Android Auto partilhará níveis de bateria dos EVs com Google Maps para ajudar na recarga
A evolução do Android Auto tem permitido que a Google crie funcionalidades úteis para os condutores. Este sistema já consegue obter dados dos automóveis e assim passar a informação para o Android. Com estes dados, a Google quer agora que o Google Maps possa ajudar a escolher as melhores rotas e auxiliar na recarga de carros elétricos.
Com a CES 2024 a decorrer, empresas como a Google aproveitam para mostrar a todos as evoluções que estão a preparar para o próximo ano. Sendo uma gigante focada no software e na Internet, tem planos para integrar estas propostas em todo o hardware que está a ser preparado, em especial nas áreas que domina.
A prova disso surge agora com a revelação de que em breve o Android Auto irá partilhar informações dos carros elétricos com alguns dos seus serviços. A ideia é que estes dados possam gerar informação para os utilizadores poderem ter a sua vida facilitada e acesso a ainda mais funcionalidades.
O último anúncio da Google está focado nos carros elétricos, no Android Auto, no Google Maps e na forma como estes podem ser integrados para serem mais úteis. Em concreto, os níveis de bateria vão ser passados para a ferramenta de navegação, para depois permitir a tomada de decisões na estrada.
Com este novo recurso, o Google Maps dará sugestões de postos de recarga ao longo do trajeto sem que precise de parar e pesquisar. Também deve atualizar sobre o nível da bateria do carro elétrico quando chegar ao destino e fornecer uma estimativa de quanto tempo levará a carregar. Este último é o mais inovador e pode ajudar quando estiver de gerir o tempo.
A Google também anunciou a expansão do Google integrado para outras marcas de automóveis, como a Nissan ou a Ford. O Chrome está agora a ser lançado em versão beta para alguns modelos da Volvo e Polestar e deve estar mais disponível ainda este ano. Além disso, a Google integrou a app Weather Channel para monitorizar a previsão enquanto viaja.
Estas são medidas únicas e que aprofundam a relação da Google e do Android Auto com os fabricantes. Ao mesmo tempo, ao trazer os seus serviços como o Google Maps para esta equação, oferece ainda mais ajuda nos momentos essenciais, ao mesmo tempo que simplifica todo o processo.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente… e se integrasse o Waze em vez do google maps melhor ainda.
Assim já podes por a ficha onde tanto gostas, não é!
Antes meter o carro na ficha do que meter dinheiro na conta da Galp… : D
Há algum motivo para que o Waze que ainda é a melhor APP para condução, ficar sistematicamente de fora das novidades? A Google tenciona acabar com o Waze, limitando-o cada vez mais até deixar de ser a ferramenta util que é? Se calhar é preciso começar a apostar em soluções alternativas (sygic, Magic Earth) para a Google sentir o pulso ao pessoal
Enquanto o Waze tiver ferramentas participativas, os outros aplicativos por muito que inovem, não vão chegar aos calcanhares deste…
Que façam como a Tesla, que a nível de cálculo de rotas e carregamentos funciona muito bem
Só tenho pena é que com o meu Tesla na A1, não consigo fazer Lx Porto sem parar para carregar… Já ando farto disto!
Eu compro o teu Tesla.
Duvido que isso venha a funcionar, pois apesar de eu dizer que tenho o carro elétrico o Google Maps só me mostra bobas de gasolina no percurso, ora mesmo não tendo acesso á informação dos níveis de bateria, deveria só mostrar posto de carregamento elétricos pois a um condutor de veículos elétricos os postos de combustível fóssil não interessam em nada. Já no Waze a coisa é muito idêntica, pois nas configurações digo que tenho um veículo elétrico, e ativo as funcionalidades dos elétricos, mas depois nos combustíveis preferidos não há eletricidade, e mais uma vez só mostra postos de combustível fóssil.
Qual uso ABRP – A Better Router Planner, além ter ter acesso aos níveis de bateria pela API da marca do carro, também se pode usar um ELM Bluetooth e esse acesso é em tempo real, ajustando o consumo e propondo o melhor carregador para o meu carro e garantindo (90% de fiabilidade) que o posto esta livre á chegada. Com o software da Google, nem mesmo com um telemóvel Samsung isso irá funcionar. Pois o android auto não está á altura dos veículos elétricos e das suas necessidades e duvido que venha a estar
O meu no Waze, apesar de só ter opção para referir que é carro a combustão, nos pontos de interesse têm postos de carregamento…
No entanto mostra menos postos que o software de mapas do carro e a disponibildiade (que é da google) mas mostra.
Partilhar com o google maps para?…
Só para recolher dados onde anda o carro.
Não suporto mesmo a Google e os seus rebanhos, é demais.
Mesmo intrusiva.
Não se pode ter nada sem levar com a m…rda da google wtf