Pesquisa Google tem corretor gramatical baseado em IA
Muitas vezes, quando existe uma dúvida relativa à forma como se constrói uma frase ou se utiliza uma palavra, recorremos à Pesquisa Google que nos encaminha para sites que ajudam a entender as nossas dúvidas. Mas agora será o próprio serviço de pesquisa que irá dar a resposta.
A Google passou a integrar no seu serviço de pesquisa um verificador gramatical baseado em inteligência artificial, que pode analisar a construção de uma frase ou expressão e oferecer sugestões se algo parecer errado.
Correção gramatical por IA na Pesquisa Google
Segundo a Google, para já, o recurso apenas está disponível em inglês e ainda não está a funcionar em todos os mercados, devendo ser disponibilizado de forma faseada. Para analisar o idioma, a verificação gramatical usa sistemas de IA e pode não ser 100% precisa, especialmente para frases incompletas.
Para ativar esta correção gramatical, o utilizador deverá escrever, por exemplo, "grammar check" ou "check grammar", seguido da frase. Em seguida irá então receber o resultado da possível correção. Contudo, depois de alguns testes, foi percetível que nem sempre é necessário adicionar essa ordem à pesquisa para obter a correção.
Além disso, tal como a Google refere, a correção não irá funcionar caso a pesquisa viole alguma política do serviço, por exemplo, conteúdo perigoso, incitação ao assédio, incitação ao ódio, conteúdo médico, conteúdo sexualmente explícito, entre outros.
Este artigo tem mais de um ano