PplWare Mobile

Guia – Crie o seu próprio Chromebook

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Luis Matoso says:

    Desculpem a pergunta, é provávelmente estupida e desadequada mas para que é que alguem necessita de um chromebook?

    • Rúben Lopes [Lopesmaio] says:

      Pode ser para quem apenas usa a Internet e quer um computador completamente “especializado” na Internet, por exemplo. Ou então para experimentar coisas diferentes, por curiosidade, como é o meu caso, que gosto de ter oportunidade de experimentar estas ideias novas 🙂

  2. jpng81 says:

    Ainda não consigo compreender a utilidade do chromium ou chrome os… para que é que haveria eu de ter um portátil limitado apenas ao browser??? O que faria sentido era do tipo eu ter uma tablet que tem apenas processador “ARM” em que actualmente não existem sistemas operativos “funcionais” para este tipo de processdor para além de android , aí sim um chromium OS faria sentido ter uma alteranativa.
    Isto é a mesma coisa que ter um ferrari e remover o motor do ferrari e trocar por um motor de um mini.

    • rv says:

      1) vÊ os videos de lançamento do projecto

      2) se não te te adequas no publico alvo e não vÊs a oportunidade deixa-te estar.

      eles simplesmente têm dados para afirmar que:
      a maioria dos utilizadores apenas utiliza o browser no seu computador pessoal (pc ou mac), e que a maioria não precisa de um OS baseado em hardware, um OS cloud based é mais do que suficiente.

      posto isto:

      um OS cloud bases chega para jugar no FB, chat, mail e afins …

      se queres trabalhar em software pesado ou software não cloud based não instales….

      simple?1

      • Kadu says:

        Mesmo… O que não falta por aí são pessoas que compram portateis acima dos 1000€ com o unico objectivo de ir ao facebook para jogar o candycrach!

  3. Manuel Miranda says:

    A minha pergunta é:
    Conseguirei uma melhor performance com pobre do netbook ao instalar o Chromium OS?

    • roliveira says:

      Nada como criares uma pen com o chromium os, como está descrito no artigo até ao passo 2. Acredita, se achares rápido a arrancar da pen nem vais acreditar na velocidade uma vez instalado no teu netbook.

      Não há neste momento para netbook, da minha experiência, nada mais rápido que o chromium OS.

      • @lmx says:

        hummm
        talvez meego?? ja se conseguem tempos de boot de menos que 5 segundos, e se retirarmos alguns processos…
        pois este não deve correr quase nada…

        cmps

    • Carlos says:

      Se o único programa que corres atualmente no netbook é o Chrome, talvez.

      Se usas outros programas é capaz de não ser grande ideia fazer isto.

  4. Pedro Reis says:

    E um guia para instalar isto em dual-boot ou triple-boot?? Queria se possível por Win7, Ubuntu 10.04 e isto no meu netbook e se achasse o chromium OS nice retirava o Ubuntu!!

    Cumps

  5. dbrenha says:

    Tentei instalar o joli OS num magalhães (1ª geração) e deu-me erro na instalação mas corria bem pelo “live usb”. Isto seria uma ótima alternativa, vou experimentar.

  6. joao says:

    O início do fim do windows

  7. Bakchich says:

    Continuo a usar e preferir o JoliOS

    • roliveira says:

      O jolicloud(joliOS) comparado com o chromium os é uma lesma. Acredita, que já o tive instalado e precisamente troquei-o pelo chromium os.

      Se usares predominantemente o browser, é apenas o que precisas.

    • hammer says:

      nao gostei muito da experiencia q tive com o joliOS instalei-o no netbook da minha irma e ela tinha dificuldades nas directorias, e admito q nao eram nada intuitivas. alem disso nao achei assim tao leve quanto isso.. vou dar uma espreitadela ao chromeOS

  8. Felipe says:

    Testei num netbook qbex e obtive um comportamento muito bom. É bem provável que eu utilize como sistema principal, ao invés do Arch Linux que é bastante pesado pra ele.

  9. Walt Sousa says:

    Falaram no Jolicloud e não deve faltar muito para sair a nova beta do S.O.
    Talvez ainda saia antes do final do ano.

