O Android P tem muitas novidades para os utilizadores
A Google tem em desenvolvimento muitas novidades para o Android. Chegado à sua versão P, é hora de se focar nos utilizadores e de lhes dar uma gestão correta de todos os recursos. Foi isso que a Google apresentou hoje na I/O, ao anunciar a versão beta do Android P.
O Android P começa a tomar forma e a Google está a desenvolver esta nova versão para se focar nas necessidade dos utilizadores, usando a IA e outras tecnologias para o conseguir. É por isso que esta versão vai conseguir prever o que o utilizador necessita.
Gestão de energia encarregue à IA
Com o "Adaptive Battery" o Android P vai procurar gerir os consumos de energia e sempre que detetar consumos anormais, essas apps vão ser desligadas e deixar de estar a consumir recursos em fundo.
Há ainda uma gestão inteligente do brilho do ecrã, que se irá sobrepor ao que hoje existe e, para cada situação, irá diminuir ou aumentar esse brilho consoante as necessidades e ao mesmo tempo da disponibilização de energia.
Os consumos de energia vão ficar focados nas apps que o utilizador realmente necessita e usa, tendo a Google registado nos seus testes uma diminuição de consumos de CPU na ordem dos 30% .
O Android P vai ser controlado por gestos
Outra novidade é a presença de gestos para controlar o Android P. Com um simples swipe tudo ficará diferente e vai ser possível ver as apps recentemente usadas, bem como as que o utilizador mais usa.
Um segundo swipe dá acesso à lista de aplicações, como temos hoje em dia no Android, garantido ao utilizador a possibilidade de escolha.
Esta integração será feita também na remoção dos botões físicos. Tudo será controlado com gestos no ecrã, desaparecendo o botão "back", que será apenas disponível dentro das aplicações.
A previsão das necessidade dos utilizadores no Android P
A nova versão do Android vai também ser inteligente e garantir que determina o que os utilizadores querem usar. Para isso terá o Actions e o Slices. O primeiro garante que é feita uma avaliação das apps que os utilizadores mais usam e prevê também a sua necessidade de utilização.
Para dar aos utilizadores essa lista de app, tudo estará arrumado na interface, garantido um rápido acesso, junto da lista de aplicações.
O Slices é uma integração maior, com a avaliação não apenas das apps, mas também da informação que os utilizadores usam. Ao pesquisar uma app de viagens, os resultados vão apresentar de imediato os destinos mais usado e que são lógicos para os utilizadores.
Esta integração não se fica por aqui e usará os temas preferidos dos utilizadores interligados com as suas app.
O Android P beta não é apenas para os Pixel
Ao contrário do que é normal, a Google resolveu alargar o Android P outros fabricante e a outros dispositivos. Assim, a versão beta estará disponível já hoje para ser testada e poder ser instalada em muitos mais smartphones.
Estes incluem os Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e o Essential PH‑1.
Este artigo tem mais de um ano
Não se pode ter no S9+ ?
Para quê? Para a Samsung poder já fazer testes às carradas de bloatware que têm?
O que entendes por carradas de bloatware? Ainda deves ser do tempo do TouchWiz e não do Samsung Experiencie. A não ser que chames carradas de bloatware a aplicações ditas normais em qualquer marca como a camera, health, browser, galeria, editor de video, calculadora, notas, gravador, samsung cloud…
Só questionei acalma-te.
Desde 2004 que só tive Apple e comprei à semanas o S9+, ainda ando em pesquisa 🙂
Mas, obrigado.
só há uns meses chegou oreo para todos
agora deve estar 90% dos telemóveis que ainda estão com nougat e anteriores
estão a preparar agora este P que deverá estar disponível para todos os novos smartphones daqui a um ano
o problema disto é a adopção extremamente lenta, a ver se o O para P seja rápido e eficaz graças ao Project Treble
Tens toda a razão :S
Esta adoção lenta faz parte da estratégia de vendas das principais marcas: ao garantirem um hardware novo por cada versão de Android nova, aumentam as vendas. Se um S6 tivesse o update logo de início (ou alguma vez…), então muita gente não comprava Samsung de média gama novos. Ou mesmo um S7 EDGE iria evitar muitas vendas de S8/S9.
