PplWare Mobile

Opera Mini – Um browser perfeito para smartphones


Autor: Pedro Pinto


  1. Hugo Cura says:

    Tenho-o instalado e raramente o uso. Não sei porquê mas tem algo que não me cativa a usá-lo… talvez o modo como usa o zoom ou…. sei lá.
    Simplesmente não é suficiente para me fazer deixar o Mozilla 5 nativo que, pelo menos em termos de funcionalidade e rapidez, me parece bastante bem conseguido.

    btw, excelente post, é uma óptima dica para quem se consegue adaptar a ele!

  2. tekhak says:

    Também há para outras plataformas.

    Eu utilizo para Symbian no Nokia 5800XM e estou muito satisfeito.

    E dá mesmo os 15-0 ao browser nativo!

  3. Ola,

    Tenho instalado no meu cel Samsung Corby Dj M3710 e já instalado em varios smartfones e “genericos”.

    Porem recomendo para cel que tanham a “canetinha”, pois as letras são muito pequenas.

    é um excelente browser, se não o melhor para smartfones.

    Vlw Pedro!

  4. Manuel says:

    Epá!! 15-0???

    Vá lá um 15-2….

  5. techdani says:

    Acreditem que dá mesmo. No meu N78, é este e o Opera Mobile 10. Está óptimo e simplesmente não tem comparação com o browser nativo. Consigo abrir 10 páginas no opera, mesmo sem opera turbo ligado, por cada página que abro no browser nativo e, mesmo assim, essa página lá sai com erros.

    Recomendo!

  6. JPereke says:

    Um browser que também uso no symbian é o Skyfire.

  7. DoContra says:

    É o browser que vem instalado “por defeito” no meu Vodafone 360 Samsung H1 (SO Linux Mobile).

    De facto, para quem não está habituado, é um pouco confuso à primeira vista (utilização), mas rapidamente nos habituamos a usar o(s) dedo(s) para fazer zoom e “saltar” para os links.

    E tem várias opções de configuração. A minha preferida é dar prioridade ao modo WiFi para estabelecer ligação e só recorrer ao operador na sua inexistência.

  8. Bruno Coimbra says:

    Eu tenho um nokia E71 e uso o opera 10 no telemóvel, mas sempre que uma aplicaçao precisa de abrir uma pagina de internet..usa o browser nativo….existe alguma maneira de tornar o Opera 10 o browser pre-definido para tudo?
    Espero que tenham entendido a minha questão, pode ser parva, mas a nivel de symbiam sou um novato.

    Thanks

  9. Socrates says:

    Como os tempos não estão fáceis, comprei um telemóvel Huawei G6600. Grande máquina, e claro a bombar com o opera 5 😀

    OPERA simply the BEST !

    Deviam fazer um artigo sobre este Huawei 😀

    cheers

  10. Tiago says:

    Também uso no meu nokia 5530 e até agora é o melhor browser que testei para symbian.

  11. Ryan says:

    Tambem uso ha bastante tempo. Vale a pena. Em varios casos melhor do que os browsers nativos. Mas la esta isto serve para ver as gordas do jornal. Quando se esta longe e quer saber como andam a bola e as noticias penso que vale a pena.

  12. Socrates says:

    Como os tempos não estão fáceis, comprei um telemóvel Huawei G6600. Grande máquina, e claro a bombar com o opera 5

    OPERA simply the BEST !

    Deviam fazer um artigo sobre este Huawei

    cheers

    • Ate Amanha says:

      epa tb tenho um huawei G6600 e qd tento aceder plo browser aparece-me isto “falhou a verificação de certificado do servidor. por favor consulte a configuração de data no seu dispositivo” por acaso nao fazes a minima ideia do que é que é? lol

      Obrigado

  13. Alex says:

    O opera mini e muito bom sem duvida…mas Pedro Pinto, já estava na altura de ver os emails ou nao? 😉

  14. @dilsinhope says:

    Concordo em partes…

    o nevagador é rapido sim,

    o BOLT é um excelente Navegador pra Smartphones, roda tudo, e vemos a pagina como é em 100% dela!

    totalmente como se ve no computador.

  15. Manuel Andrade says:

    Tenho a versão Java instalado no meu velhinho SE V630i e grande diferença que faz no Loading e rendering das Paginas!

    Comparado com o Browser Standart da SE claro!

  16. Vasco says:

    A ferramenta (Opera Mini) é fantástica, mas o enquadramento está incorrecto. Todo e qualquer “feature phone” ganha com este aplicativo, por facilitar a descoberta da mobilenet, aliando o facto de nalguns telefones ser bastante difícil descobrir o browser, bem como digitar um endereço internet.

    Correr em bastantes plataformas mobile é outro addon bastante precioso.

