Criador do Vivaldi acusa a Google de prejudicar o seu browser
A guerra dos browsers está cada vez mais acesa e com as ofertas a serem cada vez mais poderosas e completas. No meio desta onda de novidades surgem alternativas, fugindo ao que é normal na indústria.
O Vivaldi é uma dessas propostas, estando agora o seu criador a acusar a Google de práticas monopolistas, que acabaram por prejudicar o seu browser.
Esta história começou poucos dias depois de Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi e co-fundador do Opera, ter atacado a Google numa entrevista. Nessa conversa Jon von Tetzchner criticou a forma como a gigante das pesquisas recolhe e armazena os dados dos utilizadores, sem que estes muitas vezes saibam.
O princípio dos problemas do Vivaldi
Passados alguns dias, todas as suas campanhas de AdWords (serviço de publicidade da Google) foram canceladas sem qualquer aviso ou informação. Quando questionaram a Google sobre esta situação, a resposta foi evasiva e a justificação assentou no não cumprimento das regras impostas para a publicação da publicidade.
Em concreto, numa primeira avaliação, a Google obrigava a que fosse publicada uma EULA (acordo de utilização do software), algo que foi de imediato colocado no site do Vivaldi, para que assim a questão ficasse resolvida.
As exigências da Google
Mesmo depois desta correção continuaram a existir problemas com a conta de AdWords da Vivaldi. Desta vez, e segundo a Google, o problema estava na ausência desta mesma EULA em todos os botões de descarga do Vivaldi na sua página.
A Google argumentou ainda que na página principal do browser deveria existir informação detalhada e bem acessível sobre a forma de desinstalar o browser.
Jon von Tetzchner pesquisou junto dos serviços da Google e descobriu que todas estas exigências estão em falta no que toca ao Chrome, o browser da Google. Também em toda a documentação disponível online não foi possível encontrar informações sobre estas obrigações que a Google estava a apontar.
A solução deste problema
Apenas após ter satisfeito todas as exigências da Google é que a conta de AdWords da Vivaldi foi desbloqueada e as campanhas de publicidade retomadas. Este processo demorou mais de 3 meses a ser resolvido.
Toda esta situação foi denunciada por Jon von Tetzchner, onde mostrou o poder que a Google tem e exigiu que fossem tomadas medidas de regulação. Segundo Jon von Tetzchner, a Google fez uso do seu poder, indicando como a informação deve ser apresentada no seu site e como devem comunicar com os utilizadores, o que prejudicou deliberadamente o Vivaldi nesta situação.
Conheça melhor o Vivaldi
Este artigo tem mais de um ano
Sou utilizador do Vivaldi, e sou não utilizador do Google.
Acabei de deletar minha conta Gmail.E só faço uso buscadores alternativos como DuckDuckGo em meu Vivaldi.
Também falta melhorar o vivaldi que cada vez mais arrastasse…
Tou nem ai….
Agora só uso o Vivaldi. A Google anda de mal para pior. Politica de monopolio total e super agressiva, anda a dar cabo do dinheiro dos Youtubers com o novo algoritmo, e suspensão de constas Adsense a torto e a direito. Incrivel como a Google se tem comportado.
Alem que é super intrussiva, estando constantemente a recordar que o CHROME É MAIS RÁPIDO, DESCARREGA JÁ!!!
Chatisse atrás de chatisse.
isso é verdade!
mas quem o ze ninguem que utiliza esse browser de nome vivaldi infelizmente a pessoas loucas para tudo
já esperimentei esse browser vivaldi, mas muito fraquinho comprado com outros, continuo a usar o google chrome que funciona lindamente e como secundários o Opera e o Egde…
Sou usuário do Opera e tenho o Vivaldi como segunda opção.
Eu utilizo o Firefox, Opera e Vivaldi.
Não gosto do Google Chrome.
Com essa atitude a Google começa a perder a empatia de muita gente.
Vivaldi, um browser super lento? No, thanks…
Vivaldi é tao rapido quanto o chrome e Opera, pois ambos usam o mesmo motor, o Chromium.
