Google não paga a developers Europeus das vendas de Fevereiro!
O Google Market, recentemente rebranded para Google Play, é a casa de muitas aplicações pagas e gratuitas para os milhões de utilizadores. De certo modo são as aplicações pagas que fazem mexer o mercado e que trazem lucros para a Google conseguir investir e melhorar este seu serviço. Algo se passou e a Google não pagou a muitos developers Europeus das vendas de Fevereiro causando reacções um pouco por todo o mundo.
Para um developer poder vender aplicações no Market tem que ter uma conta Google e pagar cerca de 20 euros para entrar como developer no mercado. Temos então duas opções: publicar aplicações grátis ou pagas. Para as grátis não há muito mais a fazer senão preencher uns pequenos forms com informações da app, um banner (opcional) de publicidade e estamos praticamente prontos para lança-la ao mundo.
Agora para vendermos uma aplicação há outros passos a dar como por exemplo ligar a nossa conta do banco à conta Google para no fim do mês recebermos o ordenado relativo às vendas mensais. A Google fica com 30% de todas as nossas vendas portanto uma grande fatia do que facturamos vai para eles. Então ao dia dois de cada mês se tivermos mais de 1 euro na nossa conta a Google transfere esse dinheiro para a nossa conta bancária. Até aqui tudo bem. O problema é quando o sistema falha.
Começaram então a surgir algumas queixas no fórum da Google que os pagamentos relativos ao mês de Fevereiro não foram efectuados...assim à primeira vista não parece nada uma coisa vinda da Google, mas depois de se perder algum tempo a ler as queixas dos developers o caso muda de figura.
Primeiro que tudo um serviço de apoio a developers não existe e não há forma de se obter uma interacção developer e um elemento da Google, seja por email ou por telefonema. Muitos dos formulários que estão disponíveis não levam a lado nenhum e grande parte deles não foram respondidos pela Google levando muitos developers à beira da exaustão e mesmo as poucas respostas que receberam foram muito pouco encorajadoras:
Thank you for your email. I've forwarded your query to a Specialist to look in to. Please rest assured that we'll respond with additional information as soon as we have more to share with you. Thanks for your patience in the meantime
Isto é simplesmente inaceitável por parte daquela que é uma das líderes mundiais no seu segmento. Não há um comunicado oficial, não há uma satisfação, não há um email pessoal a cada um dos developers lesados a explicar o situação... Nem há forma de contactar a Google directamente. Sendo os programadores o motor do Android será que isto é forma de serem tratados? Estamos a dia 16 e ainda nem uma palavra acerca dos pagamentos. A única mensagem oficial da Google sobre este assunto foi, de novo, muito fraca e muito pouco esclarecedora:
Thank you for your email. I've forwarded your query to a Specialist to look in to. Please rest assured that we'll respond with additional information as soon as we have more to share with you. Thanks for your patience in the meantime
Com o problema da fragmentação do Android, que na minha opinião cresceu ainda mais com a saída oficial do Ice Cream Sandwich, será que este problema vai fragmentar ainda mais o mercado financeiro das aplicações para Android? Esperemos que não e que a Google resolva o problema o mais depressa possível para bem da sua credibilidade e dos programadores que tanto trabalham para ganharem o seu ordenado mensal.
UPDATE
Entretanto entre a escrita do artigo e a sua publicação a Google já enviou este email para os developers afectados:
Hello,
Thank you for using Google Play.
Our records indicate that you have processed sales through Google Play and you have not received payment from Google Checkout for these sales yet.
Please rest assured that we are aware of this issue and have worked to resolve it. Your payout has been initiated on 15 March 2012. However, your bank may take up to three additional business days to register the payout in your bank account.
We apologize for any inconvenience you may have experienced and appreciate your understanding. Feel free to respond to this email if you have any additional questions.
