PplWare Mobile

Google admitiu que recolhe dados mesmo com o Histórico de localização desligado


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

22 Respostas

  1. Emanuell says:

    Duvido que a Google deixe de recolher dados sem consentimento, mas pelo menos que esta situação sirva para financiar a UE.
    Agora espera-se que a comissão europeia aplique a multa de 4% do volume de negócio.

  2. mik says:

    ao menos admitiu. não é como o facebook

  3. R says:

    Já agora, e relativamente à protecção de dados: há gente a receber SMS de perigo de incêndio mesmo estando até no estrangeiro (sendo habitualmente da região em questão).
    Há aqui algo…

    • Ze says:

      Esse sistema de SMS de alertas é uma comédia. Desde que um telemóvel é detectado como estando dentro de uma area até a SMS ser enviada pode passar x tempo (vamos dizer alguns dias até 1 semana), nesse tempo podes já ter ido para o estrangeiro, daí essa situação que dizes. Por outro lado, se eu chegar hoje a uma zona de risco, não recebo nenhum alerta porque o meu número não foi registado nessa semana anterior.

    • miguel says:

      Isso é estranho porque as mensagens deveriam ser enviadas para as antenas GSM que eles escolhem e não para números de telemóvel.

    • Miguel Sousa says:

      Se foi para o estrangeiro nas 48 horas após ter estado num distrito, vai receber as mensagens na mesma. O envio é realizado só pelas células dos distritos em questão que registam os telemóveis que lá estiveram ligados no dia anterior. Com o envio é feito a partir da sede, as mensagens demoram 12 horas a chegar aos telemóveis, não importando a localização actual do telemóvel em questão.

  4. Filipe says:

    Não entendo qual a admiração. Isto está escrito naquelas “letras pequeninas” que nunca ninguém lê, mas carregam logo em “aceito”.

    • nt says:

      Não é bem assim. Se tens os serviços de localização desativados deveria “desligar” esse envio de dados. E se verificares o artigo aqui do pplware “Esta recolha de informação esteve a ser feita de forma pouco clara e às escondidas dos utilizadores, o que viola de forma clara as regras do RGPD(…)” Portanto aqui acho que não se aplica o “Eu aceito, seguinte, seguinte…”

  5. 1904_3526 says:

    Google, Microsoft, Apple, Facebook, Canonical, e outras tantas mais….
    E novidades há?

    • nt says:

      Canonical???
      Eles recolhem algum dados de forma EXPLICITA e caso não concorde com o envio dos dados envia apenas uma informação que o utilizador “não aceitou o envio dos dados” sem sequer o ip ficar guardado. Pode ser que no futuro isso mude mas para já está assim.
      Mesmo dentro do gnome (por defeito no ubuntu da canonical) tem lá opções de privacidade que pode desativar ou ativar conforme a sua preferência.

  6. albino negro says:

    Ainda ha quem fique admirado???

  7. nt says:

    Acho é que a Europa devia era ganhar uns trocos valentes, se a google esteve a recolher esses dados depois da passagem do RGPD. Mas pronto, se calhar foi mais uma daquelas leis para tramar os “piqueninos”.

  8. MárioM says:

    Estou a ter um problema que ainda não consegui dar a volta.
    Não estou a conseguir sincronizar os contatos do Gmail com o Android , deixou de sincrozinar e na tablet de pois de criar a conta de novo nem me aparece a opção dos contactos no gmail para activar !!!!

  9. Sandro says:

    Mais uma multa bem avultada, para ver se estes e outros abusos, acabam de vez. Melhor ainda: Certos produtos da Internet, deveriam ser património dos Estados. São bens muito rentáveis, que os Estados precisam, não se justifica, lucros de biliões, só para alguns. Não deve haver contemplações. PRIVADO, EM PROL DOS POVOS.

  10. Marco says:

    Não era com isto que a google conseguia determinar o estado do trânsito?(entre outras coisas claro)
    Havia especulações há muito tempo sobre o assunto…

  11. hommer says:

    nada de novo, hoje em dia, desde que passamos a andar a depender da internet seja qual for o equipamento que esteja-mos a usar sabem sempre onde estamos localizados, já não é algo que me espante…

  12. Anon says:

    AHAHAHAHAHAHAHAH PALHAÇADA!!! Eu já não acredito no pai natal. Se fosse a prejudicar os DEVELOPERS sim já acreditava.

  13. Tiago D says:

    Realmente não acho que qualquer pessoa como muitas daqui e outras fora desta “comunidade” tenha sequer a pretensão de achar que estas grandes empresas que têm “na mão” toda a nossa informação que não vão “guardar” o que quiserem, venham lá as leis que vierem eles têm acesso a tudo a e guardam exatamente o que lhes apetece, existem centenas senão milhares de maneiras de o fazerem sem chamar a atenção, é um sistema interno em que só eles têm acesso, podem montar um montra bonita para fiscalizações e ter uma montra real interna que lhes permite fazer o que bem entenderem com a informação… A informação era nossa antes de toda a Era digital, depois de “sorrateiramente” termos estes telemóveis que temos hoje em dia, os computadores que usamos, as “apps” e tudo mais, a informação será sempre corrompida e quem tiver esperança que estas empresas ou outras do género sejam bons escuteiros, esqueçam… isso não existe nem nunca existirá… com muita pena minha.

  14. Carlos Diogo says:

    Parabéns a Google assim está bom,qm não devi não treme e uma forma de estar atentos com os terroristas e os traficantes de tudo um pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.