  10. MeKaZa says:

    Como é que é possível? Ainda hoje apresentei um trabalho sobre o Chrome OS! E usei o Vanilla para demonstrar… Embora eu tenha usado uma máquina virtual. Anyway, bom artigo!

  11. fernando martini says:

    ja testei tb o JoliOs a versdao ulçtima 1.2, acheio muito bom, pratico, deduzo ser a mesma finalidade do ChrommeOS, porem, nao sei fica aquela sensacao de que, falta alguma coisa, mesmo sendo 90% do uso atual estar td na internet, facebook,orkut, gmail, hotmail, tem emre aquele programa p\ se testar, um trabalho a desenvolver, meu maior receio dessa teoria é e se ficar sem internet, ? perde-se tudo, hj fica td na nuvem, mas tem semre uma copia no pen drive, hd externo, alem do gmail, e outras formas altrernaticas de armazenamento, alrem de claro, os tao artuais tablets, nao sei se essa forma de pensar de estar td conectado a nuvem, ficou atrassado, agora c\ o surgimento em 2012 dos ultrabooks, leves potentes, e c\ portas de armzenamento

  12. Alfredo Rodrigues says:

    Boa noite a todos,
    Como utilizador muito recente de Linux instalei o anti-x num portátil PIII a 700 com 312 Ram, não desgostei mas ter que instalar muita coisa “à mão” é complicado para uma pessoa que nada percebe.
    As únicas funcionalidades que necessito neste portátil é ver um filme em dvd ou divx, ouvir uns mp3’s e ir à net ver o mail, FB e pouco mais. Aconselham ou nem por isso? Preciso de uma distro muito leve porque o portátil não dá para mais embora já tenha visto a correr uma distro do Mint e fiquei fascinado com a simplicidade (mas não é para esta máquina de certeza..).
    Muito obrigado e parabéns a quem mantém o melhor website de TI português, mais que um vício diário, uma paixão.
    Alfredo

  13. Carlos says:

    é impressão minha ou isto é para quem passa o dia no facebook, youtube, mail e afins? eu como web developer estou preso a programar que preciso de correr numa plataforma mais completa, photoshop, dreamweaver, ftp, etc etc, isto é muito limitado… para alem que é preciso ligação permanente à internet…

  14. Claudio says:

    Alguém já testou num magalhaes 1ª geração ? estou tentado a experimentar como assim neste momento está com peppermint e a esposa só usa o chromium e o mahjong 🙂 …

    Qual build é mais adequado para o magalhães ?

    • pedro says:

      eu vou experimentar logo à noite as duas no maga 1G e dp escreverei qq coisa aqui.

    • Bruno Torres says:

      Estou com o ChromeOS no MG1 a correr perfeitamente. Tive de instalar a build Lime, visto que com a Vanilla não tinha acesso ao wifi.

      • Claudio says:

        Bem já sei que a lime funciona no MG1 mas antes de tentar tenho uma duvida, o Magalhaes aqui em casa tem duas funções, uma é chromium para web e a segunda é ver filmes de animação para o puto carros, rabgo e afins 😉 pelo que vejo na net o chrome OS não permite ler ficheiros de video ?!?!? alguém sabe se ja se consegue ?

    • pedro says:

      Ora bem, dado que o maga tem uma placa rede da raltek, escolhi a versão lime para fazer a pen. Dp de a ter pronta arranquei o bicho mas sem sucesso. O ecran fica sempre preto até que a pen deixa de ser acedida e o sistema pára. Experimentei dp a pen num laptop normal e funcionou bem, notei apenas que o som estava demasiado baixo e não consegui descobrir como subi-lo.
      Poderei tentar novamente nos proximos dias, fazer o mesmo com as versões anteriores do lime que o site disponibiliza. Vamos ver. De qq maneira parece-me que será algo com a placa gráfica ou com o facto do maga ser intel celeron e não intel atom.

  15. Miguel says:

    Olá.
    Fiz o download da ultima build para USB, descomprimi, abri o terminal, fui ao directorio, inseri a instrução antecedida de “sudo”. esperei. esperei. esperei.
    acabou, fiz restart com boot option para selecionar a pen e NADA!