Sincerely,
The Google Play Team
Não deixa de ser uma situação muito negativa para a imagem da empresa que não só demorou quase duas semanas para resolver, como até agora nenhum ou quase nenhum contacto ou informação foi dada aos programadores em questão
Este artigo tem mais de um ano
A Google aqui meteu agua sim senhor… mas o ICS trouxe fragmentação para o mercado? olha que o ICS e mesmo para evitar isso, tornar o Android igual em todas as maquinas para tudo funcionar melhor… mas se tiveres a referir porque e mais versões de android que andam por ai não vale a pena.-… ainda muita gente usa XP e esta dado como morto..
Concordo plenamente. O ICS (supostamente) funciona em qualquer smartphone, tablet e até pc. Cada vez saem mais netbooks que têm o android como alternativa ao windows 7 Starter. Android tem que ser mutável, e funcionar independentemente do hardware. Senão é como ter diferentes SO, não rende…
Caloteiros! Pagem mas é! 🙂 🙂
Não há muita coisa a referir sobre o assunto.
Pode é haver pontos para esta situação…
– A Google está a ficar com o dinheiro das vendas.
– A Google não sabe o que se passa, daí as respostas pouco esclarecedoras e limitadas às reclamações e questões dos programadores.
Entre outras que possam chegar a uma situação nada agradável e por em causa a credibilidade da empresa.
Também, como foi referido no artigo, não havendo um contacto directo, é uma grande falha da assistência da Google entre outras situações já antes discutidas onde a Google deveria tomar uma posição dominante.
A ver o que a Google vai fazer perante esta situação lamentável.
Lamentável a situação, mas são coisas que podem acontecer. Se fossem mais pró-activos a comunicar tinham tido menos impacto.
Pequena actualização no fim do artigo.
Ainda bem que a Goggle desceu dos ceus para vir em salvação das probres almas reféns dos malvados da Apple!!!!!!
Engraçado! Não fazia ideia que a Google cobrava também 30% das vendas! Ou eu estou enganado ou quando se soube que a Apple cobrava um montante semelhante, caiu-lhes em cima o carmo e a trindade?!?!
Penso que muitos devem ver isso com o dizimo! Sendo dizimo toda a gente fica contente de contribuir pois é da salvação da alma que estamos a falar!
Resumidamente as minhas analogias divinas servem o propósito de dizer que a Google não é santa nenhuma. Querem o mesmo que todos os outros: lucros! Por isso nada é de borla, mesmo vindo da Google. Mentalizem-se disso.
“Não fazia ideia que a Google cobrava também 30% das vendas! (…) a Google não é santa nenhuma.”
Não acho errado a Google cobrar algo pela venda… tu tens de pagar, no teu país, para vender… A google trata-te disso… E claro, tem de ganhar algo com um SO que é totalmente grátis e open source… para além de que não pagas NADA para colocar uma App no Google Play (o mesmo não acontece no mercado da Apple)… E a Apple carrega bem no preço do SO… e do Dispositivo.. *e da dentada na maçã* 😉
Boa noite,
Tenho iPhone e iPad e nunca paguei pelo iOS.
Quanto ao preço pago pelo dispositivo se calhar e o mesmo que se paga por um telemóvel decente com o andróide. Quanto a Apple cobrar para colocar aplicações na Apple store, não sei de onde foi tirada essa ideia.
Que se paga uma anuidade para desenvolver e verdade, mas também para ser developer na google se paga.
Na Apple pode-se pagar mais, mas se calhar existe apoio e suporte para os developers e pelos vistos na Google não.
Eu não tenho a certeza se os valores que vou colocar e as regras se ainda se mantêm, se estiver enganado, por favor digam, mas até há um tempo atrás era assim:
Apps para IOS (Apple): Para publicar uma app na Apple Store é preciso ter uma licença de developer que ronda os $90 anuais.
Apps para Android (Google): Para publicar uma app no Google Play (novo nome) é preciso uma licença que tem o custo de $20 que é vitalicia (só se paga uma vez)
Apps para WP7 (Microsoft): Para publicar uma app no MarketPlace é preciso uma licença de cerca de $90 anuais.