Infelizmente a google aceita porque senão arrisca a que as marcas desenvolvam e mudem para outro SO; mas a google devia exigir que no espaço máximo de 3 meses e durante 2 anos as marcas atualizassem para a última versão, sob penalização de perderem a loja e certificação google nesse e futuros modelos.
mas tu percebes alguma coisa que estas a dizer? o android é codigo aberto.
cada fabricante faz o que bem entende por cima dele. 80% do mercado dos smartphones é android exactamente por causa dessa filosofia..para o bem e para o mal. cabe-te a ti escolheres a empresa onde queres gastar o teu dinheiro. Valorizar o que é importante..as caracteristicas de “papel”, as actualizacoes ou ambas. samsung nunca foi uma empresa que valorizasse as actualizacoes e pior, cria aparelhos com qualidade duvidosa a longo prazo para que avariem passado X anos para te “obrigar” a comprar um novo. Cada um sabe de si.
o project treble que na teoria vem acelerar os updates..no final quem coloca as actualizacoes continua a ser os fabricantes, ou seja…cada um faz o que bem entende.
O meu Huawei P10 Lite está prometida a atualização para o Oreo… mas ainda não passou de prometida, pois ainda não chegou cá nada!! É este a minha única queixa dos smartphones Android… a lenta adopção/distribuição do sistema operativo mais recente por parte dos OEM.
Para mim a Samsung e amigos só vão começar a levar os updates a sério se os Pixel e os telemóveis com Android One começarem a vender bem.
Será que sairá para o Oneplus 5?
Neste momento roda o 8.1 Oreo, pode ser que mantenham a politica de atualizações constantes da empresa.
O Android muito à frente! Cada vez com mais funcionalidades imitadas e enaltecidas nos outros e cada vez mais seguro, e é porque é uma plataforma utilizada por centenas senão milhares de marcas
So ‘e pena 0.1% dessas centenas ou milhares de marcas disponibilizar o P aos seus equipamentos.
milhares de marcas? ou modelos?
nao é dificil saber quais as marcas que tem actualizacoes constantes, pelos vistos 99.9% nao esta preocupado com isso.
Se nem o Android 8, olhando para os dados estatísticos, pode-se afirmar que em quase ou um ano ninguém está a usar… Imagina P que aí é beta…
O Oreo está atrás até de KitKat, são muitas novidades, recursos e funcionalidades, etc… Mas não chegam aos utilizadores, por falta de updates… Seja por culpa das marcas ou da Google…
Da google nao é de certeza que o codigo esta livre para quem quiser fazer updates. Culpa mais as pessoas por serem menos exigentes e em 2018 ainda comprarem smartphones novos com android 6, so pq no papel tem specs interessantes. Se as pessoas parassem de comprar lixo, provavelmente as empresas iriam ter ke investir mais nessa area. O nokia 8 aki da empresa ja vai com o android 8.1 e actualizacoes de seguranca de abril. O xiaomi A1, com android 8. O meu htc u11 tambem esta com android 8. Como vez existem marcas ke fazem updates e nem todas caras…
List of Nokia devices to get Android P 9.0 Update
Android P 9.0 update
Image shows the easter egg of Android P 9.0
•Nokia 8 Sirocco
•Nokia 8
•Nokia 7 Plus
•Nokia 6 2018
•Nokia 6 2017
•Nokia 5
•Nokia 3
•Nokia 2
•Nokia 1
•Nokia 9 (Unannounced)
•Nokia 3 (2018) (Unannounced)
Almost all Nokia devices will be updated to Android P 9.0, and the thing that makes it possible is the use of Stock Android on all its phones. Now let’s take a look at when Android P 9.0 might arrive for these devices.
Eu tenho Sony X Compact e recebo sempre actualizoes de versao. Espero receber tambem a v.9 ja que a 8 esta muito boa em relacao a 7 que vinha de fabrica.
Melhoramento na gestao de energia e sempre muito bem-vinda!!
Esse “sempre” é usado de forma enganosa.
venha ele pra ser testado no OnePlus 2… que tá sempre a bombar com ROM’s cozinhadas à medida desde o 5.1.
já deixei de gastar uma pipa de massa em telemóveis na crista da onda!
Próximo upgrade, se durar até lá… será para um 5G com bateria de próxima geração.
Android é top.
Show de bola.