PplWare Mobile

YouTube começou a disponiblizar os primeiros vídeos em 8K

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Miguel says:

    E eu a poupar para comprar este Natal a TV 4K e já existe 8K?

  2. José Amaral says:

    Uau.. Só falta inventar tvs 8k!

  3. Cartolas says:

    Ridículo.
    E mais não digo.

    • Alex says:

      Explica-me lá o que é ridiculo? Serás tu que és ridiculo?

      • Nuno Paulo says:

        Também concordo que é ridículo.

        Enquanto a google não aumentar o bitrate dos vídeos pelo menos para o dobro, a qualidade irá ser sempre uma porcaria, principalmente a 60fps.

        Tanta gente se queixa do bitrate e a google só quer é ser pioneira na resolução. Enfim…

      • David says:

        Já está a chegar ao ponto de ridículo, o aumento da densidade de pixels ser tanta, que deixa de ser perceptível ao olho humano… Mas Alex, as marcas de televisores precisam de gente como tu, pronto para investir algumas centenas de euros a cada lançamento.

    • João MS says:

      Estes formatos são úteis não para as TVs das vossas salas mas sim para projecções em grandes formatos/ecrãs/etc.

  4. vitor says:

    Ridículo porque praticamente não existe écrans com essa resolução.
    Ridículo, porque visto num écran FHD, nada acrescenta à qualidade.
    Ridículo, porque mesmo num écran 8k o olho humano não consegue distinguir a diferença.
    Puro markting

    • Alex Ferreira says:

      Antes também não existia redes sem fios e agora? Antes não existia LCD e agora? Antes não existia muita coisa, mas é por isso que estamos em constante avanço..
      Um ecrã FHD não acrescenta nada à qualidade? Ahahaha esse é boa! Acrescenta e muito, mas para isso tem que ver coisas que foram gravadas para tal… Ver um video de 720p numa TV FHD é igual do que numa HD, pois o meio de reprodução segue-se pela norma do video!

      Olha outra!! Claro que distingue, não se pode confundir qualidade com fluidez. O oho humano distingue a diferença entre HD, FHD, 4K, 8K e mesmo quando vier o 16K… distingue tudo, agora o máximo que o olho humano consegue ver é de 120fps (frames per second). Agora o 8k é melhoria da qualidade de cor, imagem, profundidade, nitidez, desfoque de movimento, entre tantas outras coisas!!

      Sinceramente acho que está errado, mas é a minha opinião!

      • José says:

        Não posso estar mais de acordo! Eu noto todas as diferenças, e de que maneira, o detalhe, a profundidade e até a cor, há mesmo diferença, pelo menos, nas imagens devidamente preparadas. O olho humano “habitua-se”, cada vez que temos mais definição iremos notar as diferenças para outra superior. não sei exactamente o limite, mas não é 8K, ainda.

    • Jakim says:

      E quem é que diz que se vai ver num ecrã FHD? Quem tiver uma televisão gigante em que se possa ver a diferença entre o 4k e 8k que se foda não? Com essa lógica é que o outro disse que uma disquete de 1,44 MB ia servir para tudo o que fosse preciso. PS A Terra é redonda e não é o centro do sistema solar.

    • ptpedropt says:

      ridículo é falar do que não se sabe..
      8k num ecrã de smartphone, tablet ou até mesmo num laptop é que não se consegue distinguir a diferença agora numa TV de +60” ainda se consegue..
      uma imagem com resolução 8k são à volta de 33 megapixeis enquanto a resolução maxima que o olho humano consegue ver (varia muito) pode passar os 500 megapixeis

  5. Alex Ferreira says:

    Sinceramente acho isto uma grande novidade!
    Muito bom, agora é esperar equipamentos capazes de produzir e reproduzir toda esta tecnologia

  6. pedro says:

    4k ainda consigo ver …. agora 8k nem vê-lo, fica tudo preto!!!

  7. Vitor Oliveira says:

    Uii agora é que vou derreter o velhote Acer Aspire 😀

  8. Sergio J says:

    Ha uns anos quando ainda quase ninguém falava a do 4k, a primeira tecnologia que se falava erai no 8k. O 4k surgiu como um estágio intermédio.

  9. ricardo says:

    Agora vou criar lentes para os olhos 8k… Faço a invenção da década e fico rico…. Ja que ao olho humano não e possível…. Por favor.. Se alguém registar esta ideia que tenha o bom senso de me dar uma comissão.

  10. me and me says:

    E vamos notar a diferença?