Em todos os marketplaces, cada empresa fica com 30% das vendas (de apps pagas). Acho que no caso do wp7 a partir de um determinado valor ou numero de vendas, esse valor modifica-se (acho que é para menos, mas não tenho a certeza)
O IOS não é “pago”, mas para o teres, tens de necessáriamente ter um iPhone ou outro dispositivo Apple (iPhone touch, iPad) por isso sim, tás a pagar à marca o IOS logo na compra.
No Android, o SO não é pago, podes fazer o download e seres maluco (ou muita bom) e instalares no teu telemóvel, tablet, etc.
O WP7 segue de certa maneira o modelo do IOS, mas espalhado por várias marcas, sempre que compras um wp7, a marca (HTC, LG, ect) do telemóvel está a pagar uma licença à microsoft, que, por sua vez, vai cobrar o preço dessa licença ao utilizador final.
Todos eles tem os seus pontos fortes e fracos. A google meteu água por agora não pagou e “demorou” a responder. A Apple tb já meteu água com o refund das apps, que durante 30 dias a pessoa pode devolver a app e pedir o dinheiro de volta, o problema é que quando o developer devolvia o dinheiro, tinha de o devolver por inteiro (se pagas 1 euro, tens de receber 1 euro). O problema é que os 30% era retirado assim que app era vendida, e em caso de refund, a apple não devolvia esses 30%, ou seja, o developer tinha que arcar com essa com esses 30%. Acho que esta situação tb já foi resolvida. Do wp7 ainda não vi nada, mas tenho a certeza que se ainda não aconteceu qq dia acontece.
Na Google pagas $25 uma vez e na Apple pagas uma subscrição anual de $99 mesmo que a aplicação seja gratuita.
A Apple fica com parte das receitas das vendas. Não sei as percentagens, mas ela fica com parte… Por alguma razão anda tudo louco a abrir stores… para ganhar nas vendas de apps!
Também não digo que seja errado!!!Mas tb não são nenhum franciscanos de pé descalço! Pois isso do grátis tem muito que se lhe diga.
Agora diz-me: como é que a Apple carrega no preço do iOS? Alguma vez alguém pagou por um update?. É possível ir à AppStore e comprar o iOS 5.1???
Claro que podes argumentar que a Apple inclui os custos de desenvolvimento no preço final dos equipamentos, mas quem te diz que a HTC, Samsung, etc. não fazem o mesmo? Ou esqueces que as marcas incluem muito software proprietário sobre o Android?
A essência da minha mensagem é que a Google não é santa nenhuma e não veio ao mundo para nos salvar como muitos fazem querer. E cada vez que a Google vem de pezinhos de lã mudando as suas políticas de privacidade ou a forma como os fornecedores têm acesso ao Android, as pessoas vão-se apercebendo. Tens o exemplo da UE com a nova política de privacidade e da Coreia do Sul que não vê com bons olhos a influência do Android no País.
Pessoalmente, e sendo proprietário das 2 plataformas, continuo a preferir o iOS. Só para dar um exemplo pessoal: nunca me aconteceu no iOS uma aplicação recusar-se a desinstalar. Para ter problemas destes já tenho um PC Windows! Por outro lado gosto do facto da maior flexibilidade do Android do que toca às aplicações.
nao pagou aos developers, p pagar á Apple a predefinição do motor no safari 😛
Cumps
Hehehe 😉 está bom sim senhor 😀
Isto vai dar coisa feia. Se o Google quer ser competição de jeito à Apple nestas andanças, então deve ser o mais perfeito possível. Com estas coisas, não dá…
fundamentalisto ftw… nice going pplware
Fundamentalismo onde? Sabes que sou um dos developers que não foi pago? Se te acontecesse a ti já não dizias que era fundamentalismo.
DeusMeLIvre… no teu caso é um paternalismo ridículo e desonesto. Nós e neste caso o Francisco, referimos e deixamos um facto que afecta milhares de developers e se estes casos não são apontados, então não estamos a prestar um bom serviço.
É informação relevante…
“Isto é simplesmente inaceitável por parte daquela que é uma das líderes mundiais no seu segmento.” isto justifica que seja aceitável pelas outras que não são lideres de poderem falhar estou correcto? Também sou developer e sei que os sistemas falham! Novabase e Cintra lembram-se? Não me lembro de alguém se ter incomodado! Um ERP falhou! Uma EMPRESA FALIU!
