Spaces: A partilha em grupo é o foco da nova app da Google
A poucos dias do arranque da edição de 2016 da conferência I/O, a Google resolveu trazer a público a sua mais recente ferramenta, o Spaces.
O Spaces é a forma mais simples de partilhar conteúdos na Internet em grupos e está já disponível para todos usarem.
Este novo serviço da Google aposta na partilha de conteúdos entre utilizadores, criando grupos de temas e de pessoas que partilham o mesmo gosto. São dedicados aos utilizadores e controlados por estes, não se tornando públicos.
Esta partilha de conteúdos centra-se em todas as tecnologias Google e por isso permite que seja simples procurar no motor de pesquisa e encontrar links e outras informações directas. Cada uma dessas informações pode conter informações adicionais colocadas pelos próprios utilizadores.
A estes links podem adicionar a partilha de vídeos do YouTube, imagens e outros conteúdos, sempre numa perspectiva de partilha interactiva e em que todos os elementos do grupo podem adicionar novas informações.
Mas como o Spaces quer ser mais do que um simples repositório de informação, podemos também comentar e trocar impressões, não de uma forma genérica, mas virado para cada uma da partilhas. Toda esta informação é mostrada ao utilizador assim que é publicada, aumentando a interacção.
Sendo o Spaces dedicado a pequenos grupos, é simples convidar os utilizadores. Basta partilhar um link ou usar as redes sociais disponíveis.
Algo em que a Google aposta desde o início com o Spaces é na pesquisa, para facilitar a utilização. É por isso que é possível procurar por qualquer elemento ou tema, mesmo que sejam imagens, links ou até vídeos.
O Spaces vai encontrar e rapidamente mostrar a informação que o utilizador quer encontrar.
O Spaces pode ser já usado por todos, quer na sua plataforma Web ou nas aplicações para Android e iOS. Assim que o instalarem podem começar a criar os vossos grupos, quer seja para partilhar informação ou simplesmente para fazer um repositório de dados que forem encontrando na Internet.
Esta não será a única novidade a surgir nos próximos dias, já que a I/O 2016 está a chegar, mas para já o Spaces merece ser explorado em todas as suas vertentes.
Google Spaces
Este artigo tem mais de um ano
Qual é a diferença entre isto e partilhar dentro de um grupo fechado no Messenger do Facebook?
Oh não o Google Wave voltou.
O Wave era um excelente produto. Morreu novo devido a ter nascido precocemente mas para mim tinha tudo o que era necessário para se trabalhar em grupo. Espero que um dia possam ter algo semelhante mas com um conceito mais simples de entender pelo público em geral, pois requer muito investimento para manter um projeto assim.
Quanto aos Spaces vou já testar… vem no timming perfeito!
Excelente!
Isso e criarem um Gmail.pt
Pois para se criar um nome que não exista é uma tormenta
O quê, nem uma referência aos imensos produtos semelhantes da concorrência?