Google prepara-se para trazer ainda mais segurança às suas mensagens RCS
Os SMS estão praticamente extintos e são cada vez menos usados, muito por culpa de todos os serviços de mensagens que a Internet hoje fornece. Claro que a Google não aceitou este destino e para isso resolveu criar o RCS.
Agora, e para melhorar ainda mais esta proposta, prepara-se para lhe dar ainda mais segurança. A troca de mensagens vai atingir um novo patamar e vai garantir que estas estão protegidas e não podem ser certamente lidas por terceiros.
Com o RCS a Google conseguiu trazer uma nova vida ao serviço de mensagens que nos habituámos a usar ao longo dos anos. Este passa a funcionar como um serviço de mensagens pela Internet, mas tem sempre a salvaguarda dos tradicionais SMS.
Google quer trazer mais proteção e segurança a esta proposta
Isto dá aos utilizadores uma mais rica e interessante interface e uma forma completamente nova de comunicar. Claro que a Google quer mais e por isso anunciou agora a chegada para breve da cifra destas mensagens, ponto a ponto.
Ainda não há data para o lançamento desta novidade, mas a empresa garante que a vai colocar em testes na sua app de mensagens para o Android. Será um lançamento progressivo e para garantir que esta novidade chega livre de problemas.
Mensagens RCS estão já acessíveis em todo o planeta
Outra novidade importante que a Google apresentou entretanto para o RCS é a sua disponibilização de forma (quase) global. Depois de se focar país a país, a Google conseguiu cobrir todos os serviços de mensagens de todos os operadores e deu assim a possibilidade da troca de mensais e outros elementos.
Curiosamente, e do que é revelado, apenas 2 países ficaram de forma deste lançamento global. Falamos da China e da Rússia. Não foi apresentada uma razão para essa exclusão, mas certamente terá a ver com questões de controlo das mensagens entre utilizadores.
Estas são boas notícias para um sistema que cada vez mais é usado. A Google reinventou os SMS e assim criou uma solução que na verdade é transparente para os utilizadores e que todos se habituaram a usar ao longo dos anos.
Este artigo tem mais de um ano