PplWare Mobile

Afinal a Google altera mesmo os resultados das pesquisas que apresenta?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: The Wall Street Journal

Autor: Pedro Simões


  1. Mário says:

    Duckduckgo…

    • Miguel says:

      lol é baseado tambem no motor do google 😀 Se os resultados forem alterados no google a Duck tambem os vai apanhar alterados…

      • João says:

        além da google, o duckduckgo também tem um crawler próprio!

        Não tem é a opção de ser usado exclusivamente e, infelizmente o duckduckgo também não é opensource por isso, “amanhã”, pode sempre fazer o mesmo.

        O que é preciso é um motor de busca OpenSource com um crawler próprio

  2. luis borges says:

    Se o algoritmo da google ‘e IP da google e secreto… como ‘e que se pode dizer que a google altera resultados? A google apresenta o que quer desde o dia 1. A google nao ‘e uma empresa que oferece servicos ‘a comunidade. E’ uma multinacional com fins puramente lucrativos. Esta’ a fazer o que ‘e suposto fazer 🙂

  3. DC says:

    Achava isto grave se isto fosse de um organismo público. Como é uma empresa privada a vender um serviço, vende-o como for mais lucrativo para a empresa.

    Ninguém é obrigado a usar o Google, o que não falta são alternativas.

    • paulo.j says:

      Manipulação de resultados privado ou não tem que ser responsabilizados.
      Imagina os media “fake news” com as suas fake sondagens, nao achas que devem ser responsabilizados e punidos por tentarem influenciar a opinião pública com mentiras?!

  4. paulo.j says:

    Realmente não sei como alguém se mostra surpreendido ou chocado com estes resultados!
    Google, Facebook, twitter evil corps que deveriam ser reguladas.

  5. João says:

    searx.me, gigablast, qwant…

    pena que estes não sejam tão “bons”.

    Claro que confiar confiar só podemos em algo de código aberto… mas não há nada realmente à altura…

  6. ToFerreira says:

    “Alterar os resultados das pesquisas”?! Como assim?
    Alterar em relação ao quê? Há algum padrão definido ou sequer esperado em relação aos resultados de um motor de busca??

    • Fixo says:

      Pesquisa por “sapataria”
      É suposto à cabeça, bem identificados por “ad” ou “publicidade” apareçam as empresas que pagaram à Google para isso.
      A seguir, os resultados devem vir ordenados por “relevância” – e aqui é que bate o ponto.
      É natural que quem pesquisa em Lisboa lhe apareçam primeiro as sapatarias de Lisboa, e o mesmo quem pesquisar no Porto.
      Mas por que é que nos lugares cimeiros aparece “Sapatos – El Corte Inglês” sem qualquer indicação de publicidade? É porque as pessoas, depois de obter os resultados apresentados sobre “sapataria” iam ao link do “El Corte Inglês” e por causa disso passou a estar em destaque logo nos primeiros resultados? Ou é porque a empresa “El Corte Inglês” é cliente da Google a qualquer título?
      Quem, periodicamente, acusa a Google de manipular resultados da pesquisa diz que acontece o segundo caso – “El Corte Inglês” aparece no top da pesquisa, mesmo sem a indicação ad/publicidade, porque é cliente da Google.

      • ToFerreira says:

        “É suposto… devem vir … É natural” Estás a ver o problema da tua argumentação?
        Um motor de busca é sempre “manipulado”, por quem o cria, por quem o possui. O funcionamento do algoritmo é gerido unicamente pela Google, sua proprietária; se a Google dá primazia à localização, como tu sugeres, ou se dá primazia a outra coisa qualquer é algo que só a ela diz respeito. Quando pesquiso por sapataria, é perfeitamente admissível que o primeiro resultado não seja sequer uma sapataria, tudo vai depender do algoritmo. Há que diferenciar entre data retrieval e information retrieval e enquanto users a unica coisa que podemos “esperar” de um motor de busca é que os primeiros resultados satisfaçam a nossa procura de informação, independentemente do funcionamento do sistema e da sua “manipulação”.

  7. nop90 says:

    wow quem diria, obrigado Dr Obvio

    surprised_pikachu.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.