O que os torna mais lentos e mais rapidos é a quantidade de features que têm… Além disso, o chrome guarda os websites em cache, entao um site que na primeira vez demora 4 segundos a carregar apartir dai vai demorar 1 segundo… Por isso é que as vezes as pessoas dizem-me “ah e tal, o meu chrome ta lento”… Vou ver e a treta do chrome tem sei la quantos GB de cache, fruto de 1 ano ou mais de pesquisas…
Mas é graças a cache que ele é rapido, se fores fazer benchmark entre o vivaldi e chrome numa maquina virtual, o vivaldi é bem mais rapido a carregar as paginas pela primeira vez.
Para quem nao faz uso da cache, o vivaldi, firefox e opera sao melhores.
Crome! O que de isso ?
Nunca utilizo o Chrome. Nunca me dei bem com ele. Firefox, Opera, Vivaldi, Edge e Opera Neon, mai nada!
Há outro exemplo flagrante do abuso do poder da Google:
O Android vem com aplicações como o Gmail (até aqui não censuro nada), mas se o utilizador quiser ponderar experimentar uma aplicação de e-mail diferente vai pensar: “Se eu instalar outra app de e-mail, vou ficar com duas a ocuparem espaço! (uma vez que não posso desinstalar o Gmail)” Com o mundo atual gigante de apps, com ou sem cartão de expansão microSD o espaço é escasso e assim o utilizador (a menos que procure uma função específica especial de outra app de e-mail que já conhece) vai provavelmente preferir ficar com a app default (Gmail, neste caso) independentemente do seu mérito. Assim, isto provoca um grande estrangulamento na inovação nas apps (de e-mail, neste caso, mas também no geral das categorias de apps que vêm pré-instaladas no Android). Vou mais longe ao ponto de sugerir que deveria ser obrigatório o Android mostrar pelo menos as principais apps alternativas às suas próprias (à semelhança do que aconteceu com os browsers no Windows). Por falar em browsers… Nem sei porque comecei pelo Gmail, pois o exemplo mais flagrante é mesmo o dos browsers! Eu uso o Firefox tanto nos portáteis como no smartphone e não posso desinstalar a porcaria do Chrome que me está a ocupar dezenas ou centenas de MB! Argh!
…no smartphone, claro.
Como melhorar a sua experiência na Internet:
1- Não utilizar os serviços google, só em último caso
2- Utilizar um bom navegador (descartar o chrome), como por exemplo: Opera ou Vivaldi
3- Utilizar um serviço de webmail alternativo, como por exemplo: Tutanota (https://tutanota.com/pt/)
4- Remover o Windows e instalar o Linux
5- Desactivar ou diminuir ao máximo as informaçãos partilhadas com a google, que como sabemos é uma ferramenta de espionagem e recolha de dados por parte das polícias políticas do regime da Inglaterra e dos seus aliados
6- Instalar no seu navegador as seguintes extensões: AdBlocker Ultimate, HTTPS Everywhere, I don’t care about cookies, Location Guard, Privacy Badger, Twitter Redirect Fixer, WebRTC Leak Prevent
Ó Democrata,
Pra isso mais vale instalar o tails e poupar o trabalho de andar a fazer isso tudo lol, o tails ja tem isso tudo pre-configurado, se vais instalar linux por causa de privscidade mais vale instalar logo o tails.
No ponto 2 mencionaria antes o Firefox e no ponto 3 o Protonmail. Quanto aos add-ons: depois das críticas apontadas ao Adblock Plus (e pelo facto do uBlock Origin ser referido no website do Tails/TBB), acho o uBlock Origin o adblocker mais recomendável. Conheço e recomendo o HTTPS Everywhere e já usei o Privacy Badger, mas segundo um ticket este último parece poder criar oportunidades de fingerprinting, por isso desinstalei. Os restantes add-ons não conheço nem tenho curiosidade em conhecer, porque à semelhança do Privacy Badger não são incluídos no Tails/TBB.