PplWare Mobile

Autenticação de 2 passos da Google está muito mais simples


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

17 Respostas

  1. Bruno Gonçalves says:

    Finalmente!!
    A Microsoft já fazia isto muito bem. É bastante mais fácil de utilizar que o método anterior.

  2. Joao says:

    a minha questão é…e se eu tiver que aceder ao meu email e não tiver bateria no telemóvel? não acedo, fico impedido de o fazer?

  3. Joao says:

    Desculpem a minha pergunta, percebi agora que esta funcionalidade pretende dispensar o uso de password..mas tal como está escrita a noticia deu-me a entender que tb teria que se introduzir a pass, servindo este mecanismo como um passo de segurança extra

    • David Guerreiro says:

      A password é necessária na mesma, e isso está explícito na notícia. A autenticação de 2 passos é uma camada de segurança extra. Mesmo que alguém consiga apanhar a password, sem a confirmação via telemóvel não entra.

    • ervilhoid says:

      tens outro método, que dispensa a password, fazes login apenas desbloqueando o ecra do telefone, está acima da opção de 2 passos, é a que escolhi ao ver esta noticia

    • Esta funcionalidade não dispensa a password. É apenas um passo de segurança adicional.
      Primeiro autenticas-te com password e depois a Google pede-te que valides que a autenticação é desejada.

      Desta forma se te apanharem a password não conseguem entrar.

      • ervilhoid says:

        Esta funcionalidade aqui apresentada não dispensa passwords, no entanto existe outra que é bastante prática e dispensa passwords

      • Joao says:

        desculpa Pedro, mas dispensa. Acabei de testar num pc onde nunca fiz log in e deu-me a opção de entrar só confirmando o telemóvel, sem que tivesse que usar a pass.

  4. Joao 2348 says:

    Esta questão do furto dos dados de autenticação (seja do utilizador, seja dos servidores) só ficará resolvido definitivamente com a utilização de algo baseado em chaves públicas/ privadas (tipo SQRL – https://www.grc.com/sqrl/sqrl.htm ) mas usando um dispositivo físico dedicado somente para esse fim de autenticação (tipo mini-smartphone) e nada mais, para ser mais fácil de proteger de vulnerabilidades e ataques ao mesmo.
    A melhor parte é que é fácil de imaginar que portas de casa, portas de empresas, cofres, carros e muito mais possam passar a utilizar autenticação deste género, usando um único sistema de autenticação realmente seguro.
    Depois cada fabricante pode ter as suas maneiras de proteger o equipamento físico, desde o embrulhar numa massa “indestrutível” para que não tenham acesso à parte física sem a destruírem, assim como proteger o firmware de qualquer manipulação mesmo da própria empresa (para não serem obrigados a criar cavalos de Troia para alguém), necessitar de impressão digital, leitura de íris, ambos os anteriores e ainda código, autenticação por voz, etc.), ter encriptação adicional ao nível físico.

  5. Vitor says:

    Boa noite , já activei agora mesmo a autenticação de 2 passos e funcionou bem no tablet e Tlm , o pior foi no PC porque ai utilizo o thunderbird e não consegui entrar no e-mail , dá erro na password . Alguma dica ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia