Extensão Chrome: Turn Off the Lights
A nossa capacidade de concentração é todos os dias posta à prova. Tomemos por exemplo uma navegação na Internet. Por muito que nos queiramos concentrar nos conteúdos que estamos a ver ou a ler temos sempre montes de factores nas próprias páginas que nos distraem e levam para outros lados.
A forma de evitar isso? Depende do que pretendem. Para o Chrome e conteúdos do YouTube (e mais outros) a solução vem na forma de uma extensão. E tem o nome sugestivo de Turn Off the Lights.
Esta extensão aplica uma camada negra (ou da cor que definirem) a toda a janela, deixando apenas visível a janela do vídeo em causa. Bastante útil quando queremos ver um vídeo sem qualquer distracção.
E para ligarmos esta protecção contra distracções só temos de carregar na lâmpada que vai ficar na vossa barra de endereço. Simples e prático.
A instalação desta extensão é extremamente simples. Basta acederem ao link indicado abaixo ou basta que carreguem no link apresentado. Depois de indicarem que pretendem gravar a extensão será mostrada uma caixa com o pedido de autorização para instalação da extensão. Devem indicar que pretendem instalar.
No final da instalação deverá aparecer um balão a indicar o sucesso e deverão ter no final da vossa barra de endereço o ícone do Turn Off the Lights.
Depois deste passo estão prontos a usar o Turn Off the Light. Só têm de aceder ao Youtube ou a outra qualquer página com conteúdos de vídeo e começarem a testar a extensão. As páginas de vídeo suportadas são Youtube, Gogole Video, Metacafe, Vimeo e muitas outras. Podem ainda usar extensão em qualquer outra página que tenha um vídeo de uma dessas fontes.
As opções de configuração são simples e limitam-se a 3 valores. O valor da opacidade (ou quanto é que querem ver da página), a côr da mascara a aplicar e se o Turn Off the Light é automaticamente ligado quando pressionamos o botão de play num vídeo.
Existe uma opção escondida nesta extensão e que torna o vosso browser numa verdadeira sala de cinema. No entanto não é muito explicito a forma de activar este modo real movie theater. É apenas indicado que deve ser usada a tecla de atalho T. No meu caso a a combinação de teclas é FN e t, mas para conseguir activar este modo tive de clicar na tab do chrome. Se carregarem dentro da página não funciona. E só funciona no YouTube.
Apesar de todas estas limitações esta opção é bastante interessantes pois foca a janela do browser apenas e só no vídeo. São colocadas barras verticais a preencher o ecrã e deixamos de ter acesso a tudo excepto ao vídeo.
Tal como indiquei no inicio esta extensão não se limita a conteúdos de vídeo. Pode ainda ser utilizada de duas formas bastante úteis.
A primeira forma é no editor de texto do Google Docs. Ao activarmos a extensão num Google Doc ficamos com uma janela de edição especialmente focalizada no que realmente interessa, e que é a escrita. Temos visível apenas a zona do texto e a barra de funções. Reforço que apenas é utilizável no editor de texto do Google Docs e não na folha de calculo ou nas apresentações.
A segunda é na pesquisa de imagens do Google. Ao activarmos a extensão num resultado de uma pesquisa as imagens são salientadas e o restante é escurecido por forma a que, mais uma vez, seja realçado o que realmente interessa.
Esta é uma extensão a merecer uma atenção especial por todos vós que pretendem focalizar a vossa atenção na reprodução de vídeos ou na edição de texto do Google Docs. Testem e vão achar interessante.
Artigos Relacionados:
- Plugins Chrome: Downloads sem contadores
- Extensão Chrome: Chrome Page
- Extensão Chrome: Remember The Milk for Gmail
- Extensão Chrome: Gmail Checker
- Extensão Chrome: Forecastfox Weather
- LastPass no Chrome
- Google Chrome – tradução em tempo real
- Extensão Chrome: Weather Forecast for Portugal
Download: Turn Off the Lights 1.7.2.1
Homepage: Turn Off the Lights
Este artigo tem mais de um ano
Realmente é muito interessante para ver videos online
Bela ideia lol.
alguns videos no youtube ja tinham essa função
Interessante. O que é preciso é ideias.