    NADA!

    reformatei a pen. fiz tudo de novo. NADA!

    esperimentei com outra pen. NADA!

    tentei com o Unetbootin e tb nao deu.

    gostava mesmo de experimentar esta distro. Alguem pode ajudar?

    Obrigado

    • roliveira says:

      Tenta a build de outro dia, ou… a mesma. Pode-se ter dado o caso de ter acontecido algo e o zip que descarregaste não ser totalmente integra (estar parcialmente corrupta)

  16. serva says:

    Boa tarde ,

    Excelente artigo , com um tutorial bem redigido para todos os SOs do momento .

    Quanto as questões que mais se levantaram aqui acerca da utilidade deste SO , eu diria que te imensas , hoje de fato a Google e não só têm praticamente tudo o que necessitas na cloud , a saber :

    Google docs ( aqui não se perde nada , ficas sem net , mas o ficheiro fica alojado nos servidores da Google e de qualquer pc com internet acedes com a tua conta aos teus docs ) .

    Google calendar ( dá para agendares tarefas e sincronizares com todos os teus pcs que tenhas em casa ou noutro local , inclusive em tablets )

    Gmail
    Google books
    Google maps
    Youtube
    Google store (aqui tens N programas gratuitos para adicionares ao teu OS Chrome )
    Google Quick notes
    Google weather
    Google Earth
    Google +
    Facebook
    Google biodigital Human (Ligado a medicina)

    Bom e podia continuar para aqui a enumerar todos os serviços que a Google e não só nos disponibiliza na nuvem .

    É preciso entender que neste SO , somos nós que personalizamos o que queremos que esteja previamente ”instalado” , como já existe no Google Chrome , neste momento a nova interface do Google Chrome tens as aplicações ou extensões como lhe queiram chamar com os respectivos icons e depois tens as páginas mais visitadas , este OS é praticamente baseado nesta interface , simples e muito rápida de se usar , de facto ficamos completamente dependentes da internet , esse é o maior contra que eu vejo neste SO , mas eu diria que esse vai ser o caminho a curto prazo , bons planos de dados com o aparecimento do 4G .

    Caro @Alfredo , eu recomendo-te ou o Bodhi ou o Puppy Linux , se optares pelo Bodhi faz o download da versão 1.1 e não da actual 1.2.1 , que é ligeiramente mais pesada , aqui fica o Link :

    http://bodhilinux.com/

    Link com algumas imagens do Bodhi aqui :

    https://www.google.com/search?q=bodhi+linux&hl=pt-PT&client=ubuntu&hs=EmS&channel=fs&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&ei=r0jnTqHaO8bR4QS_2-TPCA&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBUQ_AUoAQ&biw=1761&bih=938

    Do Puppy tens aqui algumas imagens :

    https://www.google.com/search?q=puppy+linux&hl=pt-PT&client=ubuntu&hs=FpS&channel=fs&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=aknnTv-4EYTCtAbU1bSJBw&ved=0CGYQsAQ&biw=1761&bih=938

    Link para download aqui :

    http://puppylinux.org/main/Download%20Latest%20Release.htm

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  17. kekes says:

    Uma simples pergunta é possivel reproduzir musica, especialmente ficheiros em Flac no ChromeOS? Se sim como…

  18. Paulo_p says:

    pois eu já experimentei e passado 2 semanas desinstaleim e posso dizer com toda a certeza que não utilizarei este ou outro sistema “cloud”, mesmo no netbookm onde uso o pinguy para netbook, o qual é muito rápido e não se fica totalmente dependente da net….
    Mas isso sou eu…

  19. serva says:

    Kekes , boa pergunta , vou experimentar logo quando chegar a casa , depois digo-te alguma coisa .

    Cumprimentos

    Serva

  20. Pedro A. says:

    Uma grande questão que tenho é: isso funciona com as pen’s de dados 3G dos nossos operadores? Já que o OS é baseado na cloud deveria funcionar.

  21. serva says:

    Kekes ,

    Boa noite aqui tens o Link da loja do Chrome OS , aqui

    https://chrome.google.com/webstore

    E aqui tens o Link das diversas formas que tens de ouvir musica , para player mesmo tens o Google music que eu tenho instalado em Android e que está com uma interface fantástica .

    https://chrome.google.com/webstore?category=collection%2Fmusic

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  22. posso criar a pen com o SO num mac e dps instalar num pc, ou para isso tem que ser antes feita num pc?

