Afinal a Google altera mesmo os resultados das pesquisas que apresenta?
A Google é uma das empresas mais influentes na Internet. Para além de todo o seu poder económico, controla o acesso à informação de milhões de utilizadores. É ela que encaminha os utilizadores para onde quer.
Era esperado que fosse isenta, apesar de ter todo o poder em mãos. O que agora se descobriu pode chocar alguns, mas a verdade é que a Google pode mesmo estar a alterar os resultados das pesquisas que apresenta
Uma das mais influentes empresas da Internet
Há muito que existem desconfianças de que a Google manipula os resultados das suas pesquisas. Para muitos eram principalmente apenas teorias e, na verdade, nunca nada foi provado ou sequer confirmado. Usamos este serviço e acreditamos que é isento.
Uma investigação do The Wall Street Journal veio agora mostrar uma outra potencial realidade. Segundo esta publicação, a Google está mesmo a fazer essa manipulação de informação, de forma discreta e sempre para proveito próprio.
A Google faz manipulação de resultados?
Esta informação publicada resultou de mais de 100 entrevistas e de testes realizados pelo jornal. Aí provou-se que a Google protege e promove mais as grandes empresas, muitas vezes suas anunciantes. Os negócios mais pequenos são relegados para segundo plano.
Outra prova está desta ação está no auto-complete. Este pode conduzir os utilizadores para temas que sejam mais do interesse da empresa. Basta a apresentação de temas mais favoráveis para que estes sejam seguidos por quem pesquisa.
Podemos confiar nos resultados das pesquisas?
Com constantes alterações aos seus algoritmos, fica igualmente simples manter alguns sites fora dos resultados das pesquisas. Estes escapam aos controlo e são muitas vezes manipulados pelos engenheiros da Google, para assim parecerem legítimos.
Claro que a Google já reagiu a esta investigação e nega veementemente esta posição e reforça as suas regras, que são públicas. Esta não é diferente de outras situações, sempre com os mesmos resultados. A verdade é que as investigações têm surgido e os resultados, e as conclusões, são sempre iguais.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Wall Street Journal
Neste artigo: Google, manipulação, pesquisas, resultados
Duckduckgo…
lol é baseado tambem no motor do google 😀 Se os resultados forem alterados no google a Duck tambem os vai apanhar alterados…
além da google, o duckduckgo também tem um crawler próprio!
Não tem é a opção de ser usado exclusivamente e, infelizmente o duckduckgo também não é opensource por isso, “amanhã”, pode sempre fazer o mesmo.
O que é preciso é um motor de busca OpenSource com um crawler próprio
Se o algoritmo da google ‘e IP da google e secreto… como ‘e que se pode dizer que a google altera resultados? A google apresenta o que quer desde o dia 1. A google nao ‘e uma empresa que oferece servicos ‘a comunidade. E’ uma multinacional com fins puramente lucrativos. Esta’ a fazer o que ‘e suposto fazer 🙂
+1
+1
Isso és tu a assumir que é suposto agir assim. Verdade, é o comportamento que se observa. Mas assumir que é o que é suposto fazer é falacioso. Mais correto seria dizer que é o comportamento típico que esse tipo de motivação origina.
Achava isto grave se isto fosse de um organismo público. Como é uma empresa privada a vender um serviço, vende-o como for mais lucrativo para a empresa.
Ninguém é obrigado a usar o Google, o que não falta são alternativas.
Manipulação de resultados privado ou não tem que ser responsabilizados.
Imagina os media “fake news” com as suas fake sondagens, nao achas que devem ser responsabilizados e punidos por tentarem influenciar a opinião pública com mentiras?!
So que uma coisa não tem nada a ver com a outra, simplesmente pelas consequências.
Realmente não sei como alguém se mostra surpreendido ou chocado com estes resultados!
Google, Facebook, twitter evil corps que deveriam ser reguladas.
Reguladas pelo Governo composto pelo lobby deles próprios? Isso faz muito pouco sentido. Regulação nunca serviu para estabelecer valores morais.
searx.me, gigablast, qwant…
pena que estes não sejam tão “bons”.
Claro que confiar confiar só podemos em algo de código aberto… mas não há nada realmente à altura…
“Alterar os resultados das pesquisas”?! Como assim?
Alterar em relação ao quê? Há algum padrão definido ou sequer esperado em relação aos resultados de um motor de busca??
Pesquisa por “sapataria”
É suposto à cabeça, bem identificados por “ad” ou “publicidade” apareçam as empresas que pagaram à Google para isso.
A seguir, os resultados devem vir ordenados por “relevância” – e aqui é que bate o ponto.
É natural que quem pesquisa em Lisboa lhe apareçam primeiro as sapatarias de Lisboa, e o mesmo quem pesquisar no Porto.
Mas por que é que nos lugares cimeiros aparece “Sapatos – El Corte Inglês” sem qualquer indicação de publicidade? É porque as pessoas, depois de obter os resultados apresentados sobre “sapataria” iam ao link do “El Corte Inglês” e por causa disso passou a estar em destaque logo nos primeiros resultados? Ou é porque a empresa “El Corte Inglês” é cliente da Google a qualquer título?
Quem, periodicamente, acusa a Google de manipular resultados da pesquisa diz que acontece o segundo caso – “El Corte Inglês” aparece no top da pesquisa, mesmo sem a indicação ad/publicidade, porque é cliente da Google.
“É suposto… devem vir … É natural” Estás a ver o problema da tua argumentação?
Um motor de busca é sempre “manipulado”, por quem o cria, por quem o possui. O funcionamento do algoritmo é gerido unicamente pela Google, sua proprietária; se a Google dá primazia à localização, como tu sugeres, ou se dá primazia a outra coisa qualquer é algo que só a ela diz respeito. Quando pesquiso por sapataria, é perfeitamente admissível que o primeiro resultado não seja sequer uma sapataria, tudo vai depender do algoritmo. Há que diferenciar entre data retrieval e information retrieval e enquanto users a unica coisa que podemos “esperar” de um motor de busca é que os primeiros resultados satisfaçam a nossa procura de informação, independentemente do funcionamento do sistema e da sua “manipulação”.
wow quem diria, obrigado Dr Obvio
surprised_pikachu.jpg