Se para ti é “inaceitável” não receber… para muitos de nós é só o dia a dia. Se uma empresa falha não quer dizer que não seja competente. Mentalidades iguais a quem escreveu este post leveram a Compta para o caminho que foi e não precisava ter ido. São só exemplos.
Eu não aceito comparações entre a minha situação ou a dos outros developers todos com o que dizes “muitos de nós é só o dia a dia”, não aceito pois não se comparam casos. Se uma empresa falha é porque o sistema que falhou é incompetente e isso é uma verdade caso aconteça numa Apple, numa Google ou numa Microsoft. Eu divulguei uma realidade, se não concordas muito bem, mas vir chamar-me a mim e ao pplware fundamentalistas é uma verdadeira palhaçada.
Cumps, bom fim de semana.
Sim pq nem o pplware nem tu podem ser fundamentalistas…
Tu podes dizer que é uma palhaçada ele vos chamar fundamentalistas, mas ele não vos pode acusar de ser fundamentalista.
Acho graça, no pplware quando não gostam de alguma coisa os outros é que estão errados! Admite que a tua opinião foi mal expressa (ou não) mas não rejeites as opiniões dos outros!
Subscrevo e muito bem dito!
@DeusMeLivre
Desculpa, mas o Francisco tem razão!!
Concordo quando dizes que outras empresas fazem borrada, e logo portanto devem ser carimbadas de incompetentes…aqui no caso foi a Google.
Pelo que a mesma deve ser carimbada, e não é uma questão de fundamentalismo, mas sim de incompetência Intrínseca da própria Google…ela é que se Auto-carimbou de incompetente com esta atitude de arrogância á Americana!!
Agora pergunto eu….terá sido uma forma de retaliação pelos processos em Tribunal que a mesma tem sido alvo por parte da comunidade europeia(devido a abuso de posição dominante, falta de privacidade)??
@Francisco
Eu acho que não existe mal nenhum em comparar casos deste género,pois de uma forma ou de outra as pessoas sentem-nos na pele, e é importante dar a conhecer.No entanto acho mal desvirtuarem o contexto da Noticia, dizendo que se trata de uma questão de fundamentalismo…
cmps
Android e muito bonito mas chega a um patamar que cansa. E o que realmente comeca a cansar sao as tardias actualizacoes de equioamenrtos com menos de 2 anos, as sucessos actualizacoes e as nao actualizacoes o para equipamentos e a panoplia de aplicacoes que ou nada fazem ou e mais do mesmo e acho que a google deveria supervisionar ou regulamentar a forma de criar as aplicacoes.
Depois no nexus e lancado e incrivel nao rtras dicionario em pt sendo necessario recoorrer a outras aplicacoes que nao funciionam correctamente !
no ics acho que com a maturidade que o android tem ja deveria estar mais consistente mais coeso e conseguirem gerir melhor osconsumos de energia pois isso e importante talvez ate melhor que lancar novo modelo de SO.
Depois mtas pessoas a reclamar e dizer mal dos oSO que outras pessoas usam… o pais e livre e ninguem tem nada que reclamar daquilo que outros usam mas sim dizer o quanto o nosso e bom pois temos conhecimento de causa…
A apple pode enganar pode ser o que quiserem mas o sistema deles e mais coeso .
Android e bom e eu uso mas reconhecer que a apple gere bem a relacao máquina sistema operativo! Tem falhas sim mas quem nao as tem! Android e mexer mexer e por mais potente e seja o hardware o iphone com menos hardware consegue o mesmo ou quase o mesmo ou ate mais!