    Para smartphones não vejo vantagem adicional. Mobile Webkit browsers estão para ficar e são bastante potentes (e rápidos).

    PS – não esquecer a vantagem “server-side” do Opera Mini que para os terminais mais “necessitados” ajuda e de que forma a aceder mais rapidamente à mobileWEB.

  17. Renato says:

    Gosto mais do Dolphin HD

    • BrunoG. says:

      Eu também prefiro o Dolphin (excepto quando não me deixa fazer scroll e começa a mostrar as barras de favoritos dos lados), mas o Opera dá-lhe uma abada em termos de velocidade por comprimir as imagens.

      Por exemplo experimenta carregar uma página no Dolphin quando só tiveres disponível rede GPRS e depois tenta no Opera… é impressionante!

      Agora só uso o Dolphin para o Google Reader, pois inexplicavelmente no Opera não me aparecem as estrelas para adicionar um feed post aos favoritos

  18. afrsa says:

    Só não percebo é porque um browser precisa da permissão de marcar números de telefone directamente?!

    Não instalei até perceber o porquê!

  19. racpxt says:

    Não posso concordar com o 15-0. A nível de interface é sem dúvida o melhor web browser para Android, velocidade: fenomenal.

    Mas no que diz respeito ao zoom e ajuste de páginas, aí as coisas já mudam de figura, aliás, esta é a 1ª review a dar nota positiva a esse aspecto do Opera Mini, o browser padrão é bem melhor.

    Outra coisa que o Opera perde é no facto de não ser tão preciso com os clicks, no padrão raramente falho um link pequeno, no Opera raramente acerto, só mesmo com trackball/dpad. Aliás a taxa de sucesso de clicks em tudo o que é elemento do tipo “form” parece ser baixa.

    Para Android o Dolphin HD ainda é a melhor alternativa ao browser padrão. Quando o Opera melhorar o zoom e a detecção de click, aí sim, será Opera Mini toda a vida.

  20. wyldkat says:

    O Opera Mobile não pretende ser um substituto do browser nativo, muito menos de competir com o Dolphin.

    É um browser para quem quer ver páginas simples rápido e sem gastar muito tráfego.
    Tem algumas falhas, mas eu no meu Android não consigo estar sem ele. Uso-o mesmo como browser principal porque já experimentei usar o Dolphin e o Nativo e é de arrancar os cabelos com certas coisas. Mas não é esse o objectivo. Para concorrer com o Dolphin e afins deverá sair o Opera Mobile, esse sim, um browser

    Ah, já para não falar que este Opera sincroniza com o Opera que uso no PC.

  21. aver says:

    Muito fraco no iPhone. 0 – 15 contra o Safari/WebKit e derivados.

    • Adriafix says:

      concordo plenamente. O facto de não aceitar multi-toque torna a aplicação difícil de usar no iphone.
      Em termos de funcionalidades está atrás do safari.

    • racpxt says:

      Mas o Opera mini no iPhone não é aquele caso em que não passa de uma “skin” do safari com uma ou outra funcionalidade própria? Pelo que li eles só puderam avançar com essa solução, pois um browser completo violava a política de anti-concorrência da apple.

      • aver says:

        Com excepção do Opera todos os browsers para iPhone são, de facto, skins do Safari/WebKit para iOS, embora tenham às vezes outras funcionalidades, com as tabs.

        O que a Apple não permite é que seja pré-definido outro browser além do Safari. Por exemplo, cria-se no desktop um símbolo (neste caso atalho) para uma página da web, como o portal-sites.net Vai abrir sempre com o Safari. O mesmo no caso de um link no Gmail. Se se quiser abrir com outro browser é preciso copiar o link.

        O Opera Mini não se baseia no Safari/WebKit. Funciona com um princípio diferente – não é o browser que abre a página da web, primeiro passa pelos servidores do Opera que enviam uma imagem comprimida para o iPhone. Por isso é muito rápido a “abrir” as páginas. Mas a imagem é estática, só actualiza através dos servidores do Opera. Na sensibilidade do toque no ecrã, para fazer zoom e no aspecto (rendering) das páginas o Opera é muito fraco comparado com o Safari e derivados.

  22. Luiz Soares says:

    Sonho com o dia que farão um leitore de PDF p/ mobiles que rode tão bem no meu Hiphone quanto o Opera.

  23. un says:

    Vou falar do que conheço.
    para windows mobile o opera mobile 10 é de facto um bom browser, deixao ie anos luz, ajusta bem as páginas não mobile ao ecrã do tlm.
    Para android o opera mini não convence, muito pior que obrowser nativo na minha opinião…

  24. Zedd says:

    Sou fã do Opera mas este Opera Mini não funciona para mim. Tenho no Ipod touch mas não uso. O Safari funciona melhor pelo menos neste caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.