Google Photos envia fotografias mesmo depois de desinstalado
O Google Photos foi apresentado na última conferência I/O como sendo a mais recente criação da gigante das pesquisas. Este novo serviço pretende concentrar todas as fotografias dos utilizadores e nelas aplicar alguns algoritmos de identificação e melhoria.
Mas parece que o Google Photos está a reagir mal quando é desinstalado e continua a realizar o seu papel, enviando as fotografias para a Google mesmo sem autorização dos utilizadores.
Este comportamento foi detectado por David Arnott, do Nashville Business Journal, que após ter desinstalado a aplicação continuou a ver as suas fotografias serem enviadas para o serviço Google Photos.
Das várias experiência que fez com a aplicação, que passaram sempre pela sua remoção, as imagens acabaram sempre por ser enviadas para o serviço, mesmo as que foram eliminadas.
O curioso desta situação é que a sincronização acontece mesmo com a aplicação fora dos dispositivos Android, revelando que a mesma não é realmente necessária para este serviço de cópias.
A única forma encontrada para terminar essa sincronização é através da desactivação das cópias de segurança do Google Photos, o que pode ser feito nas definições, na zona dedicada às copias de segurança do Google Fotos.
Nessa zona o utilizador apenas necessita de desactivar as cópias de segurança para que de imediato estas deixem de ser enviadas para a Google.
Sobre este assunto vários indicaram que esta é a forma normal da Google garantir a sincronização e o backup das imagens dos utilizadores, mas nada está claro quanto à sua existência quando a aplicação Google Photos está fora do Android.
A Google é omissa nesta informação e ainda não veio a público esclarecer de que forma este serviço está interligado com o Android. Aparentemente passou a fazer parte do sistema operativo móvel da Google e os utilizadores não foram alertados.
Se testaram o Google Photos e acabaram por removê-lo é aconselhado que vejam se este não está a fazer as cópias de segurança que não foram pedidas e que as desactivem de imediato.
Esta é mais uma situação anormal no serviço de fotografias da Google. Depois da incorrecta detecção de pessoas, que foram etiquetadas como Gorilas, chega agora a vez da aplicação para Android passar a existir de forma fantasma dentro do Android.
Este artigo tem mais de um ano
Ai se fosse a Apple ou a Microsoft…
n podem escapar da matrix
A idade de vendermos a nossa privacidade está aí…
Nos EUA, por exemplo, já há uma seguradora de saúde, a oferecer Fitbits, e se partilhar os dados com a seguradora, um desconto de $20 por mês.
Ou seja, quem é que paga esses Fitbits e esses descontos? Não é a seguradora de certeza, a factura é distribuída pelos clientes que preferem manter a sua privacidade…
E isto é só o começo…
A Google é a empresa mais bem posicionada para oferecer serviços destes, pois as pessoas usam sem pensar duas vezes, confiam na Google como se fosse uma santidade, e tem acesso a mais informação, e meios de explorar essa informação superiores a qualquer outra empresa no mundo!
eu n vendo nada, nem ninguem me veio comprar nada. Eles simplesmente ficam com os teus/nossos dados. Os meus dados, em principio, só os gajos da vpn que eu uso é que ficam, embora lá digam que n guardam logs de nada e etc mas isso nunca é realmente bem assim…
É melhor abrires os olhos porque nem as vpn são seguras. Até há aqui um artigo sobre isso. É só procurares. 🙂 A palavra privacidade é igual à palavra liberdade. Deu-se uma lavagem tão grande na cabeça das pessoas que ainda se acredita que essas duas coisas existem…
Vpn?
Se usares VPN ou não, não interessa, a Google fica na mesma com as tuas fotos…
Que estupidez, sabes ao menos para que serve uma VPN?
Mas essa função não existia já antes do Google Photos? Que eu saiba, as copias de segurança das fotografias já existiam ha algum tempo. Há cerca de dois anos até iam para um álbum privado do Google + … Que diferença faz agora com o Google Photos? Uma pessoa tem que saber o que tem ativado e o que não. Lá por desistalar uma aplicação, não é sinónimo que desativa uma função pré-existente…
Eu acho que já existia, até porque antigamente quem perguntava se queriamos um backup das fotos era o Google+.
Sempre tive no G+ desde o seu inicio.
Pera aí… Mas quando se inicia o Android pela primeira vez não pergunta se quer fazer copia de segurança? O meu nem veio com o Google photos e perguntou isso
Uma coisa é backup, outra coisa é mandar todas as suas fotos para um serviço de fotografias (era como enviar para o flickr ou outra galeria qualquer), mesmo que você apague a aplicação.
Quando estás a configurar pela primeira vez o android é te perguntado que pretendes uma cópia de segurança.
As fotos que são carregadas ficam disponíveis apenas para ti, podes posteriormente partilha-las.
que flop de serviço
Que flop?
Digo antes, que espetáculo!
Quem não quer desativa a função. Que complicação desnecessária fazem.
A questão é estar automaticamente activada. Descomplicar era só activares se precisares…
Não digas asneiras. Esse comment é que é um flop.
Eu uso e recomendo a app, indepedemente desta situação. Tive um stress com o telemóvel e nem tive que me chatear se perdia as fotos ou não. Estava tudo guardado.
Compra então uma casa e deixa o vendedor ficar com uma chave. Depois compra um carro e deixa também uma chave com o vendedor… Se algum dia perderes a chave da casa ou do carro, sempre podes it lá buscar a que deixaste com os vendedores… Que espetáculo! não é?
… tinha que aparece alguém com vontade de arranjar problemas onde eles não existem.
Aí de quem duvidar da santidade da Google!
da Google e não só… São todos uns santinhos…
Eh, não percebo qual é o problema, se se tem o backup de fotos ativado, para algum lado ele tem de ser feito, não?
Podia ser mais claro que a aplicação não tem nada a ver com os backups e que desinstala-la não afeta a forma como os backups são feitos, mas tirando isso, não vejo qual é o problema.
Top!
Realmente têm pessoas que não sabem ler…