    Isto é tudo MT giro mas DPS em termos práticos nada acrescenta a qualidade dos videos.
    Se calhar é um upscaling de 720p…
    Estou a ver o tamanho dos videos.. E s eles metem compressão perdem qualidade…

    • Carlos Silva says:

      Tás louco? Aquilo são 8K purinhos…. o streaming papa-me a fibra 100Mb toda… (nos detalhes do video em 8K dá para ver o gajo constantemente a fazer download a >90000kbps

  11. João Martim says:

    Já colocaram 8k ainda nem o codec HEVC/x265 ou outro codec à altura chegou ao streaming…
    Isso sim é que seria uma revolução com decoding de GPU

    Nem faz sentido a largura de banda que o 8k exige, o Google bem podia pagar mais ao seus afiliados em vez de desperdiçar recursos em resoluções estupidamente elevadas para esta altura

  12. joaovix says:

    É uma boa novidade YouTube se preparar para isso. Hoje ainda não é uma realidade, mas no futuro existirão projetores 8k e isso fara toda diferença, pois será possível, por exemplo, exibir um vídeo de alta qualidade projetando em telões como os de cinema.
    Em tempo, não sabia que plural de “gente” era “gentes”, aqui no Brasil não é comum usar esta palavra no plural. rs

  13. NewJ says:

    Então e o 16k, ainda não saiu? Vou começar a poupar para atualizar a minha tv FHd para quando sairem as 32k, aí sim vou ver um Mundo mais bonito..

  14. Filipe Viola says:

    ainda estou a estrear o meu novo monitor 1440p e este video já é 4320p…

  15. Jose Rodrigues says:

    E nós por cá com canais de TV que emitem como há vinte anos!

  16. censo says:

    A imagem é interessante, mas o bitrate é péssimo. Por isso não se notam grandes melhorias. 8K só para monitores de grande dimensão, sejamos entusiastas, mas realistas. Isto é marketing, sim, mas é mais um avanço para os écrans de grande dimensão, porque o que por aí anda de 65 ou 75 polegadas em Full HD não é nada de especial. O 4 k ajuda nestas dimensões, o 8k ficará melhor. Agora não venham cá com estas tretas para telemóveis e afins !

  17. ronaldo says:

    iMac Processador 3,4 GHz Intel Core i7 Memória 8 GB 1333 MHz DDR3 Gráficos AMD Radeon HD 6970M 1024 M Software OS X 10.8.5 rodou como manteiga

  18. Vitor Hugo says:

    Bem, 8k, ou como eu digo UHD foi patenteado bem há algum tempo(2003) pela Sony(muito bem Sony), e já existe desde 1889(mas não ao público, certo e com toda a razão), mesmo assim o tal filme de 35mm antiguinho tem mais qualidade do que o 8k, e é por isso que ainda fazem filmes antigos em blu-ray. FHD para quem não sabe, é abreviatura de Full HD(High Definition) que é bem conhecido pelas resoluções de 1080p e outras muito parecidas, Já o UHD(Ultra High Definition) divide-se em duas designações 4k UHD (2160p) e o 8k UHD (4320p) (16x 1080p) que diferem em vários aspectos. Mas vou só falar do 8k pois o 4k já toda a gente conhece.
    Segundo muitos cientistas, 8k é o maximo que um televisor doméstico pode dar, isto quer dizer, em casa com um maximo abreviado de 60 polegadas, e também o maximo que o olho humano consegue distinguir em idade adulta e não jovem, por tanto cerca de 30 a 40 anos (sem óculos). O 8k é bom em termos de tudo, qualidade de imagem, densidade, quantidade de cores, profundidade de cor, frequência e até qualidade de som, sim, SOM, 8k designa imagem mas ao mesmo tempo som, ou pensavam que isto do som que em 1990 que parava e morria?
    Já chega de conversa e vou deixar aqui as especificações em inglês. Do UHD 8k…
    Number of pixels: 7680×4320
    Aspect ratio: 16:9
    Viewing distance: 0.75 H
    Viewing angle: 100°
    Colorimetry: Rec. 2020
    Frame rate: 120 Hz progressive(isto é .esmo bom para 3d por exemplo, e com jogos… nem queremos ver filmes mais na vida.)
    Bit depth: 12-bits per color RGB
    >>>Parte do Som<<>Agora vem outra parte também muito discutida.<<
    Uncompressed
    video bit rate: 144 Gbit/s

    PS: e o codec usado no 8k é exatamente o mesmo usado no 4k. Algum erro ortográfico que este comentário tenha foi de propósito e caso me queiram avisar, estão à vontade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.