Google estará a preparar a sua divisão de Realidade Virtual
2016 será o ano da realidade virtual e de tudo o que gira à sua volta. Os primeiros dispositivos começam a chegar ao mercado e cada vez há mais interesse dos consumidores nesta tecnologia.
A Google tem tido uma presença discreta neste novo mercado, mas prepara-se agora para dar um passo firme, ao criar a sua divisão de VR.
A presença da Google no mercado da realidade virtual tem sido muito discreta e limita-se ao Cardboard e à sua aplicação Android.
Mas na verdade acaba por ter muito mais ao disponibilizar APIs que permitem a sua utilização por qualquer programador, criando assim aplicações e conteúdos de forma rápida e sem terem de desenvolver tudo de raiz.
Mas um novo relatório dá conta de que a Google está a criar a sua divisão de VR, dando assim espaço para que esta área seja explorada e que novos produtos surjam. Para gerir esta nova divisão a Google escolheu Clay Bavor, o há muito Vice-Presidente do Gmail e do Drive.
O que vai a Google criar com esta divisão?
Ainda é cedo para se saber que novos produtos a Google irá criar ou desenvolver, mas dada as suas parcerias com empresas como a Magic Leap e com a própria GoPro, será esperado que muito em breve surjam novidades.
Por outro lado a Google tem a maior mostra da Internet para estes novos tipos de conteúdos. Com o YouTube a empresa conseguirá oferecer uma plataforma estável e com os méritos que todos lhe reconhecem.
A concorrência está a reforçar-se
Será um mercado novo para a Google, mas dada a sua já curta experiência e os parceiros com que se está a associar, poderá em breve conseguir conquistar este mercado.
Com a Samsung, a Oculus Rift, a PlayStation e até o Facebook a estarem já presentes, importa à Google conseguir a sua fatia neste mercado. O seu papel poderá ser diferente destes players, mas é sua vontade estar presente e a criação desta nova divisão mostra isso mesmo.
Este artigo tem mais de um ano