Google já avalia aplicações antes de as publicar na Play Store
Uma vantagem que todos os programadores concordam que a loja de aplicações móveis da Google tem, face à concorrência é a rapidez com que a publicação acontece.
Esta velocidade é sinónimo de não ser avaliada pela Google, realizando-se este processo posteriormente e em caso de queixas de utilizadores.
Mas a Google tem estado a mudar este modelo de publicação e agora todas as aplicações submetidas na Play Store passam a ser avaliadas antes de serem publicadas.
A novidade da Google vem dar agora uma garantia de segurança adicional a todos os utilizadores do Android, que passam a ver as aplicações publicadas a serem escrutinadas e avaliadas.
Esta vantagem da Google para os programadores sempre foi encarada como uma possível falha de segurança, quando comparada com outras lojas como a da Apple, que obriga as aplicações a serem revistas de forma exaustiva, à procura de questões de segurança e também de violações das regras.
O processo agora implementado pela Google usa máquinas para avaliar as aplicações submetidas, procurando estas pelos padrões conhecidos e identificados para as situações mais comuns que levariam à rejeição e remoção das aplicações.
É também com recursos a mecanismos automatizados que a Google realiza estas avaliações, sendo depois feita uma segunda avaliação, desta vez por uma equipa de elementos da Google, para confirmar as situações detectadas.
Segundo foi anunciado pea Google este mecanismo de avaliação está já a ser usado há alguns meses, sem que os programadores tenham sofrido qualquer atraso significativo na publicação das suas aplicações, o que contrasta com os vários dias ou semanas que a Apple muitas vezes obriga até à publicação das aplicações na App Store.
Também a informação relativa às causas associadas à rejeição das aplicações está mais alargada, com os programadores a terem agora acesso a informação detalhada sobre as causas das rejeições e os problemas encontrados, facilitando assim os processos de correcção de problemas.
Esta medida, apesar de aparentemente não ser nova na loja de aplicações da Google, vem garantir uma muito maior qualidade e segurança das aplicações do Android, que passam agora a ser revistas sempre que são lançadas na Play Store.
Ao conseguir implementar esta validação e sem ter aumentado os tempos de publicação a Google conseguiu satisfazer ambas as partes que utilizam a Play Store. Por um lado os programadores que querem as suas aplicações publicadas o mais depressa possível e por outro os utilizadores que têm a garantia da Google para a qualidade e segurança das mesmas.
Este artigo tem mais de um ano
Acho um bocado estranho avaliar antes de testar e poder testar xD
Ainda não deves ter tomado uma “bica”…o cérebro ainda está enevoado!! Lê o artigo com atenção e depois faz um novo comentário…
É fascinante, o teu comentário demonstra que não lês a “noticia”, como tantos comentadores que por aqui passam comentam o titulo.
Tens de experimentar ler as noticias e não ficar pelo titulo, ou vais ficar sempre assim, ignorante.
Deus perdoa que eles não sabem o que dizem
São todas as APPs analisadas manualmente, ou apenas aquelas que são sinalizadas pelo o sistema automático?
Mas isso já não deveria ser feito? Ou sistema automático esta mais “rigoroso” fazendo com que mais APPs passem pela verificação manual!?
Agora só falta saberem que Portugal e Brasil são países diferentes. Estou farto de ver de comentários brasileiros do tipo “Dei 1 estrela, mas ainda não testei. Vou instalar e se gostar, dou 5 estrelas” Yeaaaah right.
Ah tugas que fazem o mesmo!
Ah? Ou há?
Também acho isso estúpido, mas a noticia aqui no pplware não esta relacionada com isso.
Mas basicamente de a google inspeccionar a aplicação para ver se por exemplo é seguro, não algo do género simplesmente para roubar dados…
Nesse aspecto fazes lembrar esses brasileiros que falaste, comentas sem ler a noticia
Vou corrigir essa frase em “brasileiro”:
“Dei 1 estrelinha, MAIS ainda naum testei. Vo instala e si gostar, dou 5 estrelinhas ai”
O que mais me irrita, é a maneira como a maioria deles escrevem e “destroem” a língua portuguesa de tal maneira que, até me põem a ler o comentário algumas 5 vezes para ver se percebo o que escrevem, por ex: a palavra “mas” transforma-se em “mais”… realmente!
Já não era sem tempo…
… para fazer o que faz a Apple.
Como é que o exame das apps no Google Play era feito automaticamente, sem intervenção humana foi sempre uma coisa que não percebi. Levaram uns sustos com apps com malware no Google Play e estão a emendar a mão. Agora, se não havia ninguém e passa a haver cinco pessoas pouco adianta.
