Google agora também contrata camelos para rastrear o deserto
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Não é de todo uma novidade o facto de a Google passear as suas câmaras Google Street View em cima de carros, barcos, até pessoas. Mas agora a gigante americana surpreendeu o mundo colocando as suas câmaras em cima de camelos.
Está curioso?
Recentemente a gigante americana começou a capturar imagens em 360 graus do deserto da Arábia e para minimizar as interrupções que a Google apelida de “ambiente delicado”, a equipa de mapas decidiu aplicar a sua câmera Trekker na parte traseira de um dromedário, de nome Raffia.
Certamente que Raffia, até a Google cruzar a sua vida, nunca tinha transportado nada assim pelo deserto.
O resultado é um fascinante passeio pelo deserto do Liwa, que o fará sentir como se estivesse sentado em cima de um verdadeiro dromedário e não a navegar no deserto através de uma tecnologia cara da Google. E se quiser ainda sentir-se mais presente nesta aventura, basta olhar para baixo e poderá ver a sombra de Raffia e do seu guia.
Esta aventura significou um grande sacrifício, uma vez que as filmagens começavam por volta das 6 horas da manhã, segundo informa o The National. O esforço acabou por valer a pena, pois foram capturadas imagens espectaculares das vastas dunas do deserto, mostrando uma paisagem de areia interminável.
Se fizer esta viagem através do seu computador, via encontrar uma imagem curiosa de um homem solitário, bem lá ao longe. Poderíamos pensar que era uma miragem, sim, estamos no deserto, seria possível, mas se tivermos a oportunidade de nos aproximar, vamos ver um homem, de rosto desfocado, deixando assim a sua identidade num eterno mistério, pelo menos por enquanto.
Com esta visita à Arábia, a Google está na esperança de conseguir fazer deste oásis uma atracção turística ainda maior do que já é actualmente.
Se é daquelas pessoas que não aguenta o calor, fazer esta viagem através da Internet não é uma ideia assim tão má, pois não?
Este artigo tem mais de um ano
Há uns camelos na assembleia. Será que a Google os quer?
Mahahaha xD
E eu a pensar que era uma bateria de mísseis iraquiana com gps…..
grande avatar!
Aproveito para perguntar… e este?
Por um lado não é bom sinal. Com os investimentos que têm feito na área da robótica, seria de publicitar um com rodas ou lagartas a fazer este serviço sozinho. Se bem que neste caso o prejuízo por sequestro do equipamento por alguma tribo é bem menor…e podem ainda levar um camelo.
A google a dominar o mundo. O desenho animado walle diz mais verdade que ficção. Quando vierem os oculos é o inicio de muita coisa má…
Talvez “dominar” seja uma palavra um pouco forte,mas que vai nesse sentido lá isso vai.Já tinham os carros no Street View,agora são camelos a rastrear o deserto.Fora os satélites com dados 24 sobre 24 horas por dia a monitorizar o que se passa cá por baixo.O que mais faltará??Aranhas com nano-câmaras Full HD e inseri-las em cada casa ou lugar deste mundo??Eu sei lá!! 🙂 🙂
Mas se não forem empresas como a Google a investir em áreas para além de telemóveis, então quem será.
Devem supostamente existir empresas e pessoas alheias à Google que têm boas e úteis invenções, mas está tudo, juntamente com a Google, a convergir para um estado de evolução e melhoramento da condição humana.
Pergunta do dia..
UTILIDADE DISTO?! 😀
Tens de perguntar à Google, mas para eles deve ter e se pensarmos bem 😉 até tem a sua utilidade.
Bem.. também houve quem dissesse o mesmo relativamente ao Google Earth ou Maps ou Ir ao Espaço ou Whatever..
No entanto se para uns não tem nem faz diferença, para outros é muito útil nem que seja para curiosidade…
marketing.
Os apaixonados pelos desertos sabem que os desertos são dinâmicos, ou seja, as dunas “mudam” de sitio ou de tamanho consoante as tempestades de areia.
Vai na volta a google está a tentar recuperar alguma coisa que caiu no deserto….
Por isso mesmo é que esta iniciativa pode ser interessante.
Já é possível “navegar no tempo” numa dada localização vendo as varias fotografias que já foram tiradas.
Isto aplicado ao deserto pode realmente observar-se ALGUM desse dinamismo.
Mas para isso terias de ter uma segunda e terceira …. passagens pelo mesmo sitio.
O titulo posto dessa forma é cómico, deveria ser algo.
A google escolhe os melhores meios de transportes para o restreo
Está previsto uma tempestade de areia brevemente….dia a seguir lá vai o raffi again….hahaha
não é um dromedário
não é um dromedário?
Correctíssimo. Nem tinha notado antes do seu reparo.
O único problema do “street” view no deserto arenosos é que de nada serve se não para dizerem que têm as fotos em todo o lado porque daqui a uma semana os sítios onde a camera passou já estão tão diferentes que é como se fosse um sitio novo/diferente.
os camelos da google…