PplWare Mobile

E se o Google Maps lhe mostrasse o trânsito perto de si?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Aguamenti says:

    O Maps do W10M tem esta informação desde que foi lançado. Não me recordo se já havia no WP8.1. Não é para lançar uma flame war, é apenas informação para quem desconhece esta plataforma. Ainda não verifiquei se existe no iOS 10 que ainda não precisei. (yes, tenho um Lumia e um iPad)

  2. Sergio J says:

    Não já era assim?

  3. Nuno Palma says:

    Não percebo a diferença entre este serviço e o actual no Google maps, que seleccionamos trânsito no painel do lado esquerdo e apresenta o trânsito em todos os locais. Sem necessitarmos de colocar qualquer trajecto.
    A única diferença poderá ser na previsão do trânsito…

  4. Pedro Antunes says:

    Não esquecer de referir que a informação do transito é fornecida em tempo real maioritariamente pelos users do Waze que foi comprada pela Google em 2013. À vários meses que nos mapas da Google o transito/acidentes, etc aparece com uma legenda por cima do local da ocorrência que a mesma foi fornecida pelo Waze.

  5. |Gilso says:

    Ola bom dia . ficaria mais importante de o google maps mostrasse na tela do gps uma fusao com estret view ai sim pois no fututo creio eu isso sera em tempo real obrigado

  6. Eduardo Cancela says:

    Isto é novidade?? Eu posso estar a fazer confusão, mas o Google Maps já dá essa informação mesmo sem definir trajecto há muito tempo….

  7. Luis Miguel says:

    Bom artigo de 2012 altura em que o google maps faz isso pelo menos no meu tlm

    • Vítor M. says:

      Lê bem para não dizeres asneiras. As novidades que apresentamos só apareceram na última versão.

      • Sergio J says:

        Victor, o artigo está escrito vomo se a novidade fosse não precisarmos estar em modo de condução. O Luís, eu e outros alertamos que esta funcionalidade em concreto já existe há muito tempo. O que poderá não haver é o tal widget.
        Pessoalmente abomino o conceito de widget. So os uso para metereologia.

        • Vítor M. says:

          Calma, está referido tudo isso no artigo, apenas há algumas novidades que apareceram na última versão, Além do mais, todo o conceito em si, mesmo não sendo novo, para muitas pessoas é novidade. Aproveitamos certos updates para fazer referência ao conceito genérico por forma a dar a conhecer a quem não conhece. Faz todo o sentido.

      • Filipe says:

        O cometário é despropositado mas um moderator escrever o que o sr. escreveu? eu gostava que um gajo falasse para mim assim em pessoa, a sério que gostava…

      • Nuno Palma says:

        “Lê bem para não dizeres asneiras”. Parece-me um pouco exagerado… assim a caminhar para a falta de educação…

  8. Nuno Palma says:

    Caro Vitor, com o devido respeito, não consigo perceber as novidades que apresentam. Uma vez que é uma nova aplicação, admito que as tenha, mas não está claro neste artigo.

    • Vítor M. says:

      O que saiu agora não existia, isto é, saber o trânsito à nossa volta não existia, existia outra funcionalidade que nos dizia se o trajecto que traçamos tinha ou não transito, só e apenas. Poderíamos saber também, nas artérias calculadas como possíveis para um trajecto pretendido, se essas também tinham o transito congestionado ou não. Isso agora está mais abrangente e saber, sem qualquer percurso solicitado, o transito à nossa volta, esse recurso, segundo o que pode ser visto na nova versão, só apareceu agora.

      No segundo parágrafo do artigo, explica logo isso de forma expedita.

      • Nuno Palma says:

        Não reparei que tinha respondido ao meu comentário. Obrigado. Como referi noutra resposta, como já deve ter reparado por todos os comentários, essa funcionalidade já existe. Não é preciso traçar um trajecto para saber o trânsito.

      • diogonev says:

        Peço desculpa mas isso não é verdade. Vejo o transito no Google Maps desde que comprei o meu Nexus 5 no mês em que saiu. É só entrar no Maps, puxar a “gaveta” do lado esquerdo e selecionar trânsito. Mostra o trânsito em todas as estradas (de que a Google tem informação) incluindo ruas mais pequenas fora da grande Lisboa.

        O widget pode ser novo, ter acesso ao trânsito em todo o lado sem colocar uma rota não.

  9. X says:

    Não percebi bem o que é que tem de novo… não era já assim? Uso o Google Maps já nem me lembro há quanto tempo precisamente por causa do trânsito, mesmo sem introduzir um destino (iPhone4/iOS 7.xx)

    • Ze says:

      Tinhas de simular um trajecto.. lol
      Nada de novo.

      Só de referir que este sistema de trânsito via Waze do google maps só tem utilidade em Lisboa e Porto, onde existe uma base de utilizadores regularmente com a aplicação activa, no resto do país vale zero (também não trânsito no resto do país, só em caso de acidentes ou obras.. lol).
      Eu gostava de ver era uma solução de live transit credível e nada destas coisas de comunidade que são dependentes de existirem users com a aplicação activa, por vezes interacção dos utilizadores com a app ou então estar dependente do algoritmo da app, além que Google Maps para Lisboa é uma nódoa no cálculo de rotas em função do tráfego, conhecendo a cidade e os fluxos mais facilmente se encontram caminhos mais rápidos onde nem sequer aparecem como opção de rota no Google Maps.

  10. António P. Cunha says:

    Mas eu não percebo onde está a notícia, o Google Maps tem informação de trânsito em tempo real há vários anos, uso todos os dias…. o que mudou?

    • Vítor M. says:

      Simples, antes para saber essa informação tinha de simular o trajecto e só nessas artérias sabia o transito, agora não, é mais abrangente. Agora podemos fazer um trajecto até com base inicial do trânsito que nos rodeia, é essa a vantagem 😉

      • Nuno Palma says:

        É aí que está enganado. Não era preciso simular o trajecto. Basta abrir o Google Map, ligar a funcionalidade trânsito e navegar pelas cidades a consultar o estado do trânsito.
        Se reparar, é o que todos os comentários referem. Mas fico feliz pelo Vitor nunca ter usado estes serviço, quer dizer que não se tem de preocupar com o trânsito. 😉

  11. Mauro Rodrigues says:

    mas também se não tivermos acesso à NET e ao GPS a tempo inteiro gratuitamente também não vale a pena. Isso é estarmos a gastar dinheiro e a viciar a bateria do telemóvel desnecessariamente.

  12. Bruno says:

    Está espectacular. E melhor ainda é definir um evento no calendário e de acordo com o trânsito, temos alertas para sairmos de casa, a que horas e por onde 🙂 resumindo, é como se fosse a minha mãe: tem sempre razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.