Comentarios “à lá Apple fanboy” só faz com que a confiança que poderia ter no teu post e na tua experiencia fiquem altamente descreditadas… Mas concordo que velocidade a publicar apps sem analise prévia daria nisto.
Sabes como funcionam os antivirus? Se não sabes, posso explicar-te. Lá por passarem alguns malwares, não quer dizer que a google não analise o código à procura dos malwares que conhece.
Gente sem perceber do que fala é nisto que dá.
Tu sabes tudo… O número de pessoas, os métodos, até deves saber os algoritmos… Já agora não sabes quando tempo em média demora a Apple a disponibilizar as apps submetidas?
Quanto tempo em média vai demorar a Google, quando começar a receber pedidos e não ter mãos a medir?
É que começam-se a atrasar 1 hora, daqui a 2 meses, já estão 1 semana atrasados…
É bonito falar quando não têm as coisas a funcionar, ou estão novas…
Quero ver se eles vão verificar também os updates! Quero mesmo…
Mais segurança e qualidade nas aplicações só significa que a Google está amadurecer…
e onde está aquela conversa que os fanboys da google tinham da liberdade? ” ah, na playstore não há censura” etc etc etc…
enfim…
Demoraram a fazer algo que devia ter começado desde o inicio. Como faz a Apple.
Vamos ver quanto tempo demora a Apple a fazer como a Google e disponibilizar as apps a tempo e horas.
Ups xD
Na disponibiliza?
Quando a Google começar a analisar a fundo as apps todas que tentam entrar, todos os updates… depois falamos!
Até parece que és developer e tás preocupado com isso…
Até parece que sabes o que sou ou deixo de ser.
Fazem bem, finalmente para os utilizadores Android…
E as que já estão lá? Vão testar, ou é só para as novas?
Também vão fazer como faz a Apple e ver se a descrição corresponde com o que faz a app, e as capturas de ecrã são verdadeiras?
No que diz respeito à validação de apps, a Apple a meu ver é um mau exemplo. A validação que eles fazem é muito superficial e não exaustiva com aqui é dito.
Desenvolvo apps móveis em phonegap e já recebi por várias vezes alertas das Google para atualizar as livrarias, pois existem versões mais recentes que corrigem, melhoram ou acrescentam funcionalidades relativamente às anteriores. Da Apple até hoje nada!
Para mim este é o caminho. Criar automatismos para validar.
A Apple não vai validar exaustivamente um jogo de 200 níveis, nem validar todas as funcionalidades de uma app, até porque muitas vezes o login que se fornece à Apple para testar é limitado no acesso aos dados.
Para mim a validação prévia e humana só faz sentido para detetar conteúdo ofensivo, utilização abusiva de direitos de autor e licenciamento indevido. Tudo o resto é conversa…
Neste ponto, a meu ver, a Google está à frente da Apple.
O teu nick diz tudo…
Sim, sim, deves ser mesmo developer…
“A validação que eles fazem é muito superficial e não exaustiva com aqui é dito.”
Enfim…
Isso é bom. Diria mesmo muito bom.
Pouco importa se uma app demora mais algum tempo a estar disponível se isso acontecer de forma segura para o utilizador.
Sou utilizador do Windows Phone e um dos meus motivos de satisfação é a segurança e fiabilidade do SO em geral e da loja em particular.
Sei que muitos virão com a história de que a loja tem poucas app, mas o certo é que tem menos app lixo que não servem para nada e, até hoje, também graças às suas políticas de segurança, não sei o que é maleware ou vírus!
Aliás, antivírus é do tipo de app que não se encontra na loja porque não é precisa.
Esta novidade, a ser implementada de forma efetiva, é uma excelente notícia para os utilizadores do Android e vem trazer a este SO mais um ponto que pode retirar um argumento à concorrência…
Meh… falta a parte que dava mais jeito:
Filtro por país
Já resolvia uma boa parte dos problemas, ignorar logo à partida lixo e clones chineses.
Podem acusar a Samsung de muita coisa mas tanto quanto sei, aplicações com malware nunca houve na loja deles e também talvez por isso a diversidade seja tão limitada.
Se a Google tivesse implementado isto de início, penso que não existiriam tantos terminais infectados.
Boa noite, como é possível o Samsung Galaxy S4 GT-I9505 da minha namorada recebeu a nova actualização lollipop 5.0.1 e o Samsung Galaxy Note 3 SM-N9005 ainda nada?