Muito boa Ideia, simplesmente digo que o chrome é melhor do que o ópera 🙂
HAHAHA SUPER ENGRAÇADO!
Quem se importa em assistir um vídeo com fundo preto em volta quando se tem todos os recursos e velocidade que o Opera pode oferecer?
Interessante!
Já conhecia o conceito de alguns sites que visitei. Era chamado o cinema mode, bom para ver vídeos.
@Off topic
Alguém me sabe dizer se existe algum programa para instalar no pc que funcione tipo um blog. Bem, eu queria criar uma biblioteca de artigos, alguns livros, ensaios, etc. com anotações e remetendo uns assuntos ou obras umas para as outras. Portanto algo mesmo tipo um site ou blog em que se podem instalar fotos, videos, relacionar assuntos, criar links, etc. Obrigado!
Bem hajam!
Podes experimentar o WordPress Portable, e ter o teu blog no pc ou numa pen.
http://wordpress-portable.webnode.com
Porreiro, mas nao ha nd semelhante para o firefox?
Interessante a ideia, mas… pelos vistos foi feita a pensar somente no monopólio G!
Para já, verifiquei que não funciona nos vídeos do facebook.
Realmente esta extensão é especial, mas o Chrome nem por isso, que é o mais importante.
Capote
Sendo utilizador de muito dos serviços do Google, começo realmente a dar mais utilidade ao Chrome que o Firefox, não só pela perfeita integração, mas como estes pequenos mimos que começam a lançados.
E depois já me habituei à rapidez do mesmo a iniciar, enquanto o Firefox demora a arrancar.
+1 ponto para o Chrome e esta magnifica extensão.
O Youtube tem essa opção para alguns vídeos, portanto há maneira de activar isso sem usar o Chrome.
Assim rápido http://userscripts.org/scripts/show/49726
E aparentemente também funciona no Opera.
O Chrome só tem addons muito bons de resto vale muito pouco…
IMO: Não há o browser perfeito!
Sim, funciona no Opera!!!!
Boaaa!!
Não seria preciso nada disto se a cor de fundo da maior parte das páginas fosse preta em vez de branca.
Dá cabo da vista andar na net à noite com as luzes apagadas.
Além disso aqui à uns tempos ouvi falar de uma estatística que indicava que bastava o portal do Google ser preto em vez de branco e poupava-se uma enormidade de electricidade a nível mundial.
É isso mesmo. Será que ninguém se da conta dessa realidade. O fundo das páginas deveriam ser escuros e os letras brancas. Não seria apenas economia de energia elétrica mas as nossas vistas seriam poupadas desse bombardeio inútil.
tens sempre esta opção, já não há desculpa para nao poupar!
http://www.blackle.com/
O http://www.pretog.com/ é mais parecido com o Google(tem os links das apps no topo como o original) e em português.
Verdade! E o PPLWAre tambem podia tratar desse assunto em relaçao ao seu proprio site ;D era impecável!
Já tinha pesquisado sobre isso à coisa de 1 ano.
Segundo estudos feitos (alguns deles pela própria Google), mostrou-se que na verdade em preto gasta-se mais electricidade do que com a página em branco.
Ou seja, economiza-se mais se a pagina estiver como está do que se ela estivesse a preto.
claro que isto também pode ser para calar a boca de algumas pessoas.
De qualquer forma ficam alguns links:
Post oficial do google sobre o assunto:
http://googleblog.blogspot.com/2007/08/is-black-new-green.html
Outros “pretog”s:
http://www.darkoogle.com/
http://www.blackle.com/
Um artigo de interesse:
http://www.infoworld.com/t/platforms/google-energy-issue-not-black-and-white-687
Nota: quando digo “claro que isto também pode ser para calar a boca de algumas pessoas.” não me refiro a ninguém especifico, mas apenas às iniciativas que surgiram relativamente a um Google preto.
Mais uma ótima idéia e postagem!
Para esses mais vale utilizar o blackl qu ao menos utiliza energia renovável. blackl.com/black-google.html é o que prefiro para google preto.