IA da Google vai poder ler todos os seus emails e ficheiros
A Google pretende aprofundar a personalização dos seus serviços, permitindo que a sua inteligência artificial (IA) aceda a dados do Gmail e Drive. O objetivo é oferecer resultados de pesquisa mais relevantes, mas a iniciativa levanta inevitáveis questões de privacidade.
Google quer personalização que vai além das pesquisas
Para que a IA se torne a nossa principal aliada, é fundamental que esta nos conheça profundamente. Num novo passo para otimizar as pesquisas, a Google planeia permitir que o "Modo de IA" do seu motor de pesquisa aceda ao seu Gmail e aos ficheiros guardados no Drive. A promessa é a de entregar respostas "verdadeiramente personalizadas", embora este possa não ser o único objetivo da empresa.
De acordo com o portal Bleeping Computer, a Google tem planos para integrar vários dos seus serviços com o "Modo de IA", uma funcionalidade que tira partido do Gemini para proporcionar uma experiência de pesquisa mais conversacional. Numa entrevista, Robby Stein, vice-presidente de produto do Google Search, sugeriu que a empresa está a explorar formas de a sua IA aceder a conteúdos do Gmail e do Google Drive.
Anunciámos na conferência I/O uma futura oportunidade para os utilizadores optarem por uma experiência com personalização melhorada. Queremos que as pessoas possam ajudar a Google e os seus serviços a saber mais sobre si, para que possam ser mais úteis.
Afirmou Stein.
Embora não tenha mencionado diretamente o Gmail, Stein deu a entender que, se a IA conhecesse as marcas preferidas do utilizador, os locais que visita frequentemente ou um projeto escolar em preparação, seria capaz de realizar tarefas mais interessantes e úteis.
Este projeto já se encontra em curso, sendo um dos primeiros passos a implementação de um sistema para personalizar compras e obter recomendações de restaurantes através do "Modo de IA". Estas funcionalidades são opcionais e podem ser ativadas através da secção experimental Labs.
O verdadeiro objetivo por detrás do acesso aos seus dados
A ideia de a Google utilizar os nossos dados para oferecer experiências personalizadas não é nova. A empresa fá-lo há mais de duas décadas, sendo este o pilar da sua estratégia de publicidade. Embora a pressão regulatória tenha forçado algumas mudanças e os utilizadores possuam hoje um maior controlo sobre a informação que partilham, a Google nunca deixou de a armazenar para a rentabilizar.
Com a ascensão da IA, a empresa procura agora aproveitar essa vasta quantidade de informação para alimentar os seus modelos de linguagem. Isto permitirá aos seus sistemas antecipar necessidades e identificar padrões complexos, muito para além do que os algoritmos tradicionais conseguem fazer. É por esta razão que a Google pretende interligar o Gmail, o Drive, o YouTube e outros serviços, de modo a oferecer uma experiência de pesquisa mais íntima e pessoal.
Para já, os detalhes concretos sobre esta integração são escassos. Robby Stein não revelou uma data de lançamento nem especificou o tipo de informação que o "Modo de IA" irá processar. Para os defensores da privacidade, esta funcionalidade pode representar uma séria ameaça, pelo que será crucial que a Google ofereça uma alternativa clara para que os utilizadores possam bloquear este acesso.
Leia também:





















Sim, pois. Bem que eles tentam aqui com mensagens para eu aceitar. Não pra PQP.
Prrivacidade kkkkk. Privacidade e piada para a empresa google. Se realmente pensasse em “privacidade” nem oferecia esse servico. Ou melhor, nem tocava no assunto de que “tem alguem lendo seus email” se tivesse alguma etica. Quem acredrita numa empresa assim agora? Quem acredita numa empresa que percegue os usuarios marginalizados que usam Adblock para se manterem anonimos, seguros e sem rastreamendo na internet sendo que a empresa ja e trilhonaria e nao precisa disso e desse dinheiro dessas pessoas para se manter ainda na frente? Ganancia essa e a resposta
Essa empresa chamada google, que nao pensa em privacidade nenhuma para o usuario, esta penseguindo as pessoas que usam VPN para se manterem anonimas na internet, ou seja esta impossivel navegar no youtube com VPN. Eles estao bloqueando muitas requisicoes vindo de um so IP eu acho, da VPN que escolheu. Eu estou tendo que usar o TOR para burlar o bloqueio deles, infelizmente. Isso me irrita. Se o google premium oferecesse um modo anonimo como pagmento em cryptomoedas e a nao exigencia de um telefone ativo no cadastro eu PAGARIA ATE MAIS pelo o servico premium, como 50- 70 dolares por mes por exemplo. Mas o google nao me oferece e nunca vai oferecer privacidade acima de tudo
Eu não tarda nada volto ao FAX…
Mais uns milhares de milhoes para a Uniao europeia.
Siga!
Mau demais.
Big brother is f*king watching you!
O mundo está cada vez pior! Há spyware em todo o lado!
Vamos supôr que IOS e Android passam a ser sistemas pagos. Da mesma forma, pagamos uma assinatura mensal ou anual, e temos acesso a e-mail com 15gb, canal do Youtube, Drive, google fotos, Gemini e mapps. Tudo isso e uns pequenos extras, por o incrível valor de 100€/mês. Claro, excluíndo daqui os 20 ou 30€ do Facebook. Parece-vos uma alternativa a não usarem os nossos dados para manter tudo gratuito? Claro que deve haver uma opção, mas essa opção poderá precisamente passar por aí: haver um custo. Isto se houver muita gente a impedir que o seu Gemini se desenvolva como eles pretendem. Assim, parece bem? É justo esse valor? Recordo que há eletricidade, sistemas informáticos a serem renovados muito rapidamente, engenheiros pagos a peso de ouro para procurar constnates desenvolvimentos e falhas de segurança para corrigir, etc etc, e nós pagamos 0 por isso.