  23. CMatomic says:

    Chrome OS é uma distro linux , não sei porque designam como sendo OS diferente do Linux , sendo assim diria-se no caso do ubuntu como sistema operativo ubuntu.

  24. serva says:

    caro @CMatomic ,

    Bom dia , tens toda a razão .

    Cumprimentos

    Serva

  25. serva says:

    Bom dia de novo ,

    De facto parece que querem descolar da palavra Linux , já com o Android passa-se o mesmo , enfim , marketing eu sei lá o que mais , sabes que a seguir a revolução do 25 de Abril eu era um garoto e os meus Pais viajavam muito nessa altura e eu ainda nem na primária andava ia com eles e uma coisa que me ficou foi o estigma que existia em todos os Países por aonde passávamos de dizermos que eramos Portugueses , lembro-me mesmo de uma vez que para fazermos uma reserva num restaurante tivemos de dizer que éramos Brasileiros essa foi ma experiência que nunca esqueci e por isso hoje defendo com todos os dentes que tenho o meu País com muito orgulho , e o mesmo faço com as minhas opções , pode não parecer bem usar Linux , mas sinceramente estou-me borrifando para aquilo que outros pensam .

    Com a Google é capaz de se estar a passar algo semelhante , embora beneficiem imenso com a comunidade Open Source e verdade seja dita , também são generosos com a mesma no que respeita a donativos .

    Cumprimentos

    Serva

  26. Jorge Vieira says:

    Boas, antes de mais os meus parabéns ao autor do post. Excelente.

    Estou apenas a ter uma dificuldade a meter isto a “correr”. Como não tenho pen’s de 4gb disponíveis, usei antes um MMC. Extraio a imagen, executo o Win32DiskImager, e quando acaba de transferir o SO para o MMC, ejeto. Ao fazer boot no portátil, a imagem do chromium OS aparece, e depois fica tudo preto… Não sei que o hei de fazer. Dicas?

    • roliveira says:

      Jorge

      Provavelmente o problema é por não teres gravado para uma pen USB. Se reparares no site do Hexxeh ele diz lá explicitamente quando descarregas a imagem que é para pens usb (tem o simbolo do USB). Mas podes tentar outra build de outra data, ou em alternativa se tiveres a usar o Lime usa o Vanilla ou vice versa.

  27. Gustavo Quintela says:

    Boas,

    há a possibilidade de nem todas as pens USB funcionarem?
    É que eu ainda não consegui por o LIVE USB a funcionar. Já tentei criar através de Windows e OS X e nada. Só pode ser da pen, certo?

  28. Fabio Costa says:

    Ja experimentei ambas as versoes no meu Acer Aspire One, o lime não passa de ecrâ preto, o vanilla entra mas de poucos em poucos segundos suspende, mais alguem aconteceu o mesmo?

  29. Ajisma says:

    Será de mim ou algo está mal aqui?

    Tentei instalar o Image Writer for Windows e não consegui. Consegui sacar um ficheiro mas não tem nenhum arquivo executável.

    Alguém me pode ajudar? Obrigado.

  30. Pedro Cabral says:

    Boa noie estou a tentar instalar o ChromiumOS no iBook mas ele não recolhece a Pen no arranque algumas sugestões?

  31. Tenho um ASUS Eee PC 1001P e gostaria de o transformar num ChromeBook.

    Será que é possível?

  32. Jose Ribeiro - Portugal says:

    ORA MUITO BEM, Meu problema: Acer extensa 5620 e Placa WiFi Atheros…. não consigo net sem fios. Já me deu dor de cabeça em muitos Linux´s e agora com este. Bolas lá para a placa. Deito-a Fora? ou há maneira de dar a volta?

  33. Cristhiano Cunha says:

    Estou com problema no Plugin do Flash e PDF já entrei no site da adobe… o que eu faço ??

  34. Redin says:

    A Build lime foi descontinuada.
    Vai ser difícil conseguir usar uma build Vanilla que tenha os controladores como seria de esperar na Lime.

    Alguma sugestão?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.