O seu smartphone Android já está mais seguro graças às medidas da Google
É uma das ferramentas mais poderosas da gigante norte-americana. A Google Assistant que até agora podia desbloquear o seu smartphone Android com um simples comando de voz. "Ok, Google", o comando de ativação da sua assistente virtual podia contornar os códigos de segurança e bloqueio. Até agora isto é.
Entretanto, a tecnológica de Mountain View decidiu remover esta e outras opções que daremos a conhecer.
Este é o segundo capítulo da recente empreitada da Google para tornar o seu sistema operativo Android mais seguro. Nesse sentido, a tecnológica de Mountain View deu a saber, através do seu blog oficial que já substituiu o comando de voz que desbloqueava um dispositivo móvel. Aqui tomando como exemplo os seus Pixel 3.
A Google Assistant e a segurança do seu smartphone Android
Existindo inúmeras formas de desbloquear o seu smartphone, a empresa entendeu que o comando por voz não era uma opção segura. O mesmo podia ser facilmente imitado (com uma gravação), ludibriando assim o mecanismo de segurança, algo que já abordamos no passado.
Assim sendo, esta opção já está bloqueada, com efeito imediato nos dispositivos Pixel. Contudo, ficamos agora a saber que esta medida se aplicará a todos os smartphones Android que utilizem a Google Assistant. Por outras palavras, a medida ganha assim uma abrangência global.
Há muitas formas de desbloquear o smartphone. Desde o código PIN, padrão, impressão digital e, mais recentemente, até o padrão das suas veias. Ainda assim, a tecnológica de Mountain View não quer tornar a sua poderosa assistente virtual numa ferramenta menos capaz.
A Assistant, agora sem o o "Voice Match"
Por conseguinte, agora que o "Voice Match" ou correspondência de voz foi globalmente desabilitado, temos novos comandos, ou melhor, novos resultados para o comando "Ok, Google" com o smartphone Android bloqueado.
Em vez de desbloquear o smartphone, a assistente virtual apresentará:
- Email, incluindo aqui conteúdos pessoais como faturas, contas ou reservas de voos
- O calendário da Google, bem como as respetivas marcações e compromissos
- Lembretes, auxiliares de memória e até listas de compras
Em suma, a tecnológica norte-americana manterá a sua Google Assistant uma ferramenta útil no dia a dia do utilizador, mas sem comprometer a segurança do seu smartphone Android. Assim, continuaremos a ter acesso a várias informações com um simples comando de voz, mas sem expor (desbloquear) o nosso dispositivo.
Costumava utilizar um comando de voz para desbloquear o seu dispositivo?
Este artigo tem mais de um ano
Costumava utilizar um comando de voz para desbloquear o seu dispositivo?
Nem pensar!!!
Eu parei de usar o assistente da Google depois que começou a apresentar defeito no reconhecimento de voz, tais como “navegar para Rua tal” ou até, “vai chover hoje?” Ou mais simples ainda, “agendar compromisso com fulano amanhã 10 horas da manhã” acho que estamos muito longe do que foi apresentado no Google I/O anteriormente, o que mostra na apresentação não é a mesma que estamos a usar.
Outras das medidas foi tornar indisponível o bloqueio de chamadas da aplicação Norton
Muito importante é a qualidade do cabo de ligação entre o telemóvel e a viatura.