Enfim… o que peco e que tentem fazer do blog algo construtivo e que realmente seja util e deixem de se preocupar com o vizinho…
Nexus e bom penas pq recebe as actualizacoes em .primeira mao mas se nao for descontinuado…de resto a samsung ou a htc preocupa-se mais com a apresentada para o o uso do android…
Mas vejam bem 1 iphone da cartas a muitos modelos com android… e cuidem-se a microsoft vem em forca e a nokia apesar de ter tido um arranque problematico com o lumia este tema um hardware fantastico e a microsoft tem exigencias minumarpara que todospossam usufruir de um sistema mais ou menos fluido…veremos o windows phone 8 😉
Abraco
O problema das actualizações é da Google, ou das empresas que criam os telemoveis que não lhes dão suporte ? A Apple tem praí 6 smartphones e 3 tablets diferentes para dar suporte… alguns dele já sem direito a actualizações! Vê a concorrência quantos tem…
É uma estratégia da Apple manter um número reduzido de equipamentos e apenas correr o software que eles autorizam… assim conseguem dar melhores garantias de usabilidade, etc… outras empresas (HTC, Samsung, etc) optam por criar vários dispositivos para todos os mercados e depois o suporte só para alguns… e mesmo assim, se for!
alguem me sabe dizer se ainda se fazem telemoveis de jeito, sem android e sem touch?
é que tou cansado do touch (que nunca gostei..)
do sony w715 para o android sony xperia x8
parece que andei de cavalo para burro..
Cumps
Ou vai aos correios, ou aos chineses 🙂
isto de teclas p touch… p mim,, nao vale a pena
As marcas como samsung,htc e outras desculpam-se e a google tb pq tem culpa pois nenhum utilizador tem culpa das marcas fabricarem milhares de modelos e nao conseguirem dar garantias a todos! Ora quem zela um equipamento que hoje custa 500€ daqui a 2 anos esta impecavel e funcional mas ora ai esta deixou de ser um equipamento pois as tecnologias mudam e perde-se pois nao ha actualizacoes!
Continua a ser grave para o Android pois com a maturidade que tem nao conseguirmos uma forma de actualizar o sistema mesmo quem em equipamentos antigos! Depois lancam-se versoes de android e nao se os disponibiliza para as marcas! E pior e nem talvez 20% da populacao com o android ics e em breve vem ja o 5…por este andar a google lanca SO antes de conseguir coclocar o ultimo nos fabricantes…
Depois deixou de ser um OS quem tinha uma certa continuidade…hoje as apps nao funcionam no 1.6 ou algumas sim outras nao! Esta muito fragmentado! E continuam a ficar lentos consoante instalamos e desinstalamos apps…um reset de vez enquanto e um lufada de ar fresco…
Android e bom mas precisava de parar e optimizar e reestruturar o sistema operativo, capaz de gerir melhor o conteudo nele colocado…
Mas e so uma opiniao…
Eu optei por um galaxy nexus para poder ser dos primeiros a ter actualizacoez…mas consegui ter um equipamento de topo que nem com dicionario de PT se traz! Por exemplo…
O Google diz que vai repor a situação? Pelo menos isso…
Já a Apple:
http://www.nytimes.com/2012/03/16/technology/pressure-on-apple-builds-over-app-store-fraud.html
“Hoolai Game, a Beijing-based developer that introduced an iPhone app last year, looked at its monthly payments from Apple and found that they were roughly 20 to 50 percent less than the sum of the daily reports it gets from the company. Hoolai and others say they believe these missing payments are fraudulent transactions that are wiped out by Apple.”
Toca a conferir as faturas…
Do artigo: “Nem há forma de contactar a Google directamente.” Isto é uma questão central.
Boa tarde ,
Provavelmente esta situação de alguma forma tem a ver com a passagem do Market para a Google play , esta situação parece-me ser mais um erro informático da Google que não processou os respectivos pagamentos .
De qualquer das formas os Americanos na sua generalidade têm uma forma de tratar os seus clientes de uma forma muito mecanizada e depois dá estes problemas que são bem desagradáveis para quem eventualmente vive dos resultados da sua programação , é claro que eu não estou de acordo de forma alguma com este tipo de tratamento , vamos ver se agora vão repor a situação rapidamente .
Cumprimentos
Serva
Falta agora o Nilton ligar a dizer “Paga o que deves…” ;PP