Chrome Remote Desktop da Google chegou agora ao iOS
A Google tem, nos últimos anos, criado um conjunto de ferramentas essenciais aos utilizadores, que dão a estes uma forma de utilizar todo os recursos dos seus computadores e dispositivos móveis muito para lá do óbvio.
Uma dessas ferramentas, o Chrome Remote Desktop, tem-se mostrado essencial para quem faz a gestão de máquinas ou para quem apenas precisa de aceder remotamente aos seus computadores.
Depois de estar já disponível para um vasto conjunto de plataformas, chega agora ao iOS, onde quer continuar a ser uma ferramenta essencial.
A concorrência que a Google tem no campo das aplicações remotas de gestão de computadores é forte e está centrada em aplicações que têm já bastantes anos de mercado e que conseguiram já, de uma forma ou de outra, cativar os utilizadores.
Mas a Google conseguiu mesmo assim contornar essas aplicações e impor o seu Chrome Remote Desktop, muito por culpa da integração que esta ferramenta com o seu browser e a forma simples de configurar e de usar.
Praticamente sem qualquer esforço de configuração e com um acesso que se faz pelo browser, qualquer utilizador pode gerir remotamente qualquer máquina, em qualquer ponto da Internet.
Mas a aposta da Google não se ficou pelos sistemas de desktop e alargou o Chrome Remote Desktop às plataformas móveis, aumentando a utilização desta sua ferramenta a cenários onde os utilizadores podem estar em trânsito ou apenas fora do seu ambiente e mesmo assim podem gerir qualquer máquina.
A presença do Chrome Remote Desktop no Android foi conseguida primeiro que qualquer outra plataforma móvel, com razões óbvias e bem conhecidas.
Mas a Google não baixou os braços e continuou os seus trabalhos para desenvolver o Chrome Remote Desktop para outras plataformas e agora apresentou a versão dedicada ao iOS.
Esta versão é em tudo idêntica ao que podemos ver nos restantes sistemas e mantém a usabilidade fácil e muito aprimorada, como é normal nas ferramentas da Google.
Claro que apenas permite que os utilizadores acedam a máquinas que estejam a necessitar de suporte, mas é uma mais valia para todos os que querem estar em qualquer lugar e a gerir as suas máquinas, como se fisicamente estivessem junto delas.
Se são utilizadores das plataformas móveis da Apple então esta será uma ferramenta que vão querer ter perto de vós. Não serve apenas para gerir as máquinas de terceiros, mas é uma excelente opção na hora de gerirem a vossa própria máquina.
A qualquer hora e em qualquer lugar bastará esta simples aplicação para terem a porta aberta para as vossas máquinas, tendo acesso completo e facilitado.
Este artigo tem mais de um ano
Só falta suporte do Chrome para Chromecast…