Prepare-se para a maior mudança até à data no Google Maps!
Apresentada durante a última edição da conferência anual Google I/O 2018, a navegação assistida por realidade aumentada no Google Maps esteve, durante meses, a ser desenvolvida. Agora, já está a chegar a alguns utilizadores deste aclamado serviço da gigante norte-americana.
Fiel às suas declarações ao Wall Street Journal, a Google já está a disponibilizar a maior mudança no seu Maps até à data. Imagine o mundo real, tal como este é visto pela câmara fotográfica do seu smartphone ou tablet mas, com as indicações do Google Maps aplicadas por cima.
Para quem não prima pelo sentido de orientação e, tal como eu, por vezes até no parque de estacionamento do shopping se perde, esta será uma incrível funcionalidade. Dará todo um novo sentido e dimensão ao serviço de navegação da Google. Aliás, revestirá o mundo tal como o conhecemos com as suas indicações.
O Google Maps como nunca o viu!
Retomando as declarações da tecnológica norte-americana ao WSJ, a chegada desta função "estava para breve". Ainda de acordo com o seu relato, a mesma seria orientada para a circulação a pé. Para quando tem de deixar os outros transportes e depender apenas do seu sentido de orientação para percorrer as ruas.
Contudo, pelo menos numa primeira fase, esta função estará apenas disponível para os guias locais. Será uma forma de a Google se certificar de que o serviço funciona e, ao mesmo tempo, será uma recompensa para os guias. Tudo isto para que a inclusão da realidade aumentada se apresente como natural e funcional para o demais público e para uma futura disponibilização global.
Ainda de acordo com a própria empresa, a função "carece de mais testes". Isto antes de poder chegar a todos os utilizadores. Já, por outro lado, torna-se agora evidente que a mesma não tardará em chegar. A função existe e já está a ser testada. Para si, no futuro dar-lhe-á a possibilidade de encontrar o caminho ideal e ajudá-lo-á a manter-se nesse trajeto. Tudo isto com o auxílio da realidade aumentada.
A realidade aumentada, agora neste serviço de navegação
O Google Maps continuará a utilizar a localização GPS para saber onde está e, em seguida, utilizará a câmara fotográfica para determinar exatamente a sua posição. A partir daí, graças à implementação da realidade aumentada, usufruirá de uma nova forma de navegação.
No seu ecrã verá setas ou indicadores tridimensionais neste horizonte real, mas aumentado. Terá, portanto, orientações em cada mudança de direção ou cruzamento. Contudo, a Google não quer que se distraia ou dependa demasiado da realidade aumentada.
Caso esteja, por exemplo, a caminhar com o smartphone levantado para tirar proveito desta função, receberá um lembrete do Maps para pousar o dispositivo móvel. O intuito sendo a precaver de possíveis distrações que pudessem ter consequências menos positivas. Caso ainda assim o utilizador não baixe o smartphone, o Maps escurecerá o ecrã.
Teremos que esperar pela sua disponibilização geral
Esta medida visa evitar um consumo excessivo de bateria, bem como de dados. Já para não falar das possíveis consequências para um utilizador distraído numa cidade movimentada. Algo que a tecnológica norte-americana quer naturalmente evitar, estando ciente dos riscos inerentes a esta função.
É uma função extremamente promissora e uma amostra daquilo que a realidade aumentada pode fazer pelo comum utilizador. Para já, sendo um guia em cada curva e em cada interseção, algo que sem dúvida será útil ao explorar uma nova cidade ou localidade. Sem qualquer dúvida, valerá a pena esperar pela sua chegada!
Não será uma diversão ou um jogo. Será sim, uma ferramenta incrível para este serviço gratuito de navegação. Para que saiba, sempre, onde virar e por onde seguir. E já sabe, se for um guia local será o primeiro a experimentar esta função.
Este artigo tem mais de um ano
A ideia é fantástica mas vai necessitar de muuuita largura de banda e planos de dados.
Nos carros a Mercedes já faz isto com a navegação á algum tempo. Foi o melhor que vi até agora.
Abc
Porquê?
O maps sabe onde estás graças ao GPS e se estás a andar ou parado, sabe para onde estás virado graças à bussula e giroscópio do telemóvel, a camera também não precisa de Internet para mostrar a imagem…
Os unicos dados que sao aqui precisos são os que o Maps ja gasta para calcular o caminho e apresentar o ‘mapa’ em sí, de resto é tudo processado pelo telemóvel sem precisar de recorrer a mais dados.
Isto é nada mais que usar o ARCore para a realidade aumentada, usando a posição atual do Maps, com a tua orientação e posição do telemóvel.
Mas é preciso desenhos e setas para seguir o mapa? Em caso de maior dificuldade é só passar o mapa para satélite mas mesmo assim….
Isto é optimo. Mas ainda estou à espera de ver por cá, os radares e a indicação de velocidade. Mas alegro-me com a aposta da Google no Maps. Nada contra o Waze, a não ser, este ser um “fritador” de baterias. Pelo menos era, isso levou-me a usar o Maps
Nokia LiveSight em 2013 no Windows Phone 8, alguém se lembra?
“ah e tal não é igual!”
Bem, só não permite espetar uma cabeçada num qualquer poste, porque de resto a méééé é a mesma!
Realidade aumentada aplicada a uma aplicação de geolocalização…. Grande novidade que a Google apresenta.
Continua a apresentar o que outros já têm há anos e ao Waze vão buscar cada vez mais funcionalidades.
Mas apresentar o que ja existe noutros sistemas é mau? Nao percebo :/
Mau, não, pelo contrário.
Agora apresentar como sendo a maior funcionalidade desde a roda parece ridículo.
A ideia parece muito interessante, mas já imagino duas coisas:
– Um gasto enorme de dados online (para ser offline é preciso TB de memória?)
– Se os smartphones não tiverem boas baterias ou termos sempre powerbanks, deve ser uma viagem de 1h somente o passeio
Semelhante ao Real View Navigation da Sygic…
Os lumia em 2014 tinham algo dentro da mesma premissa disto.. ir a caminhar, ligar a camara e ele em tempo real mostrar por exemplo restaurantes.. aqui a base parece a mesma mas muito mais estruturado como é obvio. parabens! e que corra bem o desenvolvimento disto
Here Maps??
Gostei muito da ideia de implementação no uso pedonal que vai escurecer o ecran se estiver em movimento.
Era algo que já se ansiava há muito tempo, mesmo que nativamente incluída no equipamento já seria realmente muito bom.
Lá vai a Apple pegar já na ideia e dizer que inova…..LOOOL
Quando a Apple lançou o ARKit (muito antes da Google lançar o ARCore) já havia algumas demos no youtube.
A ideia não é da Google. Já existe em outras aplicações.
Quanto a Apple aplicar, isso sim, era bem vindo, o Maps da Apple é uma autêntica m@@@@
Sygic já tem esta função há muitoooooo tempo…