Versão chinesa do Google poderá registar números de telemóvel de quem faz pesquisas
A Google poderá estar a desenvolver uma versão especial do seu motor de pesquisa para o governo chinês.
Segundo os últimos rumores, sempre que for feita uma pesquisa num smartphone, o número de contacto será guardado e associado à pesquisa.
O motor de pesquisa do Google é o mais utilizado a nível global, mas não está disponível em todos os locais. Há já 8 anos que a marca americana está afastada deste mercado, não aceitando as exigências impostas pelo governo chinês.
No entanto, várias informações têm apontado para um projeto secreto interno, chamado "Dragonfly", onde a Google estaria a trabalhar com o governo chinês para desenvolver uma versão especial e limitada do famoso motor de pesquisa.
Embora seja uma porta de entrada para um mercado de 800 milhões de utilizadores, a verdade é que muitos trabalhadores da empresa americana têm contestado este projeto, achando que este não é o caminho mais ético que a Google deveria seguir.
Segundo o que tem sido avançado, esta nova versão do motor de pesquisa estará disponível para Android e terá uma lista negra de termos de pesquisa, como é o caso do "direitos humanos", "Protesto estudantil" ou "Prémio Nobel" e todos os termos ou temas não permitidos pelo governo chinês.
Além disso, informações vindas da primeira versão de testes desta aplicação apontam que em cada pesquisa será também registado o número de telemóvel, de forma a identificar quem está a pesquisar os temas.
Tudo aponta também para que as operações do "DragonFly" sejam detidas pela Google e outra empresa com sede na China, mas da qual se conhece muito pouco. Esta empresa teria a responsabilidade de adicionar ou retirar termos da lista negra, sendo de prever que a Google perderia o controlo desta funcionalidade.
Além disso, é também avançado que os dados meteorológicos poderão também ser alterados de forma a controlar a informação sobre toxinas no ar e os seus riscos.
Embora a Google não comente o projeto, já várias foram as pessoas que se despediram por causa deste projeto e muitos são os funcionários que continuam a contestar esta decisão pouco ética.
Este artigo tem mais de um ano
A questão que eu coloco é outra. Tendo em consideração que o negócio da Google é a recolha de dados dos utilizadores dos seus “produtos” para posteriormente serem “vendidos/facultados” a terceiros…será que essa “prática” não é apenas uma cópia (que os Chineses agradecem) de uma funcionalidade que está implementada no motor de busca “normal”..?!
Também me palpita que seja.
Todas as empresas têm como lema, cliente está primeiro privacidade, segurança e não vergam aos governos. Depois os $$$$ falam mais alto. M$ com versões especialmente para a China.
Apple com iPhones só para a China, e dá acesso total ao iCloud ao governo chinês.
Google com versões especialmente censurada para a china.
Falam mas é tudo igual, os $$$ é que mandam
é o preço a pagar pelo acesso ao maior mercado do mundo.
Apple com iPhones só para a China, e dá acesso total ao iCloud ao governo chinês.
Onde é que tal está escrito ? ou é outro suponhamos ?
Abc
Novo iphone xs dual sim físico só vai estar disponível na china.
iCloud na china vai ser armazenado em servidores do de uma empresa do estado os quais possuem acesso as chaves de encriptacao.
Foi notícia em tudo que é site de notícias, incluindo aqui.
Penso que, em qualquer parte do mundo, todos os sites catalogados como Pedofilia, Armas, Material para bombas e Venenos e afins deveriam ter esse sistema de registo. Se fossem autoridades de investigação, muito bem, caso contrário ficariam debaixo de olho daquelas para análise de possíveis crimes.
Nem mais! Mas sobre isso não deve convir aos desgovernantes deste mundo! Não combate algum aos malfeitores e aos criminosos, mas há sobre os direitos mais elementares do Ser do Humano! triste mundo este.
Pois, até ai… é aceitável. Agora pesquisas por direitos humanos, porque sentes que os teus estão a ser violados, e provavelmente passado uns dias tens os xerifes à porta?! Manipular informação… Sei que estamos a falar de um regime comunista e uma civilização dog eat dog mas porra!!! O mercado Chinês é gigantesco e para a Google são muitos $B, mas há um limite moral e ético que eles estão a descurar a troco de $$$. Isto não é expansão ou evolução. É medieval!
Top!
Há um limite moral e ético.
Mas os dólares falam mais alto e a moral e a ética ficam inaudíveis…
China, o eldorado da democracia. Obrigado Karl.
è um regime tenebroso, horrível que anda a ser levado ao colo devido ao maldito dinheiro que de repente esse país comunista começou a ganhar devido ao capitalismo mais selvagem de sempre que pratica. Reúne no mesmo regime todo o mal que o mundo foi capaz de produzir, é obra! Nada tenho contra os chineses, mas enquanto tiverem este regime não quero nada e faço tudo por tudo para evitar comprar algo que venha desse país, não é nada no mundo, mas são os meus princípios o que para mim como pessoa que quer ser decente e verdadeiramente Humano ser se defender com retóricas baratuchas, é muito.
“Segundo os últimos rumores, sempre que for feita uma pesquisa num smartphone, o número de contacto será guardado e associado à pesquisa.”
A ser verdade isto é do pior mesmo. E o que me custa não é o governo chines querer este tipo de dados.
É uma empresa como a Google esquecer tudo o que apregoa para poder ganhar mais e mais. Cuidado que tao depressa ele entra como pode sair.
São por vezes jogadas destas que minam a confiança numa empresa.
Estas empresas são como sanguessugas, o querem é dinheiro mesmo sabendo que os equipamentos e dados que são produzidos e/ou enviados para China servem para que este país realize esquemas sobre locais sensíveis, como bases militares ou instituições de grande relevo estratégico! Não foi por acaso que a China espiou o Parlamento português, basta constatar todas as empresas estratégicas em Portugal hoje estão em mãos ou domínio chinês! Nada teria a opor-me a tal se não fosse a China ter este regime, mas sabendo do que a “casa gasta” desconfio de tudo o que este país faz, pois pela frente dizem uma coisa e pelas costas fazem outra.
A google mudou o seu motto por alguma razão. “Don’t be evil” já não faz sentido para a infestação de pessoas que entraram por lá dentro. só interessa o controlo e a censura agora.
Depois ainda vem gente falando que a China é um paraíso no YouTube. Vê se pode sô!
Acho muito bem e devia também tirar uma foto de quem faz a pesquisa, e gravar todas as conversas efectuadas perto do dispositivo, e nos dispositivos em tal possoblidade exista enviar cópia da impressão digital.