.”
Então e em África? Os peto nau acede aos interneti?
Eu não me importo com o porquê de começar, eu importo-me com o porquê disso só chegar aos smartphones. Eu penso que seria muito bom que isso pudesse chegar aos computadores, também. É que, no meu entender, faz muito sentido a funcionalidade ver offline. Quero dizer que eu gosto muito de ter acesso aos vídeos sem interrupções mas isso às vezes é impossível.
Já usei APPs de terceiros para realizar o download do vídeo porque uma coisa como esta não existe no próprio YouTube. Na formação torna-se necessário um ou outro vídeo e eles não são usados por falta de Internet rápida. Com a possibilidade de download prévio e disponibilidade de 48H renováveis desse download, tudo seria bem melhor. A renovação das 48H deverá poder acontecer sem novo download mas com um necessário novo acesso ao YouTube em modo online.
MyTube para WP faz isso. Tenho uns quantos vídeos offline.
Novidade para o yotube oficial, mas já não é novidade para quem quiser.